Exposição do Castelo Rá-Tim-Bum desembarca em Porto Alegre

Foto: Vivian Gradela

O universo fantástico do Castelo Rá-Tim-Bum desembarca no dia 7 de junho no Praia de Belas Shopping. A exposição reproduz o ambiente e os espaços de uma das séries infanto-juvenis mais famosas da televisão brasileira e que esteve no ar entre 1994 e 1997. Criada pelo dramaturgo Flavio de Souza e pelo diretor Cao Hamburguer, o premiado programa marcou uma geração inteira com roteiros educativos, que ensinavam desde práticas de higiene até detalhes sobre acontecimentos históricos.

A exposição Castelo Rá-Tim-Bum, que o Praia de Belas Shopping recebe até o dia 25 de agosto, é organizada pela empresa Acervo 21 em parceria com o Shopping e a TV Cultura. A atração, que ficará na Praça de Eventos da Ala Norte, no 1º piso do empreendimento, traz a estrutura da mostra de mesmo nome, que já recebeu aproximadamente 1,5 milhão de visitas.

Já na entrada, o público será recebido pelo Porteiro e, no primeiro ambiente da mostra, por uma projeção de Nino, gravada pelo próprio ator Cássio Scapin que interpretava o personagem. O passeio segue por outros ambientes do castelo, por exemplo, o saguão com a árvore da cobra Celeste, a Biblioteca do Gato Pintado e o esgoto dos monstrinhos Mau e Godofredo.

Os figurinos originais também fazem parte da exposição, assim como alguns bonecos e objetos utilizados na gravação da série. A cobra Celeste foi substituída por um boneco mecânico, mas conversa com as crianças na voz original do personagem, além da banheira do ratinho, que ganhou uma sala especial.

Um dos diferenciais da exposição que ficará no Praia de Belas é que as pessoas – crianças e adultos – poderão passear pelos dutos de Mau e Godofredo, transformados em escorregador, e tirar fotos na banheira do Ratinho. Em todos os ambientes, televisões exibem trechos do programa e há locais pensados especialmente para fotos.

SERVIÇO

  • Quando: de 7 de junho a 25 de agosto
  • Onde: Praia de Belas Shopping – Praça de Eventos da Ala Norte (1º piso)
  • Horário: terça a sexta-feira, das 13h às 21h (início da última sessão às 20h30); sábados, das 11h às 22h (início da última sessão às 21h30); e domingos e feriados, das 12h às 20h (início da última sessão às 19h30).
  • Ingressos: R$ 20 (de terça a sexta-feira) e R$ 24 (aos sábados, domingos e feriados). Crianças até 2 anos e 11 meses não pagam.