Espetáculo “90 Ceias” volta em cartaz no Sesc Canoas

Foto: Adriana Marchiori

Com a proximidade do mês de dezembro, a cidade se enche de decorações e o clima natalino já está chegando para aqueles que adoram as festividades de fim de ano. No Sesc Canoas não é diferente. O espetáculo de teatro 90 Ceias se apresenta no palco do Teatro do Sesc dia 01 de dezembro, trazendo além dos clássicos pinheiros e das reuniões familiares, uma reflexão sobre a passagem do tempo.

A peça coloca em cena três gerações de uma mesma família durante o ritual natalino, no qual a cabeceira da mesa é sempre ocupada pelas mulheres da casa.  Em meio a troca de presentes, fatos reais da história do Brasil exibidos na televisão e a trilha sonora composta por sucessos nacionais costuram as décadas apresentadas no espetáculo.

90 Ceias, que estreiou em 2017, surgiu dentro do Departamento de Arte Dramática da UFRGS, espaço com trajetória consolidada na formação de artistas gaúchos, e é trabalho de estreia da diretora Vitória Titton. Outro destaque do espetáculo é que os espectadores se tornam os convidados dessa festa natalina e se sentam junto ao atores, no palco, participando de diversos momentos desse ritual familiar. “90 Ceias é um convite ao público a se sentir parte da cena e desse encontro, num resgate às memórias dos seus próprios familiares e ceias de Natal”, defende a diretora. “com a última temporada do espetáculo notamos que ele sensibiliza públicos de diversas idades, cada um a sua maneira, então estamos ansiosos pela reação dessa nova plateia”, coloca Vitória.

 

Serviço:

O que: espetáculo 90 ceias

Quando: 01 de dezembro de 2018

Onde: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340 – Canoas)

Quanto: R$ 30 e R$ 15 (estudantes, idosos e Trabalhadores do Comércio – mediante apresentação do cartão SESC)

Classificação indicativa: 12 anos

Duração: 90 minutos

Contato para entrevistas: Vitória Titton – (51) 9 9137-5661

 

Sinopse:

Noventa ceias de Natal de uma mesma família serão atravessadas por essa obra cênica que representa em um mesmo espaço a trajetória de uma família entremeada a fatos do contexto brasileiro. Os espectadores dividem com os atores o palco que se faz casa de matriarcas, compartilhando de perto esse ritual que envolve a repetição de tradições, o absurdo do cotidiano, o peso das lembranças e muitas bolinhas de Natal. Dessa forma, com as estruturas teatrais à mostra, revela-se a mescla entre o aqui e o agora do acontecimento cênico e os outros tempos evocados pela memória.

 

Ficha Técnica

Direção: Vitória Titton

Elenco: Bruna Casali, Eriam Schoenardie, Lauro Fagundes, Marina Fervenza e Maurício Schneider.

Dramaturgia: O grupo, a partir do texto The Long Christmas Dinner de Thorton Wilder e das interferências dos colaboradores dos Laboratórios de Criação.

Dramaturgia final: Carina Corá

Colaboração artística: Ana Cecília Reckziegel e Marta Isaacsson

Criação de Luz: Thais Andrade

Operação de Luz: Ricardo Zigomático

Figurinos: Augusto Schnorr

Cenografia: Ricardo Zigomático

Trilha sonora pesquisada: o grupo

Edição de trilha sonora: Vinicius Zurawski

Operação de som: Vitória Titton

Fotos: Qex Bittencourt