Delicatessen Jazz lança novo disco com clássicos da música brasileira

Delicatessen Jazz

A banda gaúcha Delicatessen lançou hoje o seu quarto álbum de estúdio, “Happy Madness”. O disco está disponível em todas as plataformas digitais e conta com sete faixas, no total. “Happy Madness” é o sucessor de “Goodnight Kiss”, lançado pela banda em 2012. 

O novo álbum da Delicatessen foi lançado pela gravadora Audio Porto e propõe uma repaginação de grandes clássicos da música brasileira, misturando o Jazz e a Bossa Nova. Entre as músicas que compõem o disco, há composições de nomes como Tom Jobim e Vinicius de Moraes, Pixinguinha, Moacir Santos, Roberto Menescal, entre outros. 

Segundo o baixista, Nico Bueno, os músicos desejaram trazer neste álbum a influência do Jazz americano para a música brasileira. Nos três primeiros lançamentos da banda, a proposta era o contrário: levar a influência da música brasileira ao Jazz

Para criar esta mistura, a Delicatessen conta com a voz da cantora britânica, Rowena Jameson. A musicista passou a morar no Brasil após realizar uma viagem pela América Latina, em 2009. A partir daí, a cantora decidiu ficar no Rio de Janeiro a fim de profissionalizar-se como cantora de Jazz e Bossa Nova. 

A Rowena conheceu a Bossa Nova na sua terra natal através dos discos do Sinatra e do Jobim, se apaixonou pelo estilo ‘cool’ da mistura da Bossa Nova com o Jazz e então buscou outras vozes da música brasileira, como Elis Regina e Milton Nascimento”, conta Nico.

Este é o primeiro disco lançado com Rowena, que entrou para a banda no ano passado. Os três primeiros trabalhos da Delicatessen contavam com a cantora brasileira Ana Krüger. “De fato, é uma mudança e tanto: uma cantora brasileira cantando em inglês para uma cantora inglesa cantando em português”, comenta o baixista Nico. 

A proposta de levar a música brasileira para um gênero essencialmente americano agrada fãs da Delicatessen em diversas partes do mundo, sobretudo na Europa e Ásia. Os músicos não chegaram a realizar uma turnê fora do país ainda, porém realizaram alguns shows isolados em outros países. 

De acordo com Nico Bueno, a música brasileira, em geral, é muito bem conceituada no exterior. O baixista comenta que os melhores shows que a banda já realizou foi na ilha de Creta, na Grécia. “Um na beira da praia e outro em um teatro antigo, aberto, localizado em uma colina, com direito a lua cheia e público lotado. Foi incrível!

A carreira da banda é marcada por versões de grandes clássicos do Jazz e algumas canções autorais, as quais são todas em inglês. Não há composições em português na discografia da banda, até o momento. Sobre isso, Nico comenta: “Quem sabe um próximo disco não seja baseado em músicas autorais? No momento vamos curtir e tentar levar esse novo disco para todos os lugares possíveis”.

A formação atual da Delicatessen conta com Rowena Jameson nos vocais, Mano Gomes na bateria, Nico Bueno no contrabaixo e Antônio Flores – agora membro oficial e que acompanhava a banda nos shows – nos violões.

Você pode ouvir o álbum completo no Spotify, logo abaixo: