5 músicas de rock que abordam a causa LGBT

Além de hinos do pop, as músicas “Freedom”, de George Michael“I Will Survive”, de Gloria Gaynor; e “YMCA”, do Village People são reconhecidas como hinos da causa LGBT. Mas o que pouco se comenta por aí, no entanto, é a existência de alguns rocks que abordam a temática sob uma perspectiva menos romântica e mais obscura.

Pensando nesta realidade, listamos 5 músicas de rock que abraçam a causa LGBT. Pode ser que por um rude deslize da vida, você não tinha percebido a real do contexto da letra.

1. Rolling Stones – When The Whip Comes Down

Lançada no disco “Some Girls”, de 1978, a música “When The Whip Comes Down” é uma das mais densas da longeva carreira dos Stones. Sustentada por um rock vigoroso, a letra da canção narra a luta de um homossexual contra o preconceito.

2. Coming Clean – Green Day

Imortalizada no álbum “Dookie”, de 1994, “Coming Clean” é uma das porradas sonoras mais verdadeiras do Green Day. Escrita em tons autobiográficos, a letra da música fala sobre a bissexualidade que o vocalista e guitarrista Billie Joe Amrstrong descobriu na adolescência.

3. Bobby Brown – Frank Zappa

Presente no disco “Sheik Yerbouti”, de 1979, a faixa “Bobby Brown” apresenta um arranjo que é dos “menos pauleiras” de Frank Zappa. Em contrapartida, com a ironia típica de Zappa, a letra conta a história de um aluno rico, promissor e popular que se torna um homossexual deprimido.

4. Nobody’s Hero – Rush

Terceiro single do álbum “Counterparts”, que o trio Rush lançou em 1993, a dramática “Nobody’s Hero” fala sobre pessoas que morreram, mas não receberam a devida atenção. Uma das situações presentes na música é homossexualidade de homem chamado Ellis, amigo do baterista Neil Peart.

5. This Charming Man – The Smiths

Em 1983, os Smiths lançaram o single “This Charming Man”. A canção narra a história de um jovem que, num dia qualquer, conhece um homem mais velho e passa a nutrir interesse por ele. Com frases reflexivas