Camerata Lux Sonora celebra obras do período barroco em concerto

Foto: Neitor Corrêa

A Camerata Lux Sonora realiza neste sábado, dia 15 de dezembro, às 19h30min, no Auditório Eva Herz, na Livraria Cultura, em Porto Alegre, o último concerto da série que vem realizando ao longo deste ano.  Dirigido por Rafael Marques, o Lux Sonora celebra o repertório Barroco dos séculos XVII a XVIII, em seus concertos, época marcada pela crise dos valores renascentistas e que gerou uma nova visão de mundo, por meio de lutas religiosas e dualismo entre espírito e razão.

Para a realização da performance musical, o conjunto utiliza a instrumentação moderna, ancorando-se na pesquisa musical e interpretativa. Vale-se da poética que constitui a fascinante linguagem do referido período histórico, em que sonoridade, afetos, texto e a habilidade criativa dos músicos é evidenciada.

A cada concerto, um novo repertório é oferecido ao público, ampliando-se as possibilidades de fruição da proposta interpretativa do Lux Sonora. O repertório deste concerto faz uma imersão nas diferentes formas musicais do período barroco, quando está presente a escrita contrapontística, cânones, ornamentação, o baixo contínuo, danças e a ópera. É composto por obras de Bárbara Strozzi, Claudio Monteverdi, Henry Purcell, John Dowland, G.P. Telemann entre outros. Segundo Rafael Marques, o programa reunirá as peças que mais fizeram sucesso junto ao público ao longo dos quatro concertos realizados.

Com direção artística de Rafael Marques, o Lux Sonora é composto pelos seguintes músicos: Bruno Santos (flauta doce), Danielle Chaves (flauta doce), Elizander Dutra (fagote), Rafael Marques (flauta transversa), Luis Guerin (violino), Luiza Prohmann (contrabaixo), Lais Roman (violino) e Cuca Medina (mezzo soprano).

O Lux Sonora é uma realização do Instituto Popular de Arte-Educação – IPDAE, associação sem fins econômicos que reúne a Biblioteca Leverdógil de Freitas,  a Escola de Música Sandberg, o Museu Comunitário da Lomba do Pinheiro e o Memorial da Família Remião e da Fundação Cultural e Assistencial Ecarta.

SERVIÇO:

O Quê: Concerto da Camerata Lux Sonora

Quando: Dia 15 dezembro de 2018, sábado, às 19h30min

Onde: Auditório Eva Herz da Livraria Cultura (Bourbon Shopping Country, Av. Túlio de Rose, 80 – 302 – Passo d’Areia), Porto Alegre

Quanto: Ingressos no local ao preço de R$ 30,00 (Inteiro). Desconto de 50% para classe artística, idosos, estudantes, mediante apresentação de documento comprobatório.

Vendas: www.ingressorapido.com.br e na bilheteria da Livraria Cultura 

Outras informações:

Duração do show: 60 min.

Recomendação etária: livre

Ambiente climatizado | Estacionamento

Apoio Cultural: Viñeta | Silvia Abreu Consultoria Integrada de Marketing | Clemente Design |Fundação Ecarta

Realização: Instituto Popular de Arte-Educação – IPDAE

 

Por: Silvia Abreu