“A Invenção do Nordeste” é atração confirmada no 14º Festival Palco Giratório Sesc/POA

O espetáculo “A Invenção do Nordeste” é mais uma atração confirmada da 14ª edição do Festival Palco Giratório Sesc/POA, que acontece entre 3 e 25 de maio. A peça procura desconstruir o estereótipo criado do Nordeste brasileiro e dos nordestinos. As apresentações acontecem nos dias 3 e 4 de maio e fazem parte de uma agenda que contempla 45 grupos e 77 sessões artísticas durante 22 dias. A programação completa será anunciada no lançamento oficial, dia 10 de abril, às 19h, no Café Sesc Centro (Av. Alberto Bins, 665) e depois desta data poderá ser conferida no site www.sesc-rs.com.br/palcogiratorio.

Com direção de Quitéria Kelly, a peça conquistou, recentemente, o Prêmio Cesgranrio de Teatro na categoria Melhor Espetáculo. A história gira em torno da seleção de um ator para interpretar da melhor forma um personagem nordestino. O diretor contratado para a missão realiza vários testes e entrevistas e seleciona dois atores para a final. A partir daí, tem sete semanas para deixa-los aptos para a última etapa da seleção. Durante todo o tempo de preparação, os participantes refletem sobre o Nordeste e sua identidade cultural e histórica, concluindo que interpretar um personagem nordestino é mais complexo do que eles imaginavam.

14º Festival Palco Giratório Sesc/POA – Já tradicional em Porto Alegre, o evento movimenta o cenário cultural da Capital gaúcha de 03 a 25 de maio, com teatro, dança, circo, música, cinema, artes visuais e diversas ações formativas, como oficinas, seminário, encontros e bate-papos. O Festival traz a Capital gaúcha 45 grupos, entre coletivos e artistas locais e oriundos de 12 estados brasileiros, parte também integrante do 22º Circuito Nacional Palco Giratório. Confira mais informações em www.sesc-rs.com.br/palcogiratorio.

14º Festival Palco Giratório Sesc/POA – espetáculo confirmado:
A INVENÇÃO DO NORDESTE
Grupo Carmin / RN
Teatro adulto
Recomendação etária: 12 anos
Duração: 60min

03 e 04/05
Local: Teatro Sesc Centro (Av. Alberto Bins, 665)
Horário: 19h

Sinopse: Um diretor é contratado por uma grande produtora para realizar a missão de selecionar um ator nordestino que possa interpretar com maestria um personagem nordestino. Depois de vários testes e entrevistas, dois atores vão para a final e o diretor tem sete semanas para deixá-los prontos para o último teste. Durante as sete semanas de preparação, os atores refletem sobre sua identidade, cultura, história pessoal e descobrem que ser e viver um personagem nordestino não é tarefa simples.

Elenco: Henrique Fontes, Mateus Cardoso e Robson Medeiros.
Direção e figurino: Quitéria Kelly.
Assistência de direção, dramaturgia audiovisual e desenho de luz:
Pedro Fiuza.
Consultoria histórica e de roteiro: Durval Muniz de Albuquerque Jr.
Direção de arte e cenografia: Mathieu Duvignaud.
Dramaturgia: Henrique Fontes e Pablo Capistrano.
Preparação corporal: Ana Claudia Albano Viana.
Preparação vocal: Gilmar Bedaque.
Trilha original: Gabriel Souto/Toni Gregório.