Projeto Casa Expandida retoma atividades nesta semana

A noite de 4 de maio, um sábado, será de festa na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ). O Casa Expandida retoma suas atividades com a proposta de ampliar o funcionamento da Casa até a meia-noite em todo primeiro sábado de cada mês. Além dos espaços de exposição e visitação abertos, o projeto reúne, nesta primeira edição de 2019, os shows dos grupos Três Marias e Cowboys Espirituais, e a discotecagem do DJ Piá. As apresentações acontecem na Travessa dos Cataventos, a partir das 19h, com entrada franca.

Junto às atrações musicais, food e bier trucks estarão vendendo produtos gastronômicos na Travessa, bem pertinho da ArteLoja, com lembrancinhas a venda também. Para quem quer curtir a vista, tem a opção do Café Santo de Casa, na cobertura do prédio. As salas do Museu de Arte Contemporânea (MAC) e Instituto Estadual de Artes Visuais (Ieavi) estarão com as mostras “Experimento Subterrânea” e “Catalisador de Trajetórias”, respectivamente. A Sala Carlos Carvalho terá em cartaz o espetáculo “Lógica Ltda”, às 19h; e a Cinamteca Paulo Amorim manterá sua programação normal.

As atrações

Três Marias

Três Marias é um projeto idealizado por mulheres musicistas que, por diferentes caminhos, mergulharam no universo da musicalidade de diversas tradições brasileiras, através da vivência e troca com mestras e mestres parceiros, enquanto um movimento de reencontro consigo mesmas, de resistência, fortalecimento e valorização de saberes populares de protagonismo feminino. O repertório apresenta o trabalho autoral do grupo com algumas parcerias. A sonoridade é composta por vozes, percussões e cordas. Hoje o grupo é formado por Andressa Ferreira, Gutcha Ramil, Thayan Martins, Pâmela Amaro e Tamiris Duarte.

Cowboys Espirituais 

Formada em 1997 por Júlio Reny, Márcio Petracco e Frank Jorge, músicos que já haviam alcançado sucesso com suas respectivas bandas. Contratados pela gravadora Trama em 1998, atingiram o sucesso nacional com o hit Jovem Cowboy (que contou com a participação especial de DJ Piá), realizaram um grande número de shows e conquistaram o prêmio Revelação da América Latina do canal de TV Country Music Television.

DJ Piá 

Piá é um dos precursores do movimento hip hop no Rio Grande do Sul. Em 1984 idealizou um grupo de dança break e criou a banda Lords, com a qual passou a se apresentar em festas da periferia, chegando rapidamente às principais casas noturnas da cidade. Em 1996, produziu a primeira coletânea de rap do Estado, reunindo treze grupos de Porto Alegre, lançou seu primeiro disco solo e se tornou conhecido no eixo Rio-São Paulo. Depois de gravar a música “Jovem Cowboy”, em 1998, com os Cowboys Espirituais (Júlio Reny, Frank Jorge e Márcio Petracco), Piá foi premiado internacionalmente pela mistura de bombo leguero com guitarras e batidas funk da faixa. Em 2002, lançou o disco “Um Pouco Sobre Todos Nós”, pela gravadora Trama, cujo trabalho rendeu o Prêmio Açorianos de Melhor Disco de Rap. Com a sua carreira de DJ, Piá já passou uma pequena temporada nos Estados Unidos, tocando em festas por lá.

PROGRAMAÇÃO
19h – Discotecagem Dj Piá;
21h – Show Três Marias
22h – Show Cowboys Espirituais
– Atrações surpresa ainda podem acontecer durante o evento.

SERVIÇO
Casa Expandida
Quando: 04 de maio | Sábado
Horário: das 19h à meia-noite
Local: Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico/Porto Alegre)
Entrada franca