Casa Expandida promove arte até a meia-noite na CCMQ

Como todo primeiro sábado do mês, o dia 6 de julho será de festa na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ). O projeto Casa Expandida terá shows de Gelson Oliveira e Dona Conceição, além de som mecânico da DJ Jade Primavera e o Cara da Sunga como mestre de cerimônias. Tudo a partir das 19h, na Travessa do Cataventos, que também recebe beer e food trucks. Os espaços da CCMQ permanecerão abertos até à meia-noite, com cultura tomando conta da noite do Centro Histórico. A entrada é franca.

Durante o evento, o Museu de Arte Contemporânea do RS (MAC-RS) realiza a “Experiência Redoma” – uma sequência de eventos-vivos que ocorrerão na Cúpula da Casa, que terá a ação artística “Sudário”, do artista paulista Allann Seabra, explorando a intersecção entre a música, a pintura e a performance, criando diante do público grandes telas executadas através da ação do seu próprio corpo. No Casa Expandida também acontecerá a apresentação de “Travessia”, uma performance que faz parte de um dos procedimentos de composição desenvolvidos no curso “Dramaturgia do Espaço – Laboratório de Composição Cênica”, que ocupa diferentes espaços da CCMQ.

Outros pontos da Casa também estarão abertos até mais tarde: a ArteLoja, com produtos variados; o Café Santo de Casa, na cobertura do prédio; as salas de exposição do MAC, A Cinemateca Paulo Amorim segue com sua programação normal.

As atrações

Gelson Oliveira

Gelson apresentará um show especial, festejando seus 40 anos de carreira. No repertório, suas obras mais relevantes, gravadas em seus álbuns, além de criações feitas para cinema, televisão, teatro e dança como: Papagaio Pandorga, Salve-se Quem Souber e Pimenta (Gravada com Gilberto Gil, no álbum Imagem das Pedras.

Gelson ainda na adolescência contou em grupos musicais de Gramado/RS. Depois de retornar a Porto Alegre no final da década de 1970, apresentou o show Lado a Lado, juntamente com o cantor Nei Lisboa, em 1979. Seu primeiro álbum de maneira independente foi Terra, em parceria com o baterista gaúcho Luiz Ewerling.

Em 1990 recebeu o Prêmio Fiat da Música Nacional. Em 1993 conquistou o Prêmio Sharp, com o álbum Imagem das Pedras, que contou com a participação de Gilberto Gil. Em 1997 lançou o álbum Tempo ao Tempo, e, em 1999, um CD independente, ao lado do trombonista Júlio Rizzo.

No ano de 2002 participou da gravação do CD Juntos 2 – Povoado das Águas, pela gravadora Atração Fonográfica, juntamente com Nelson Coelho de Castro, Bebeto Alves e Totonho Villeroy. Em 2009, completando 30 anos de carreira, gravou o CD Tridimensional. Pelo álbum, Gelson recebeu o Prêmio Açorianos de Música, na categoria melhor compositor, sendo também premiado como melhor produtor musical na categoria MPB, pelo CD Ziringuindim, da cantora Zilah Machado.

E em 2016 saiu o seu primeiro disco de canções infantis chamado O Ônibus do Sobe e Desce.

Dona Conceição

Dona Conceição, é um artista que resiste e denuncia o racismo e o genocídio da juventude negra através da arte. É cantor, percussionista, compositor, poeta, cineasta, ator e performer.

Com apenas 15 anos, Dona Conceição idealizou e coordenou o projeto de inclusão social Nação Periférica, que ensinava percussão aos jovens da periferia de Alvorada, recebendo prêmios como o Troféu João Cândido – Seppir/PR (2013), Iº Prêmio da Diversidade Cultural do RS – Sedac/RS (2014) e o Prêmio Carolina Maria de Jesus, promovido pela Flup 2018 – Festa Literária das Periferias – RJ.

Em 2018, fez sua estreia como diretor e roteirista de cinema, ao lançar na edição de 11 anos do Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul – Brasil, África e Caribe, seu primeiro filme curta metragem: “A máquina de moer pretos”; também lançou seu primeiro disco autoral e independente chamado “Asè de Fala”, concebido e produzido por ele durante dois anos.

Jade Primavera

Jade atua na área há 10 anos; começou em festas clássicas e formadoras como a No Hay Banda e a Lust for Life. É DJ residente no Bar Ocidente, discotecando em festas como a Goodbye Lenin, Fantaspoa Toda La Noche e “Fun!”.

Hoje em dia movimenta culturalmente a capital gaúcha, e além de festas, produz eventos e feiras como o Mercado Vintage, que já está no ano 05 na CCMQ, e a Feira do Aeromovel, no centro histórico de Porto Alegre, entre outros.

Um ser mutante, Primavera é formada em Letras e foi dona da clássica Videoteca da UFGRS, hoje não se adapta à rotina. Figurinista e stylist, pesquisadora de moda e música, une a tendência ao clássico, o hype ao vintage em suas áreas de atuação.

Travessia

Travessia é uma performance que faz parte de um dos procedimentos de Composição desenvolvidos no Curso “Dramaturgia do Espaço – Laboratório de Composição Cênica”, coordenado por Adriano Basegio. Em um primeiro momento o público é convidado a circular pela Casa e se deparar com seres, personagens, figuras e imagens que estarão ocupando os corredores e pontos específicos do local. Numa segunda etapa os espectadores são conduzidos para uma performance coletiva na Travessa dos Cataventos, onde a arquitetura do espaço é explorada promovendo uma dramaturgia plena de imagens e formações em grupo.

Experiência Redoma

“Experiência Redoma” é uma sequência de eventos-vivos que ocorrerão na Cúpula da CCMQ durante as edições do Casa Expandida em 2019. Nesta edição, apresentará a ação artística “Sudário”, do artista paulista Allann Seabra, na cúpula do Jardim Lutzenberger, no 5º andar da CCMQ, que explora a intersecção entre a música, a pintura e a performance, criando diante do público grandes telas executadas através da ação do seu próprio corpo.

Allann Seabra nasceu em São Paulo (1989). Iniciou seus estudos em música, passando pelo Conservatoire de Musique et D’ Art Dramatique em Paris, na França (2007). Tem formação em piano erudito pela Faculdade De Arte Alcântara Machado (2009) e é graduado em Artes Visuais pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo (2013). Participou de inúmeras exposições internacionais, e o trabalho “Sudário” já esteve na Bianca Boeckel Galeria, em São Paulo (2019).

PROGRAMAÇÃO

19h – Discotecagem Jade Primavera

19h – “Travessia” – exercício de composição cênica

19h – “Sudário” – de Allann Seabra

21h – Gelson Oliveira

22h – Dona Conceição

SERVIÇO

Casa Expandida

Quando: 6 de julho | Sábado

Horário: das 19h à meia-noite

Local: Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico / Porto Alegre)

Entrada franca

Por: André Furtado