Hercules Gomes faz show em Porto Alegre misturando jazz e ritmos brasileiros

Foto: Lucas Mercadante

Considerado um dos mais representativos pianistas brasileiros da atualidade por suas habilidades técnicas e pela escolha do seu expressivo repertório, o pianista capixaba Hercules Gomes estará em Porto Alegre no dia 12 de Março, para uma apresentação inédita no Instituto Ling.

Acompanhado pelo baixista Rafael Abdalla e o percussionista Kabé Pinheiro, o músico mostrará uma mistura única de jazz e ritmos brasileiros, interpretando composições próprias e arranjos para temas de Radamés Gnattali, Jacob do Bandolim, Hermeto Pascoal e Edu Lobo. 

Natural de Vitória, no Espírito Santo, Hercules iniciou seus estudos aos 13 anos como autodidata e pouco tempo depois já tocava em bandas do cenário musical de sua cidade. Estudou na Escola de Música do Espírito Santo e posteriormente ingressou no curso de Música Popular na Universidade Estadual de Campinas, onde se formou bacharel.

Já participou de trabalhos ao lado de músicos de renome, como Arismar do Espirito Santo, Letieres Leite, Alessandro Penezzi, Wilson das Neves e Banda Mantiqueira. Tocou em alguns dos mais importantes festivais de música do Brasil e do exterior, como a MIMO, em Ouro Preto; o Savassi Festival, em Belo Horizonte; o Festival de Inverno de Campos do Jordão; o Festival Internacional Jazz Plaza, em Havana; o Festival Piano, no Centro Cultural Kirchner, em Buenos Aires; e o Brazilian Music Institute, em Miami.

Foi vencedor do 11º Prêmio Nabor Pires de Camargo – Instrumentista, promovido pela Fundação Pró-Memória de Indaiatuba em homenagem ao importante compositor natural da cidade. Em decorrência do Prêmio Nabor, recebeu a Outorga do Colar do Centenário pelo Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo. Também foi vencedor do I Prêmio MIMO Instrumental.

Tem três trabalhos solos de estúdio. O primeiro foi o CD Pianismo (2013), que reúne seis composições próprias e seis arranjos para músicas de compositores como Edu Lobo, Hermeto Pascoal e Ernesto Nazareth. Em 2018, lançou No tempo da Chiquinha, em comemoração aos 170 anos da pianista e compositora Chiquinha Gonzaga; e, em janeiro 2020, o disco Tia Amélia para Sempre, que homenageia a pianista Amélia Brandão Nery.

SERVIÇO

  • Quando: 12 de Março, Quinta-Feira, às 20h
  • Onde: Instituto Ling (Rua João Caetano, 440)
  • Ingressos: a partir de R$ 50
  • Venda Online: Site do Instituto