Casa Expandida apresenta atrações para a noite de 3 de agosto

O sábado (3/8) será novamente de arte até altas horas na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ). O projeto Casa Expandida deixa todos os espaços da CCMQ abertos até a meia-noite, oferecendo ao público uma alternativa cultural gratuita sempre no primeiro sábado de cada mês. A partir das 19h, a Travessa do Cataventos ainda recebe shows e beer e food trucks. As intituições que funcionam na Casa também realizam atividades especiais.

Na edição de 3 de agosto, a quarta de 2019, terá shows de Ian Ramil e Idowu & Fela In Motion, além de som mecânico do DJ Gê Powers. Ainda tem performances do projeto “Experiência Redoma” e da artista coreográfica e da imagem Ana Pi. A animação da noite fica por conta d’O cara da Sunga.

A Sessão performada do filme “NoirBlues”, de Ana Pi é uma realização da Aliança Francesa Porto Alegre, com patrocínio da Timac Agro, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e apoio da CCMQ e do Museu de Arte Contemporânea do RS (MAC-RS). Artista coreográfica e da imagem, Ana, que é pesquisadora das danças urbanas, dançarina contemporânea e pedagoga radicada na França, apresenta uma prática de danças negras sagradas, bem como das originárias de áreas periféricas de metrópoles, cada vez mais presentes nos palcos.

O MAC-RS é a instituição realizadora do projeto “Experiência Redoma” – uma sequência de eventos-vivos que ocorrem na Cúpula da Casa.

Duas peças infantis estarão em cartaz: no Teatro Bruno Kiefer, “As aventuras e desventuras de Pinóquio”, e na Sala Carlos Carvalho, “Caravana da Fantasia Conta O Patinho Feio”. Outros pontos da Casa também estarão abertos até mais tarde: a ArteLoja, com produtos variados; o Café Santo de Casa, na cobertura do prédio. A Cinemateca Paulo Amorim apresenta sua programação tradicional, com filmes de fora do circuito comercial.


As  Atrações:
Ian Ramil
No show, de voz e violão, tocará músicas já lançadas e canções inéditas, que estarão em seu próximo trabalho. É compositor e músico e tem dois discos lançados: “IAN” (2014), gravado em Buenos Aires, produzido por Matias Cella, que rendeu o Prêmio APCA (2014, Artista Revelação); e “Derivacivilização” (2015), gravado na casa onde viveu a infância, em Pelotas, produzido por Ian em parceria com Guilherme Ceron, que ganhou o Grammy Latino (2016, Melhor Disco de Rock em Língua Portuguesa). Recebeu ainda outra indicação no Grammy (Artista Revelação). Levou também o Prêmio Açorianos (2016, Melhor Compositor). As turnês dos dois discos passaram cidades de RS, SC, PR, SP, RJ, MG, Uruguai, Argentina, Colômbia, México e Estados Unidos. No momento prepara o lançamento de um documentário sobre Derivacivilização e trabalha na produção de seu terceiro disco.

Idowu & Fela In Motion (IFIM)
Tributo a Fela Kuti (The Black Presidente), o criador do AFROBEAT, um ritmo que reverbera pelo mundo. O show é uma forma de lembrar a história de luta de Fela Kuti e celebrar a vida. Idowu Akinruli é um artista nigeriano que vivenciou o ritmo Afrobeat com a família de Fela Kuti. No Brasil, ele promove e difunde a cultura Yorùbá, formando músicos e realizando shows de afrobeat e música tradicional.
Desde 2016 Ìdòwú Akínrúlí realiza os eventos “Fela Day” e o “Felabration”, eventos mundiais em comemoração ao aniversário e a difusão da obra de Fela Kuti.

Gê Powers
Geovaine Ornelles, mais conhecido como Gê Powers, é um dos pioneiros DJs do hip hop gaúcho. Iniciou sua carreira ainda durante os anos 1970, na cena da black music e integrou um dos grupos de rap e charme mais antigos de Porto Alegre, chamado J CLIP. Gê Powers ainda é inspiração para muitos artistas e ativistas da cultura de rua gaúcha.

Experiência RedomaAna Pi
Artista coreográfica e da imagem, pesquisadora das danças urbanas, dançarina contemporânea e pedagoga radicada na França. Ana Pi realiza uma sessão performada do filme NoirBLUE – deslocamentos de uma dança (27’), realizado em 2016 em 9 países da África (Níger, Burkina, Mali, Nigéria, Angola, Guiné Equatorial, Costa do Marfim, Etiópia e Mauritânia), viagem que deu origem ao filme que será exibido em Porto Alegre.
NoirBLUE foi premiado como Melhor Curta-Metragem Brasileiro em diversos festivais, como Janela de Recife e FestCurtas de Belo Horizonte. Ganhou o prêmio ecumênico no 65º Festival de Curtas de Oberhausen (Alemanha), e foi apresentado no FórumDOC (Belo Horizonte), Semana de Realizadores (Rio de Janeiro), Mostra de Tiradentes, IFFR (Roterdã, Holanda) e MOVE Centre Pompidou (Paris, França).
A síntese da pesquisa pode ser conferida nos seguintes links:
https://vimeo.com/254296307
https://vimeo.com/254296273
A participação de Ana Pi em Porto Alegre é uma realização da Aliança Francesa Porto Alegre, com patrocínio da Timac Agro e apoio da CCMQ e MACRS, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

“Experiência Redoma” é uma sequência de eventos-vivos que ocorrerão na Cúpula da CCMQ durante as edições do Casa Expandida em 2019.

PROGRAMAÇÃO
19h – Discotecagem Gê Powers – Travessa dos Cataventos
19h – Experiência Redoma – Cúpula do Jardim Lutzenberger
20h – NoirBLUE, com Ana Pi, galeria Xico Stockinger
21h15 – Ian Ramil
22h30 – Idowu & Fela In Motion (IFIM)

SERVIÇO
Casa Expandida
Quando: 3 de agosto | Sábado
Horário: das 19h à meia-noite
Local: Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico / Porto Alegre)
Entrada franca

Por: André Furtado