Alunos de Canoas e esteio participam do 9º Festival Internacional Sesc de Música em Pelotas

Foto: Flávio Neves

Moradores de Canoas e Esteio participam, desde o dia 14 de janeiro, de um dos maiores festivais de música de concerto da América Latina: o 9º Festival Internacional Sesc de Música, em Pelotas. Representando Canoas: Victória de Oliveira Gautto, no clarinete, e Mateus Colares de Souza, no oboé. De Esteio, Shyrley Escobar Rodrigues e Wendell Felipe R. da Rosa, ambos no contrabaixo, e Bruna Christ, no violino. O grupo fica no sul do RS até esta sexta-feira (25/01), onde participam de aulas, ensaios e apresentações. Realizado anualmente em Pelotas, esta edição do evento tem a participação de 380 alunos, vindos de diversas regiões do Brasil e até de fora do país. O corpo docente conta com 52 professores, oriundos de pelo menos 14 nacionalidades.

Nesta segunda e última semana (21 a 25/01), a maior parte da programação é voltada para as apresentações dos alunos em diversos pontos da cidade e também no Theatro Guarany, palco principal dos espetáculos realizados de segunda a sexta-feira, sempre às 20h30, com entrada gratuita. Nesta terça-feira (22/01), é a vez dos alunos de Canto – Gala Lírico subirem ao palco. Na quarta-feira (23/01), o Núcleo de Madeiras e as Orquestras Jovens do Sesc de Minas Gerais, Sergipe e Piauí realizam espetáculo. Já na quinta-feira (24/01), último dia de apresentações no Theatro Guarany, o concerto será da Banda Sinfônica e terá a participação inédita do regente dos Estados Unidos, Glen Hemberger. Até sexta-feira (25/01), seguem Recitais dos Alunos, no Conservatório de Música da UFPel, sempre às 13h, também com entrada franca. À noite, a Orquestra Acadêmica realiza o concerto de encerramento do Festival no Largo do Mercado Público, às 20h30. Esta apresentação terá transmissão ao vivo no site www.sesc-rs.com.br/festivalConfira a programação completa no mesmo site e abaixo.

A realização do Festival é do Sistema Fecomércio-RS/Sesc e tem o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Pelotas e apoio cultural da Universidade Federal de Pelotas, Universidade Católica de Pelotas, Faculdade Senac, Bibliotheca Pública Pelotense, Unisinos, OSPA, Expresso Embaixador, Biri Refrigerantes, Ecosul e Café 35.

Restante da Programação:

24/01
13h – Recital de Alunos – Conservatório de Música da UFPel
15h – Classe de Choro | Festival na Comunidade – Hospital Espírita ***
19h – Recital de Cordas | Música de Câmara – EMMANUELE BALDINI (Itália), LUCIA LUQUE (Argentina). HORACIO SCHAEFER (Brasil), VIRGINIA ALDADO (Uruguai) e CLEMENS WEIGEL (Alemanha) – Conservatório de Música da UFPel
20h – Orquestra Jovem Sesc/MG | Festival na Comunidade – Paróquia Amor Divino (Colônia Santo Antônio)
20h30 – Banda Sinfônica Acadêmica | Regente Glen Hemberger (EUA) – Theatro Guarany

25/01
13h – Recital de Alunos – Conservatório de Música da UFPel
15h – Orquestra de Choro | Música de Câmara – Conservatório de Música da UFPel
17h – Classe de Canto | Música de Câmara – Conservatório de Música da UFPel
19h – Classe de Violão | Música de Câmara – Conservatório de Música da UFPel
20h30 – Orquestra Acadêmica – Regente Evandro Matté (BRA/RS) – Largo Mercado Público

 

*** Espetáculos para público fechado