Doação de instrumentos permite expansão do Ouviravida

Foto: Sofia Cortese

A partir deste mês, as crianças e jovens moradores da Vila Pinto, no Bairro Bom Jesus, em Porto Alegre, terão uma oferta ainda maior de aulas de música no projeto Ouviravida. Agora, além de flauta, canto e percussão, elas também poderão aprender a tocar gaita, trompete, violão e teclado. A expansão das aulas foi possível graças à doação de instrumentos que o Ouviravida vem recebendo, permitindo que o projeto ampliasse suas atividades.

Além das novas modalidades de instrumentos, a iniciativa agora está atendendo mais crianças. Atualmente, 200 alunos frequentam as aulas no Centro São José, onde aprendem gratuitamente técnicas musicais com os professores do Ouviravida, sempre no turno inverso à escola. Até o ano passado, 180 jovens eram atendidos.

Para viabilizar o Ouviravida

O apoio de empresas via leis de incentivo fiscal é central para a continuidade e para a expansão do Ouviravida. O projeto, que surgiu há 20 anos, foi encerrado em 2007, mas retomou as atividades em 2017, graças ao patrocínio da Dufrio. 

Hoje, a iniciativa segue sendo viabilizada com o patrocínio máster da Dufrio, e conta ainda com o patrocínio do BRDE, apoio da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho e Grupo RBS, e parceria da Cedica (Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente) – SDSTJDH – Governo do Estado do RS. 

Outro incentivo fundamental para o projeto vem por meio de doações dos moradores de Porto Alegre e região metropolitana. O Ouviravida segue recebendo instrumentos musicais em bom estado, que possibilitam a ampliação das aulas. Para ajudar, basta entrar em contato pela página do Facebook:www.facebook.com/ouviravida 

Como apoiar

O Ouviravoda é financiado via Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, e todo o valor apoiado é devolvido ao investidor.

Pessoas Físicas:

Podem apoiar o projeto com de até 6% do Imposto de Renda devido no ano. O valor será ressarcido no ano seguinte.

Pessoas Jurídicas:

Podem apoiar ou patrocinar o projeto com até 4% do Imposto de Renda devido. O valor poderá ser ressarcido ou abatido no ano seguinte.

Sobre o Ouviravida

O Ouviravida foi idealizado em 1999 pelo maestro Tiago Flores e tem a coordenação pedagógica de Nisiane Franklin. Desde que foi fundado, já atendeu mais de 600 crianças e jovens. O objetivo do projeto é promover o ensino gratuito de música em comunidades em situação de vulnerabilidade social e econômica. Além de Porto Alegre (Vila Pinto – Bom Jesus), o Ouviravida já atuou em Alvorada (Umbu) e Gravataí (Morada do Vale -Fase III). 

Projeto pedagógico

Em 2019, as compositoras mulheres são o foco do projeto pedagógico do Ouviravida. Todas as aulas são trabalhadas a partir do repertório composto pelas músicas “Clareana” de Joyce, “Vilarejo” de Marisa Monte e “Plante o Bem”, de Negra Jaque. A apresentação final do semestre está marcada para o dia 13 de julho, quando as crianças vão mostrar à comunidade  o resultado das aulas. 

Por: Raphaela Donaduce Flores