Alexandre Ribeiro apresenta recital de teorba na Casa da Música Poa

Na terça-feira, 8 de janeiro, às 19h, o paulista Alexandre Ribeiro apresenta um recital de teorba na Casa da Música Poa. A teorba (ou tiorba) é um instrumento de cordas criado na Itália no final do século XVI e utilizado tanto como instrumento acompanhante quanto como solista. O evento faz parte da série Recitais Extras Casa da Música Poa. O ingresso é uma doação para o artista, valor livre. A Casa da Música localiza-se na Rua Gonçalo de Carvalho, 22, próximo ao Shopping Total.

Série Recitais Extras Casa da Música Poa

Alexandre Ribeiro (teorba)

Dia 8 de janeiro, terça-feira, às 19h

Ingresso: doação para o artista, valor livre

Local: Rua Gonçalo de Carvalho, 22

Sobre a teorba

A teorba é um instrumento originário da Itália, do final do século XVI. Inicialmente, era um instrumento acompanhante. Posteriormente, passou a ser explorado em suas muitas peculiaridades como instrumento solista. Gozou de grande prestígio até o final do século XVIII, quando começou o seu declínio. Voltou à cena musical apenas na década de 1960. Apesar de ser bastante utilizado principalmente na Europa e nos EUA, a teorba tem poucos representantes no Brasil.

Sobre Alexandre Ribeiro

Alexandre Ribeiro, natural de Ribeirão Preto, é bacharel em violão erudito e pós-graduado em educação musical. É especializado em instrumentos de cordas dedilhadas antigas, em particular na teorba. Frequentou a EMMSP e o Núcleo de Música Antiga do CEM Tom Jobim. Foi bolsista em seminários no Brasil, Alemanha e Inglaterra. Premiado em editais do ProAC, SESI e Minc e nas edições X e XI do Concurso Nacional de Violão Souza Lima, hoje tem alunos premiados neste e em outros concursos. Já se apresentou como violonista, regente e teorbista no Brasil e na Europa. Integra o quarteto Los Impossibles. É professor de música e atua em projetos sociais como Guri Santa Marcelina e em ações culturais de concertos interativos. Com apoio do ProAC, Alexandre Ribeiro preparou, em 2013, a gravação de seu CD solo: Teorba.

 

Por: Guilherme Bartz