Demétrio Xavier recebe o argentino Raúl Noriega no Café Fon Fon

Foto Ana Skavinski

– Um poeta crioulo do Rio Grande do Sul diz que um violão é um coração batendo fora do peito. O que dizer, então, do bombo legüero, instrumento que parece nascer e alimentar-se das batidas do coração mestiço, afro e indígena de uma vasta zona do sul de nosso continente?, questiona o cantor e compositor Demétrio Xavier. Esse será o foco do Recital Cantos do Sul da Terra, que ele apresenta neste próximo domingo, dia 27 de outubro, às 20h, no Café Fon Fon, em Porto Alegre. Personificando este instrumento, Xavier convida o músico argentino Raúl Noriega.

– Esse instrumento, que há décadas ganhou o Rio Grande do Sul por sua pulsação autóctone, de ares primitivos, sabe também ser profundamente sofisticado e sensível”, analisa Demétrio Xavier, e afirma: – Raúl Noriega é um especialista nessa linguagem. Um homem que diz que seu bombo é seu “Sonkoy” – coração, no quíchua falado em sua província de Santiago del Estero.  Raúl Noriega participou no CD e no show de lançamento, no Teatro São Pedro, em que Demétrio Xavier reproduziu um pouco do clima e da estrutura do celebrado programa de rádio.  Agora, junta-se também ao projeto de recitais que Xavier apresenta mensalmente, desde 2013, no Café Fon Fon. Zambas, vidalas, chacareras; o coração americano no couro de um legüero, “entreverando” léguas de caminhos do Sul da Terra.  

SERVIÇO

O Quê: Cantos do Sul da Terra. Recital com Demétrio Xavier (voz e violão). Participação de Raúl Noriega (bombo legüero).

Quando: Dia 27 de outubro de 2019, domingo, das 20h às 23h, com intervalo.

Onde: Café Fon Fon (Rua Vieira de Castro, 22, bairro Farroupilha) Porto Alegre/RS

QuantoCouvert R$ R$ 25,00

Por: Silvia Abreu