Itaú Cultural lança edital para artistas na quarentena

Foto Ophelia

A partir de segunda-feira, 6 de abril, o Itaú Cultural abre as inscrições para o edital “Arte Como Respiro”. Nesta primeira etapa, serão aceitos projetos das artes cênicas, incluindo teatro, dança e circo. Serão selecionados 120 trabalhos, e cada um deles pode receber até 10 mil reais pelo licenciamento dos direitos autorais.

Os artistas interessados podem enviar trabalhos cênicos que já tenham sido gravados anteriormente à quarentena (30 projetos), desde que estejam ajustados “ao momento atual”, ou obras que estejam sendo produzidas dentro desse período (90 projetos). Neste segundo eixo, é possível se inscrever com uma apresentação ao vivo, como uma live na rede social, por exemplo, ou algum material gravado dentro do isolamento social. Serão permitidos uma cena teatral (a partir de 2 intérpretes), cena de dança (duos ou mais de 2
intérpretes), número circense e monólogo/solo.

As inscrições devem ser feitas pelo link https://itaucultural.formstack.com/forms/artecomorespiro até o dia 10 de abril (sexta-feira). O regulamento pode ser acessado aqui. Os selecionados serão informados por e-mail no dia 25. “É uma forma também de acolher um recorte de grupos e artistas que não está conseguindo lidar com essa instância do fazer de casa, uma vez que aceitamos materiais audiovisuais produzidos antes da situação do isolamento”, observa Galiana Brasil, gerente do Núcleo de Artes cênicas da instituição.

A ideia, segundo o Itaú Cultural, é lançar mais dois editais, para música e artes visuais, nas próximas semanas. Os “editais de emergência”, como batizou o Itaú Cultural, pretende servir de auxílio para artistas que estão usando as redes sociais para continuar produzindo cultura em meio à pandemia da covid-19.

O edital deixa claro que “não é objetivo desta ação provocar as pessoas a se reunirem, ao contrário, a finalidade deste chamado é gerar recursos e contribuir para o trabalho dos artistas em meio à pandemia. No material de divulgação enviado à imprensa, o diretor do Itaú Cultural, Eduardo Saron, afirmou: “Em meio a esta pandemia que afeta a todos nós, cada setor precisa estar ainda mais junto para buscar soluções ou formas de diminuirmos o impacto negativo deste momento”.

Os “editais de emergência” surgem depois do adiamento, anunciado em 2 de abril, do programa Fomento à Criação Teatral: Montagem. Nesse programa, o Itaú Cultural iria selecionar dois espetáculos teatrais, subsidiando suas montagens para uma curta temporada em São Paulo no mês de novembro. Mas esta convocatória pretendia contemplar grupos teatrais de todo o Brasil com sete anos ou mais de estrada. O Arte como Respiro não possui essa restrição.

A instituição, que interrompeu sua programação no último dia 17 de março por conta do coronavírus, tem promovido as artes cênicas em seu espaço, na Avenida Paulista. Pouco antes da quarentena, quem esteve em cartaz em mini-temporada, entre os dias 12 e 14 de março, foi o espetáculo A Mãe – Canções para Acordar Bertolt Brecht, da Companhia do Feijão. A peça foi escrita pela atriz e dramaturga Vera Lamy.

Por: Eduardo Nunomura – Carta Capital