Apóstrofes lança o single “Tudo é Importante”

Foto: Cássio Aranovich

Uma canção que fala sobre distâncias e afastamentos e cai como uma luva, um alento, em tempos em que a presença se torna saudade e o afeto, uma necessidade. E dentro de todo este enredo um pouco melancólico, mas não menos poético, é que a banda porto-alegrense Apóstrofes traz ao mundo o seu primeiro single – “Tudo é Importante”, que será lançado na próxima quinta-feira, 18 de junho, em todas as plataformas digitais. A canção passou por um longo processo, entre viagens e períodos longe de casa, e a ideia do lançamento era justamente celebrar um momento importante de olhares bastante voltados para as composições.

Como forma de trabalhar o lançamento do single, a banda emplacou uma campanha de pre-save (uma maneira de disponibilizar a opção de salvar o lançamento na conta pessoal dos seguidores antes de ser oficialmente divulgado) mostrando cada etapa da produção – da concepção até o momento atual de lançamento. A canção nasceu em uma fase em que alguns integrantes da banda estavam longe de casa. O músico Lucas Panitz (voz, violão e guitarra), que estava na Europa num período de estudos (Lucas é Geógrafo e professor da UFRGS), deu o pontapé inicial na composição e compartilhou com os amigos no Brasil.  “A partir daí, tudo entrou em uma super sintonia e “Tudo é Importante” foi sendo lapidada e só crescendo”, contou Lucas.

O single faz parte de um projeto criado pela banda neste período em que estiveram mais afastados intitulado “Transatlântico A Canção”, que servia como um canal para que eles seguissem trocando composições. Apesar de ter sido composto em 2012, sua mensagem tem muito a nos dizer justamente hoje, neste período mais recluso que estamos vivendo, por tratar de questões cotidianas e de como tudo, mesmo considerando o acontecimento mais banal, tem função importante na vida de cada um.

O músico Tiago Fischer, um dos coautores da canção, falou sobre como foi um estalo ver que fazia todo sentido lançá-la agora – “É engraçado porque ela fala justamente sobre como às vezes nos sentimos sós em meio a multidões. Sobre como lidamos com tudo isso. Além de trazer ainda paisagens sonoras poéticas, cenas do cotidiano em meio ao turbilhão de informações que recebemos diariamente”, contou. A ideia então foi apresentá-la ao mundo que parou diante da pandemia e fazer com que ela ainda seja um alento às pessoas – “Queremos, através desta canção, entrar na casa das pessoas, conversar com elas, saber como estão. Ser uma injeção de energia. Seria um pouco como a nossa contribuição como músicos”, complementou Tiago.

O processo de gravação foi feito no Estúdio Tamborearte, sob o olhar cuidadoso e atento do produtor musical Lucas Kinoshita. Além desta produção musical, “Tudo é Importante” ainda contou com a direção vocal do músico Marcelo Delacroix e com as participações especiais do baixista Iuri Barbosa (no baixo Fretless), do artista uruguaio Dany López (nos teclados) e do músico Marcos Gaeta (na percussão). A mixagem foi feita pelo também uruguaio Diego Janssen e a masterização ficou a cargo de Marcos Abreu.

O produtor musical Lucas Kinoshita já conhecia o trabalho da banda e tinha proximidade com alguns dos integrantes. Ele salientou o que mais o atraiu com o convite para produzi-los – “Eu sempre admirei cada um dos músicos individualmente por sempre estarem envolvidos com suas causas. Fiquei muito honrado de ser convidado para ser o produtor musical deste single e, mais que isso, feliz por me identificar muito com a letra da canção que é tão pertinente e por hoje fazer ainda mais sentido vendo tudo o que realmente  importa vir à tona neste período que estamos vivendo”.

 O lançamento oficial de “Tudo é Importante” acontece na próxima quinta-feira (18) e os músicos não vêem a hora dele estar tocando nas rádios e nas playlists chegando ao público como um abraço que, nos dias de hoje, é algo que realmente as pessoas têm sentido falta. Um abraço que é coisa tão simples e é realmente muito importante.

A Apóstrofes é formada por Tiago Fischer (voz, violão e escaleta), Lucas Panitz (voz, violão e guitarra), Marcelo Sikinowski (bateria, percussão e vocais), Pedro Erê (guitarra e vocais) e Guilherme Duarte (baixo)

SERVIÇO:

O que: Apóstrofes lança o single “Tudo é Importante”

Quando: 18 de junho (quinta-feira)

Onde: Em todas as plataformas digitais

Por: Camila Sequeira