Marcelo Corsetti & Guilherme Zanini se apresentam no Sgt. Peppers em Porto Alegre

Guilherme Zanini e Marcelo Corsetti

Os guitarristas Marcelo Corsetti e Guilherme Zanini colocam as guitarras em sintonia na próxima quarta-feira, dia 17 de julho, no Sgt. Peppers. O gosto em comum por belas melodias e a amizade nutrida nos últimos 15 anos uniram Marcelo e Guilherme num projeto instrumental que leva o nome dos músicos.

No início, a ideia era fazer uma série de shows minimalistas em duo, mas ambos sentiram a necessidade de incrementar o time. E o que era dupla virou quarteto com a parceria dos experientes Luke Faro (bateria) e Henrique Mello (baixo). No repertório, os guitarristas escolheram temas autorais pinçados dos projetos individuais, além de releituras dos Beatles, The Police, Renato Borghetti e Pat Metheny. Dessa união, também surgiram canções inéditas como: ‘Canção Para Nina e Olívia’, composta por Corsetti em homenagem às filhas recém-nascidas de Guilherme e Luke.

E como música boa não foi feita para ficar escondida na gaveta, Corsetti, Zanini, Luke e Mello decidiram gravar os temas próprios em um disco que ganhará o curioso título de “Sobre Filhos, Cafés, Pimentas e Saladas”. Uma alusão às atividades paralelas dos músicos: Luke, que é proprietário do Olivia Café; Zanini, que fundou a marca de pimentas Frida Peppers; e Henrique, que tem uma empresa de saladas prontas em Montenegro. O lançamento do disco será no mesmo dia do show no Sgt. Peppers.

A criação de mais este projeto surgiu no final de 2018, quando Zanini participou do lançamento do disco do TRI-ÓH, banda instrumental da qual Corsetti é um dos idealizadores. Em meio aos ensaios, os guitarristas decidiram que talvez fosse a hora de unir forças e se divertirem com uma boa música, numa mistura de linguagens distintas que norteiam o vocabulário de ambos – Corsetti mais vinculado ao jazz e ao regionalismo – e Zanini mais atreladado a raízes musicais do blues mesmo com forte influencia jazzística.

É nestes contrapontos que, Marcelo Corsetti e Guilherme Zanini, direcionam o projeto, no qual um complementa o outro e ambos celebram a amizade, a família e, é claro, as guitarras, os cafés, as pimentas e as saladas. Não, necessariamente, nessa mesma ordem.

SERVIÇO

  • Quando: 17 de julho, quarta-feira, às 21h
  • Onde: Sgt. Peppers (Rua Quintino Bocaiúva, 256)
  • Ingressos: R$ 30
  • Venda online: Sympla