Tennessee Williams entra em cartaz no Teatro do Museu do Trabalho

Foto: Victoria Sanguiné

Livremente inspirado na vida e obra de Tennessee Williams, um dos mais aclamados escritores modernos da dramaturgia universal, o espetáculo “Tennessee” volta a cartaz de 5 a 14 de abril, de sextas a domingos, no Teatro do Museu do Trabalho, sempre às 21h.

“Tennessee” transita por quatro obras eleitas, onde se encenam fragmentos de “Um Bonde Chamado Desejo”, “Gata em Teto de Zinco Quente”, “Fala Comigo Doce Como a Chuva”, além de alusões à “A Rosa Tatuada”. A encenação transpõe a atmosfera das obras, promovendo um diálogo entre o autor e suas icônicas personagens. Em uma cenografia que propõe uma reelaboração de ocupação do espaço, que vislumbra a menção aos ambientes das obras que são referidas por Williams, como um prédio em Nova York, um subúrbio de Nova Orleans, uma estação de trem, calor, chuva, jazz, blues e os ruídos desses lugares. Uma transposição para o universo das relações tensas, entre figuras intensas, com seus desejos reprimidos, segredos obscuros diante de uma moral conservadora ao qual são impostos.

 A trilha é reproduzida ao vivo, buscando uma ressignificação de musicalidade e paisagens sonoras. Músicas e sons que se embaraçam entre o realismo da proposição da cena e os ruídos das mentes e do emocional das personagens, investigados por Everton Rodrigues junto aos atores, tem a coparticipação de Gustavo Petry durante o processo de encenação.

 Para a construção das personagens, as atrizes e os atores se usam de ações desconstruídas são conduzidas pela subjetividade de movimentos corporais, despindo a ação interna destas. Revelam-se ruídos corporais através de ações simbólicas do estado emocional das relações, permitindo leituras múltiplas das ações cênicas conduzidas por Carlota Albuquerque.

 O desafio para toda a equipe artística estende-se a cantar, dançar, e operar a ambientação sonora, interpretando personagens com tamanha grandiosidade humana, diversidade e marginalização. Em síntese, uma homenagem a um grande autor e a sua obra que são um marco de referência no teatro contemporâneo e cinema mundial.

Ficha técnica

Direção de Atores: Zé Adão Barbosa

Direção de Cena: Larissa Sanguiné

Direção Corporal e Coreográfica: Carlota Albuquerque

Direção musical: Gustavo Petry e Everton Rodrigues

Dramaturgia: Larissa Sanguiné

Textos: Tennessee Williams, Larissa Sanguiné e Elenco

Elenco: Ana Caroline Oliveira, Bruno Mros, Camille Myskovsky, Caroline Schmitz, Dani Rodrigues, Giuliano Bandeira, Guilherme Demarchi, Isabela Gimenes, Kelvin Finotti, Leticia Arioli, Luísa Bossle, Shico Menegat, Tamires Mora

Criação e Operação de Luz: Eduardo Kraemer

Cenotécnico: Paulo Ricardo de Oliveira

Operação de Som: Jimi Mello

Divulgação: Casa de Teatro de Porto Alegre, EntreAtos e o grupo

Agradecimentos: Casa de Teatro, EntreAtos

Serviço:

Espetáculo teatral “Tennessee”

Teatro do Museu do Trabalho (Rua dos Andradas, 230, Centro Histórico)

De 05 a 14 de abril, de sexta a domingo, sempre às 21h

Ingressos

R$ 30,00 Inteira

R$ 20,00 (desconto pra estudantes, idosos, classe artística e alunos da Casa de Teatro de Porto Alegre)

 

Por:  Liane Strapazzon