Absens lança segundo EP da carreira “Martyr Part I: Ignite”

Foto: Pedro Valadão

A banda brasileira de metal progressivo Absens acaba de lançar seu novo trabalho de estúdio, intitulado “Martyr Part I: Ignite”. O grupo traz em seu recente EP a primeira parte da saga pós-apocalíptica Martyr, uma narrativa sobre sacrifícios em uma sociedade corrompida. As gravações ocorreram ao longo do ano de 2019 e contam com duas participações especiais: Tiago Masseti (voz em Ablaze) e Lucas Etcheverria (piano em Abeyance). Confira o videoclipe da música “Ablaze” no canal da banda no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=uKb0UrlRJn8

Depois de lançar seu debut, o EP Embrace of the Waters (2015), como um trio sem baterista na formação, o grupo entrou em um período de planejamento e composição. A formação inicial da banda entre os anos de 2015 e 2017 era composta por Cezar Tortorelli (voz e guitarra), Fernando Spalter (guitarra) e Guilherme Bettini (baixo e vocal), sendo que a bateria do primeiro trabalho foi programada, o que mudou com a entrada de Alberto Andrade na bateria.

O novo EP conta com a duas participações especiais, Tiago Masseti (Daydream XI, Kingdom North) no vocal da música “Ablaze” e de Lucas Etcheverria (músico que possui um projeto Jazz homônimo) no piano de “Abeyance”. Em 4 faixas, Absens apresenta diversos elementos contrastantes, como guitarras distorcidas e violões, guturais e vozes limpas, momentos calmos e momentos muito intensos. Nesse material, o quarteto agregou aos seus arranjos orquestras completas, o que atribui uma nova dimensão ao som. Cada música foi esculpida para refletir o que momentos diferentes da história pedem, o que comporta tanto músicas intensas do início ao fim assim como músicas que não precisam de riffs e guitarras pesadas.

O objetivo foi criar um álbum conceitual com mensagem e história relevantes, com o qual os seus ouvintes pudessem se conectar. “Vivemos em uma sociedade de extremos, altamente polarizada. Essa realidade foi traduzida em um mundo fictício, onde o conflito tomou proporções extremas e a violência se tornou parte da rotina”, explicam os compositores. O enredo da história é centrado em dois personagens, um representativo de cada facção. E ao longo das músicas percebe-se a revolta do personagem e seu desejo de mudar essa situação, mas tal mudança não é possível sem grandes sacrifícios. “Martyr Part I: Ignite” explora a execução de um plano revolucionário e os sentimentos dos personagens neste contexto.

Após o lançamento de “Martyr Part I: Ignite”, a banda voltará a se dedicar a conclusão da saga com um próximo EP, já intitulado “Martyr Part II: Alight”.

“Martyr Part I: Ignite” tracklist:

1. Ablaze (ft. Tiago Masseti)

2. A Beam of Light

3. Abrasive / Corrosive

4. Abeyance (ft. Lucas Etcheverria)  

Por: Daiane Costa