Grupo TIA conta as aventuras de Toninho Corre Mundo no Teatro Sesc Centro

Foto: Tiemy Saito

O mamulengo, boneco popular oriundo do nordeste brasileiro, ganha características típicas da cultura gaúcha no espetáculo “As Gineteadas do Valente Toninho Corre Mundo na Estância de Cidão Dornelles“, que o Grupo TIA apresenta neste domingo, 23 de junho, às 16h, no Sesc Centro, em Porto Alegre. Dirigido ao público de todas as idades, a atração dá continuidade àMostra 15 Anos do Grupo TIA, que o Sesc Porto Alegre realiza. A entrada é franca.

O ator-manipulador, Marcelo Militão, dá vida e movimento aos mamulengos juntamente com a trilha sonora executada, ao vivo, pela atriz Mariana Abreu. O caráter artesanal e original desta arte, pouco usual no Rio Grande do Sul, é enriquecida com os elementos identitários da cultura gaúcha, preservados e evidenciados nesta pesquisa cênica. – Buscamos fortalecer a identidade e a salvaguarda do boneco popular do Brasil, valorizando e inovando na linguagem ao estabelecer a fusão da cultura nordestina com a cultura gaúcha, explica Marcelo Militão, que também é diretor do grupo.

Na história são relatadas as aventuras e peripécias do aventureiro gaudério Toninho Corre Mundo, que certo dia inventou de se espraiar para o sul do Sul e se aprumar num emprego de ginete domador de cavalo xucro, lá na Estância do poderoso Cidão Dornelles. Mas os fatos despencam para outras aventuras, onde não falta assombração, Cobra Grande, Diabo, muito suspense e humor. A montagem já resultou em três prêmios para o grupo: Prêmio Empreendedor Cultural – AESUL 2012 de Montagem – Prêmio Culturas Populares – Ministério da Cultura 2012 – Concurso Cultura 2014 – Ministério da Cultura.

Mostra dos 15 anos do Grupo TIA, promovida pelo Sesc-RS, prossegue até o dia 30 de junho, sempre com entrada franca. Confira detalhes em: https://grupotia.wordpress.com/. Ao longo desta década e meia de intensa produção, o grupo acumulou prêmios que demonstram sua competência nos campos artísticos, técnicos e de gestão. Algumas destas distinções: Prêmio Patrimônio Imaterial “Personagens do Centro de Porto Alegre”, Unesco, IPHAN e Ministério da Cultura; Prêmio Culturas Populares Ministério da Cultura; Programa de Incentivo à Cultura de Canoas (PIC 2012); Prêmio Mais Cultura Território De Paz/Ministério da Cultura; Prêmio Funarte Artes Cênicas Na Rua; Concurso Cultura, Ministério da Cultura; Homenageado da Guajuviras/Canoas; Prêmio Empreendedor Cultural 1º e 3º edições/AES Sul.

Ficha Técnica

Realização e produção: Grupo TIA | Dramaturgia: Márcio Silveira | Direção: Danilo Cavalcante | Direção Musical: Fernanda Beppler | Cenografia: Renan Leandro | Figurino: Valéria Benitez | Construção dos bonecos: Renan Leandro, Ramão Souza, Marcelo Militão e Cleydson Catarina | Iluminação e operação: Vicente Goulart | Operação de som: Mário Ferrolho | Atuação e manipulação dos mamulengos: Marcelo Militão | Atuação e trilha sonora executada ao vivo: Mariana Abreu

Duração: 50 minutos | Público: Livre

Por: Silvia Abreu