ELAS realiza sua primeira temporada teatral na Sala Álvaro Moreyra em abril

Foto: Jean Pierre Kruze

Cinco mulheres se encontram em um espaço-tempo permeado por fragmentos de imagens, sons e sensações. ELAS se identificam, se distinguem e se reconhecem em imagens refletidas. Partindo de uma pesquisa sobre a poética da performance, o diretor Everson Silva recria uma linguagem de sonho. O som se transforma em ação e a fala se confunde com a luz. ELAS evocam suas ancestrais, arquétipos e signos como forma de reverem, deglutirem e se libertarem. Com a performance teatral ELAS, a Nós – Cia. de Teatro dá continuidade à pesquisa sobre a linguagem cênica – desenvolvida nas montagens Homem in Vitro (2007), DentroMundo (2008), Ser de Dentro (2015) e Nós, Os Outros (2017) -, criando um espetáculo que parte de repertório, biografias, e anseios de cinco atrizes, num processo de investigação e criação coletiva.

Com citações de Fernanda Bastos e dramaturgia de Everson Silva, ELAS realiza sua primeira temporada na Sala Álvaro Moreyra, em Porto Alegre, de 5 a 28 de abril, de sexta a domingo, às 20h. No palco, Kacau Soares, Leticia Kleemann, Paula Cardoso, Raquel Tessari e Val Barcellos dão vida e voz a estas mulheres, que se identificam, se distinguem e se reconhecem em imagens refletidas na água, a qual surge como um sexto elemento na cena. A cada apresentação, a abertura do espetáculo é realizada por uma artista local (veja programação ao final), com o fim de potencializar as interpretações que o público pode ter da encenação, bem como possibilitar o reconhecimento da produção local.

ELAS é uma performance teatral que possibilita às atrizes da Nós – Cia. de Teatro estarem em processo de pesquisa sobre a sua condição de mulheres artistas na sociedade e sobre seu estado de presença cênica, a partir das suas emoções e do seu entorno. Além das poesias de Fernanda Bastos, o espetáculo é constituído de manifestos, cenas entrecortadas e textos autorais. O processo de criação foi permeado pela influência das obras de autoras como Ryane Leão, Roselee Goldberg, Angela Davis, Conceição Evaristo, Clarissa Pinkola Estés, bem como de Robert A. Johnson e de Renato Nogueira.

A performance teatral ELAS tem por objetivos fortalecer o grupo de mulheres artistas da companhia Nós, apresentar a todos públicos uma obra singular em que se possa reconhecer, por meio das histórias particulares de cada atriz, os papéis fundamentais que as mulheres desempenham na sociedade, e, finalmente, realizar um espetáculo no qual as mulheres se sintam representadas. A peça é uma forma de as mulheres se perceberem e se colocarem mais fortes; uma forma poética e carinhosa de se dizer que estão juntas,  comenta a atriz Paula Cardoso.

SERVIÇO:

ELAS

De 5 a 28 de abril, de sexta a domingo, às 20h.

Sala Álvaro Moreyra | Centro Municipal de Cultura |Av. Érico Veríssimo, 307

Teatro | 14 anos | 50minutos

INGRESSOS:

R$ 40 (inteira)

R$ 20,00 (meia entrada para pessoas com mais de 60 anos, estudantes, professoras e professores, pessoas com deficiência e acompanhante, classe artística, municipárias e municipários e acompanhante).

PONTOS DE VENDA:

EntreAtos (Online)

https://www.entreatosdivulga.com.br/elas

Somente cartão.

MEME Estação Cultural (Lopo Gonçalves, 176)

https://goo.gl/maps/GtLnuF7Rsgq

Segunda a sexta | 9h às 22h

Fone: 3019-2595

Somente dinheiro.

Livraria Bamboletras (Gen. Lima e Silva, 776 – Loja 3)

https://goo.gl/maps/u5EFGAHzEy22

Segunda a sábado | 10h às 22h | Domingo | 15h às 22h

Fone: 3221-8764

Somente dinheiro.

Café Sala Precisa (Rua Joaquim Nabuco, 197)

https://goo.gl/maps/3vwvmUjY7RC2

Terça a sábado | 14h às 21h

Somente dinheiro.

Eco Lógica (Rua Irmão Jose Otão, 309)

https://goo.gl/maps/EwYEqaDHx2G2

Segunda a sexta | 10h às 19h

Somente dinheiro.

Ingressos antecipados disponíveis nos postos de venda até 2h antes do início do espetáculo, conforme disponibilidade. Ingressos no local, 1h antes do espetáculo, conforme disponibilidade.

Local dispõe de ar refrigerado e estacionamento. A chegada após o início do espetáculo poderá acarretar na impossibilidade de entrada no teatro. Não será permitido fotografar ou filmar o espetáculo, sem a prévia autorização da produção.

ARTISTAS QUE FARÃO O PRÓLOGO DO ESPETÁCULO:

05.04 – Mulheragem

06.04 – Fernanda Bastos

07.04 – Fernanda Poletto

12.04 – Alexsandra Amaral

13.04 – Atena Beauvoir

14.04 – Denise Ribeiro

19.04 – Letícia Bottari

20.04 – Alessandra Fortes

21.04 –  Nury Salazar -Teresinhas (MEME)

26.04 – Dedy Ricardo

27.04 – Raquel Leão

28.04 – Mayura Matos

 

 

Por: Silvia Abreu