Espetáculo de Eva Schul que denuncia a violência contra a mulher chega a Canoas

Foto Raquel Basso

“Acuados” sobe ao palco do Teatro do Sesc Canoas no dia 3 de agosto, às 20h. Com financiamento do Pró-Cultura RS – Fundo de Apoio à Cultura, do Governo do Estado, e apoio do Sesc Canoas, o projeto prevê ainda a realização de oficinas de dança e produção cultural. Toda a programação é gratuita


Ressaltar, denunciar e sensibilizar diferentes públicos para a questão da violência contra a mulher, especialmente no âmbito doméstico, e os desdobramentos gerados na família e nas relações sociais dos envolvidos. Esse é o mote do espetáculo “Acuados”, da Ânima Companhia de Dança, que acontece no dia 3 de agosto (sábado), às 20h, no Teatro do Sesc Canoas. 


Com direção geral e coreografia de Eva Schul, “Acuados” foi criado para celebrar os 25 anos da Companhia e homenagear os 10 anos da Lei Maria da Penha. “Queremos retratar o nível de submissão envolvido nas relações violentas, que leva a quebra da personalidade, e da autoestima dos indivíduos. Personagens se confundem na busca de sensações de inferioridade, e os reflexos destas sensações nos movimentos de uma dança, que propõe que o público acompanhe e sensibilize-se ao vislumbrar, poética e esteticamente, o que não passa de dor e injustiça”, explica Eva.


No dia 4 (domingo), serão realizadas oficinas de improvisação e dança, de contempurbano e de produção cultural, na Sala Multiuso do Sesc Canoas. O projeto foi contemplado pelo edital do Pró-cultura RS – Fundo de Apoio à Cultura (FAC) #juntospelacultura_2, da Secretaria de Estado da Cultura- FAC, e tem apoio do Sesc Canoas. 


A violência contra mulher em Canoas
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), quase metade das vítimas são assassinadas pelo marido ou namorado. Pelo menos uma em cada três mulheres apanham, são violentadas ou forçadas a manter relações sexuais em algum momento de sua vida. No Brasil, uma mulher é espancada a cada 15 segundos. 


O Rio Grande do Sul, conforme dados da Fundação Estadual de Estatística e Economia (FEE), é constituído em sua maioria por mulheres (51, 33% da população). Ao analisar dados do Tribunal de Justiça do Estado (http://www.tjrs.jus.br/violencia_domestica/), pode-se constatar que mais de 40% das cidades têm registros de medidas protetivas. É o caso de Canoas que, mesmo sendo o único município que conta com uma rede de enfrentamento à violência contras as mulheres, no primeiro semestre de 2017, teve 2.983 medidas acionadas. 

Foto Raquel Basso


As medidas e registros de ocorrências representam as mulheres que tiveram coragem de denunciar. E para mudar essa triste realidade, que resultou  em 117 feminicídios no Estado, ano passado, é preciso uma mudança na cultura, e a Ânima Companhia de Dança se soma ela. “Acuados” é um trabalho que busca contribuir para ações de prevenção, ao disseminar maneiras de combate e enfrentamento.


Sobre a Ânima
A Ânima Companhia de Dança foi fundada no ano de 1991, no cenário das Artes Cênicas do Rio Grande do Sul, Brasil e Exterior. A primeira apresentação aconteceu no Teatro Cacilda Becker (RJ), dentro do projeto “Olhar Contemporâneo da Dança”. 


Em 2002, a Companhia estreou o espetáculo “Catch ou como segurar um instante”, um trabalho de experimento do equilíbrio e desequilíbrio. No ano de 2003, foi a vez da montagem “A Salamanca do Jarau”, baseada na obra de Simões Lopes Neto. Em 2006, estreou “Na quina do Tempo”, uma pesquisa sobre a distensão do tempo no corpo, a variação orgânica provocada pelas mudanças temporais e a função respiratória no ciclo entre vidas e mortes presumidas. A obra discutia a depressão como humanidade restante no mundo midiático das ofertas de prazer total imediato. 


Em 2008 teve lugar o projeto “Tão longe, tão perto, tão perto, TÃO…”. O tempo continuava em foco, acompanhado do mote da distância, que esteve intrinsecamente ligado ao processo de construção da performance cênica. O projeto “Dar Carne à Memória” trouxe, no ano de 2010, a remontagem de obras coreográficas históricas de Eva Schul. Um elenco de jovens bailarinos passou pela experiência de viver no próprio corpo um pouco da história do trabalho da coreógrafa, remontando obras representativas de períodos diferentes.


Há 25 anos, Eva e Ânima engendram um ambiente que têm permitido o surgimento e o amadurecimento de artistas, cujas obras, ações e projetos vêm se constituindo em novos marcos referenciais para a dança contemporânea. É o caso de Eduardo Severino, Tatiana Rosa, Cibele Sastre, Luciano Tavares, Viviane Lencina, Luciana Paludo, Mônica Dantas, Marco Fillipin, Adilso Machado e Airton Rodrigues, entre muitos outros. 


Uma vida dedicada à dança
Nascida na província italiana de Cremona, Eva Schul reinventou a dança moderna e contemporânea no sul do Brasil. Em 1963, formou-se bailarina pela Escola de Artes Landes, em Porto Alegre. Logo em seguida partiu para Buenos Aires, onde estudou dança moderna com as professoras e coreógrafas Renate Schottelius e Ana Itelmann. 


Em 1964, mudou-se para os Estados Unidos para estagiar no New York City Ballet, onde estudou improvisação e composição coreográfica, conscientização do movimento e o sistema Laban/Bartenieff. Com importante passagem na área de gestão, destaque para sua contribuição à criação dos cursos superiores de Dança e Teatro na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/RS) e à frente do Instituto Estadual de Artes Cênicas da Secretaria de Estado da Cultura (IEACEN/RS). 


FICHA TÉCNICA
Direção geral e coreográfica: Eva Schul | Ensaiadora: Viviane Lencina | Intérpretes Criadores: Driko Oliveira, Bianca Dias Weber, Emily Chagas, Everton Nunes, Fernanda Santos, Jackson Conceição | Produção: Luka Ibarra e Ana Paula Reis/Lucida Desenvolvimento Cultural | Iluminação: Guto Greca | Trilha Sonora Pesquisada: Leonardo Dias | Figurinos: Luciane Soares | Cenografia: Rodrigo Shalako | Fotografia:  Raquel Basso


SERVIÇO
Canoas
Acuados – Ânima Companhia de Dança apresenta: 
Espetáculo
Quando:
 3 de agosto | Sábado | 20h
Onde: Teatro do Sesc Canoas (Avenida Guilherme Schell, 5340 – Centro)
ENTRADA GRATUITA


Oficinas gratuitas
Quando: 4 de agosto | Domingo
Local: 
Sala Multiuso do Sesc Canoas (Avenida Guilherme Schell, 5340 – Centro)
Inscrições gratuitas até 02/08 (ou até o término das vagas) pelo site do Sesc RS ou pelo link: https://bit.ly/2Zsnscb


Oficina “Produção Cultural”
Horário:
 10h às 12h
Ministrante: Luka Ibarra 
Número de vagas: 50
Classificação etária: Livre


Oficina “Contempurbano”
Horário:
 14h às 16h
Ministrante: Driko Oliveira
Número de vagas: 30
Classificação etária: Livre


Oficina “Improvisação e Dança”
Horário: 
16h às 18h
Ministrante: Eva Schul 
Número de vagas: 30
Classificação etária: Livre

Acuados Teaser
https://vimeo.com/169940864

Acuados íntegra
https://vimeo.com/228859880

Por: Roberta Amaral