Documentário sobre brilhante treinador de futebol inglês chega à Netflix

Entre treinador e jogador, Robson trabalhou por mais de 50 anos no futebol.

No fim de 2018, a Netflix disponibilizou para os seus usuários um excelente documentário para quem gosta de futebol. “Bobby Robson: Mais que um Treinador”, legendado em português, conta a história dessa personalidade muito conhecida do esporte inglês que por décadas se consolidou como um dos grandes treinadores do mundo.

Bem avaliado pela crítica, o documentário, dirigido por Gabriel Clarke e Torquil Jones, recebe nota de 8,2 no IMDB e avaliações positivas em sites como BBC e Rotten Tomatoes. Com 1h39 de duração, o documentário é uma espécie de tributo para o treinador que faleceu em 2009. Além de realçar os grandes de sua carreira, a produção enfatiza a paixão de Robson pelo futebol com depoimentos de quem trabalhou junto com ele e familiares.

Há declarações de diversas personalidades do futebol que fizeram parte da trajetória do inglês ao longo de sua carreira, como José Mourinho, Pep Guardiola, Gary Lineker, Paul Gascoigne, Alan Shearer, Alex Ferguson e tantos outros.
O documentário foca muito na passagem de Robson pelo Barcelona entre 1996 a 1997, tido como o ápice da carreira do inglês. Nesse desafio, o treinador precisou substituir o lendário Johan Cruyff no comando do clube catalão.
Apesar de não ter tido uma trajetória duradoura no Barcelona, Robson ganhou três títulos em uma única temporada e fez história antes de dar lugar a Louis van Gaal. Os diretores da produção dão ênfase a esse período da vida do inglês também pelo fato de que em 1995, logo antes de assumir o time catalão, Robson precisou se submeter a uma séria cirurgia na face.

É nesse período à frente do Barcelona que o documentário mostra o lado carismático de Robson. Mesmo em uma cultura e idioma diferentes, o inglês conseguia levar a situação com muita tranquilidade e bom-humor. “Robson sempre tinha um sorriso no rosto, mesmo nas situações mais difíceis. Ele me ensinou bastante como lidar com momentos complicados”, diz Guardiola em uma das declarações.

O documentário conta as raízes de Robson, como a sua criação no nordeste da Inglaterra e o início da carreira de jogador no Fulham. A passagem pela seleção inglesa nos gramados não é muito enfatizada, mas dá valor aos cincos anos (1957-1962) em que ele representou as cores do país atuando no meio-campo. A carreira impressionante no Ipswich Town, como treinador, é relevante para o documentário e mostra como Robson saiu do anonimato para se tornar um dos maiores treinadores ingleses.

Estátua de Robson localizada em frente ao estádio do Ipswich.

O trabalho no Ipswich foi tão bom que Robson chegou a ganhar o prêmio de melhor treinador da Europa. Tudo isso foi recompensado com uma vaga para treinar a seleção inglesa.

A trajetória da seleção inglesa geralmente esbarra em alguns tropeços que ficam marcados na história, mas durante o período de Robson como treinador (1982 até 1990) isso não se acentuou. Ele conseguiu levar o time até às quartas-de-final da Copa do Mundo de 1986 e depois foi quarto colocado na edição seguinte (1990). A campanha na Copa do Mundo de 1990 foi marcada pela intensa participação de Gascoigne, que dá grandes depoimentos de carinho e reconhecimento ao antigo treinador da seleção inglesa.

Em alguns momentos do documentário, Gascoigne se emociona ao falar de Robson: “Eu o colocaria no patamar de Mohammad Ali em termos esportivos. Ele era mais que um treinador. Mais que qualquer coisa.” Entre as declarações, Mourinho é um dos que puxam a fila. A história do português com Robson começou em 1992, quando o inglês aceitou o trabalho de treinador do Sporting Lisboa e precisava de um intérprete. A parceria de Mourinho com Robson foi evoluindo ao longo dos anos e entre 1994 a 1997 ele trabalhou como assistente do inglês no Porto (1994-1996) e no Barcelona (1996-1997).

Aceitar desafios fora da Inglaterra foi parte importante da carreira de Robson. Além de trabalhar na Espanha e em Portugal, ele também foi comandante do PSV Eindhoven em duas passagens diferentes.
Assistir “Bobby Robson: Mais Que Um Treinador” é uma boa escolha para os aficionados por futebol. Além de contar detalhadamente a história e relevância desse ícone do futebol inglês, também é interessante conhecer esse documentário para entender como lendários treinadores (Ferguson, Guardiola e Mourinho) foram influenciados por Robson em suas respectivas trajetórias consagradas.