Espetáculo “Revolução Farroupilha, uma História de Sangue e Metal” fará apresentação para mil alunos da rede municipal

O espetáculo “Revolução Farroupilha, uma História de Sangue e Metal” realizará duas apresentações muitos especiais, no dia 18 de dezembro (terça-feira), no palco do Theatro São Pedro. Serão duas sessões, às 14h e às 16h, para mil alunos (500 crianças cada) de 20 escolas da rede municipal de Porto Alegre.

A Câmara de Vereadores da Capital, financiadora do projeto, contou com o apoio das secretarias municipais da Cultura e da Educação e da Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP), para viabilizar o transporte de alunos e professores. Segundo o presidente da Câmara de Vereadores da Capital, Valter Nagelstein, esse será um momento histórico de aproximação dessas crianças de espaços culturais: “O Legislativo Municipal fez um grande esforço para garantir a realização desse espetáculo e aproximar crianças da periferia, com muito pouco acesso à cultura do Theatro São Pedro, é fundamental. É descortinar um novo horizonte a elas, é provocar um encantamento e mostrar de forma lúdica, por meio do circo, dança, música e teatro, que um outro mundo é possível”.

“Revolução Farroupilha, uma História de Sangue e Metal”, baseado na obra Revolução Farroupilha (2015), de Luiz Coronel, com ilustrações de Danúbio Gonçalves, venceu o edital público da Câmara de Vereadores, no valor de R$ 350 mil. Recentemente foram realizadas três sessões gratuitas, todas lotadas, em um palco erguido na nova Orla do Guaíba.

A montagem multimídia, dirigida por Clóvis Rocha, reúne núcleos de circo (dirigido por Dilmar Messias), danças urbana e contemporânea (Carini Pereira e Gustavo Silva) e folclore gaúcho (Claudia Dutra, com o Grupo Andanças), música (João Maldonado) e teatro (Jessé Oliveira) e contou com o envolvimento de mais de 100 profissionais. A produção é de Lucida Desenvolvimento Cultural.

 

Por: Roberta Amaral