Karmã se prepara para o lançamento do álbum “Travessia”

Uma experiência completamente sensorial. Projeções de situações em que a música – no sentido mais único e original – torna-se o fio condutor de uma grande viagem aos mais variados estágios de percepção. Esta é a inspiração que move todo processo em torno do álbum “Travessia”, primeiro compacto lançado pelo quarteto instrumental, Karmã, que lançou uma campanha de financiamento coletivo, através da plataforma Catarse, para arcar com os custos da produção. As contribuições podem ser feitas até o dia 14 de maio pelo site www.catarse.me/karma-travessia e já foi atingido quase 50% da meta.

“Travessia” é feito de composições autorais e foi milimetricamente pensado e elaborado para convidar o público a partilhar, a cada audição, de um momento único e que o aproxime cada vez mais do artista. A proposta do quarteto é fazer um som que eles chamam de “eletro-orgânico”, mesclando espontaneidade, improviso e ainda elementos da música eletrônica. A ideia é levar o espectador a sentir todas as sensações experienciadas por eles na concepção de cada som. Unindo instrumentos como saxofone, clarinete, guitarra, contrabaixo acústico, bateria e contando também com a presença forte do sampler eletrônico, a Karmã cria uma nova sonoridade que proporciona ao público sempre uma nova experiência.

As sete faixas do disco, todas gravadas ao vivo e com vídeo em plano sequência, foram compostas por Yvan Etienne, Gustavo Schütz (ex integrante do grupo), Lucas Etcheverria, Felipe Schütz e Rafa Müller e os arranjos foram feitos coletivamente pela Karmã. Este primeiro trabalho foi produzido de forma totalmente independente. A gravação do vídeo ficou a cargo da fotógrafa Renata Ibis e em breve será divulgado no canal da banda no Youtube juntamente com o lançamento do disco.

Além da sonoridade, o quarteto ainda incorporou nos shows a presença de um outro elemento com o intuito de criar texturas que promovessem novas nuances aos sons. Soma-se ao projeto, as projeções criadas por Henrique Fagundes que criaram um diálogo mais próximo entre imagem e som, tornado a experiência muito mais imersiva e intensa para o espectador. Fazendo com que cada pessoa pudesse se imaginar dentro da história, deste contexto proposto. Todas as projeções, assim como os sons, também são improvisadas, o que gera uma unidade perfeita entre os músicos e o artista visual e aproxima da sensação de liberdade, que tem muito a ver com a musicalidade do jazz.

Acessando a plataforma do Catarse, é possível escolher uma recompensa de acordo com o valor que se deseja contribuir. As possibilidades vão de acesso digital antecipado ao disco, ingressos para shows, cervejas artesanais produzidas especialmente para esta campanha, até gravuras pintadas pelo artista plástico Marcelo Lenko, aulas de música com os integrantes e shows em festas fechadas ou em bares e casas de espetáculo. Os valores de contribuições vão de R$ 15,00 a R$ 1.500,00.