Poetisa e MC Pacha Ana fará apresentações em quatro cidades gaúchas

O Sesc traz ao Rio Grande do Sul a poetisa e MC Pacha Ana para participar do Circuito de Oralidades do Arte da Palavra. Pacha Ana é cantora, compositora, poetisa mato-grossense, além de ser MC de batalhas e slammer. Junto com outras mulheres, Pacha forma um núcleo de organização no rap feminino em Cuiabá, onde promove batalhas de raps femininas incentivando a inserção de mulheres na cultura Hip Hop. As apresentações acontecem em Porto Alegre (06/08), Canoas (07/08), Montenegro (08/08) e Passo Fundo (09/08), e têm entrada franca.

Os eventos do Circuito de Oralidades servem como uma espécie de laboratório e abarcam manifestações literárias que remetem à narração de histórias e à veiculação oral da poesia. São vertentes artísticas com larga tradição no país, que constituem os pilares de diversas identidades que vão se reinventando através das gerações.

Pacha Ana nasceu em Rondonópolis e atualmente mora em Cuiabá. Começou na música em 2007 tocando violão com influência do rap e da cultura de rua. Em 2015, foi convidada a subir aos palcos pela primeira vez com a cantora Kessidy Kess e em 2016 teve seu primeiro show solo no evento “Manas e Minas” em Cuiabá. Desde então, já se apresentou em Mato Grosso, São Paulo e Santa Catarina. Pacha foi semifinalista na Copa Brasileira de Poesia – SlamBR 2017, realizado em São Paulo. Em suas letras, aborda o empoderamento da mulher, do povo preto, a espiritualidade no Axé e suas vivências diárias. 

Sobre o Arte da Palavra – O projeto busca oferecer ações que atuem em todo o campo da literatura, desde a formação e divulgação de novos escritores, a valorização das obras e escritores brasileiros, assim como novas formas de produção e fruição literária, possibilitadas pela emergência de discursos periféricos e a utilização de novas tecnologias. O projeto é dividido em três fases: Circuito Criação Literária, Circuito Nacional de Autores e Circuito Nacional de Oralidades. Confira mais informações em http://www.sesc-rs.com.br/cultura/artedapalavra/.

Arte da Palavra – Circuito de Oralidades 
Apresentação da poetisa e MC Pacha Ana (MT)


06/08 (terça) – Porto Alegre
Teatro do Sesc Centro (Av. Alberto Bins, 665)
Horários: 15h e 19h

07/08 (quarta) – Canoas
Local 1: Colégio Estadual Marechal Rondon (Santino Longoni, 147 – Mal. Rondon)
Horário: 9h30

Local 2: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340 – Centro)
Horário: 19h30

08/08 (quinta) – Montenegro
Colégio Estadual Dr. Paulo Ribeiro Campos – Polivalente
Horários: 10h e 19h30

09/08 (sexta) – Passo Fundo
Teatro Sesc – Av. Brasil, 30
Horário: 19h30

Por: Jéssica Mello