Com o gaúcho Otto Guerra na lista, Oscar anuncia novos membros votantes da Academia de Hollywood

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood divulgou nesta terça-feira (30) os novos membros da entidade que organiza o Oscar. A lista tem 819 votantes de 68 nacionalidades, em uma tentativa de aumentar a diversidade.

Destaque para o cineasta gaúcho Otto Guerra, diretor dos filmes “Cidade dos Piratas”, “Wood & Stock: Sexo, Orégano e Rock’n’Roll”, “Até que a Sbórnia nos Separe”, e entre outros.

Também estão entre os brasileiros Mariana Oliva e Tiago Pavan, produtores do documentário “Democracia Em Vertigem”, que foi indicado em 2020. A montadora Cristina Amaral e os documentaristas Julia Bacha e Vincent Carelli.

A Academia de Hollywood destacou a diversidade ao divulgar os novos membros. Há alguns anos a entidade tenta responder às críticas sobre a falta de representatividade entre os membros, indicados e vencedores, como na campanha #OscarsSoWhite.

Toda a equipe principal do filme sul-coreano “Parasita“, grande vencedor de 2020, a atriz de origem chinesa Awkwafina e a atriz de origem nigeriana Cynthia Erivo, por exemplo, estão entre os novos membros.

A entrada eleva a porcentagem total de membros a 33% de mulheres, 19% de “entidades étnicas que eram pouco representadas” e 20% de não-americanos. A entidade conta com mais de 10 mil votantes.