Grupo Mú lança seu primeiro álbum “Nesse Mundo Maluco” com shows na Feira do Livro de Porto Alegre e na Feira Multipalco

Foto: Amanda Gatti

Uma deliciosa viagem cênica-musical elaborada especialmente para crianças de todas as idades, inclusive para aqueles adultos que cultivam em si sempre vivo este lado lúdico divertido infantil. É assim que o Grupo Mú vem encantando o público por onde passa apresentando o espetáculo “Nesse Mundo Maluco” que, do sucesso dos palcos, agora vira CD e leva o mesmo nome do show. Com lançamento oficial agendado para o próximo dia 11 de novembro, eles sobem ao palco em dois eventos que estarão acontecendo na capital: às 14h, na Feira do Livro de Porto Alegre, e às 17h, na Feira Multipalco, no Teatro São Pedro.

“Nesse Mundo Maluco” é feito de canções autorais que retratam a infância na sociedade dos dias de hoje e a relação da criança com o mundo. A conexão afetiva e educativa entre pais e filhos, a relação da criança consigo, com o próximo e o com o ambiente, sentimentos como o medo, coragem, tristeza, amor e alegria são alguns dos temas abordados nas 11 canções que compõe o disco. A gravação do material foi viabilizada através de uma campanha de financiamento que ficou ativa durante 45 dias e chegou a passar dos 100% de apoio, batendo com folga a meta pretendida, e garantindo, assim, todo custo de produção do projeto. A ideia agora é alcançar cada vez mais o público infantil daqui e de outros lugares, levando assim o trabalho musical a diversas cidades do país.

A bagagem artística e cultural de cada músico permitiu ao MÚ uma identidade original com influências diversificadas que, em termos rítmicos musicais, passeia pelos tradicionais ritmos brasileiros como: baião, samba, maxixe, xote, frevo, passando pelo pop, rock, reggae, rhythm n’ blues, ragtime e até pelo jazz. Esta mistura musical cultural pode ser vista também na formação do Grupo, que conta com os músicos:  Isaias Luz (vocal, violão, cavaco, banjo), Rodrigo Apolinário (vocal, teclado), e com os franceses radicados no Brasil, Marie Jafy (voz principal, percussão geral) e Yvan Etienne (vocal, saxofone, clarinete).

O tecladista e compositor das canções do disco, Rodrigo Apolinário, motivado por trabalhos anteriores como educador e músico, sempre desejou montar um projeto musical autoral que abordasse profundamente e criativamente o tema “Infância”. Dedicou-se, então, a realizar pesquisas através de bibliografias especializadas e a observar e se relacionar sensivelmente com as crianças justamente com esta finalidade de refletir as relações, comportamentos, processos educativos, cultura e desenvolvimento infantil. Dessa experiência acumulou conhecimentos, práticas e sentimentos, transformando todo este material em criações artísticas do grupo.

Os shows deste domingo celebram o sucesso da campanha de financiamento coletivo, o lançamento do CD e ainda os quase dois anos de projeto, que eles comemoram em janeiro do próximo ano. Segundo Rodrigo, eles têm motivos de sobra para comemorar – “ Temos o desejo de levar a crianças e adultos, sentimentos e informações que retratam a infância por meio de uma linguagem poética, e por isso ficamos muito felizes em lançar este CD na 64ª Feira do Livro. Além disso, aproximar as pessoas como uma ação cultural comunitária em torno do teatro mais antigo e importante da cidade, o teatro São Pedro; e poder ser a atração artística principal do dia na concha acústica, é também uma razão para comemorarmos esta nova fase e por já começarmos com o pé direito nestes dois eventos de tamanha importância cultural na cidade”.


Sobre o Grupo MÚ

O Grupo MÚ foi formado em janeiro de 2017 por quatro músicos: dois brasileiros – Rodrigo Apolinário e Isaías Luz e dois franceses com visto permanente no Brasil – Marie Jafy e Yvan Etienne. O propósito do grupo é criar e apresentar vivências e espetáculos cênico-musicais com canções autorais abordando a infância e seus desafios na sociedade moderna, voltados tanto ao público de crianças como de adultos.

Foto: Amanda Gatti

A bagagem artística e cultural de cada músico permitiu ao MÚ uma identidade original com influências musicais diversificadas que, em termos rítmicos musicais, passeia pelos tradicionais brasileiros como baião, samba, maxixe, xote, frevo, até o pop, rock, reggae, rhythm n’ blues, ragtime, jazz, entre outros.

Há cerca de quatro anos atrás, Rodrigo Apolinário, motivado por trabalhos anteriores como educador e músico, sonhou com a montagem de um projeto musical autoral que abordasse profundamente e criativamente a infância. Dedicou-se, a partir de então, a realizar pesquisas bibliografias, de filmes, a observar e se relacionar sensivelmente com as crianças com a finalidade de refletir as relações, comportamentos, processos educativos, cultura e desenvolvimento infantil.

Dessa experiência acumulou conhecimentos, práticas e sentimentos formando material para as criações artísticas do grupo. Algumas obras consultadas para a criação das canções e espetáculo: “A psicanálise dos contos de fada”, de Bruno Bettelheim; “O Tao da Música”, de Carlos D. Fregtman, e “O homem e seus símbolos”, de Carl Jung. Filmes: Kirikuo, Divertidamente, O Menino e o Mundo, O gatoro Cósmico, Criança a Alma do Negócio Três dos quatro membros do MÚ moram na “Comuna do Arvoredo”, comunidade urbana formada por três casarões tombados no centro histórico de Porto Alegre, reconhecida como ponto de cultura alternativo. A formação do grupo deu-se pela relação musical e afetiva que os membros já possuíam, por terem valores, práticas e visões de mundo em comum e realizado outros projetos musicais nos últimos cinco anos.

Atualmente o Grupo MÚ possui cerca de 40 canções compostas e outras mais em processo, abordando variados temas que envolvem a infância e sociedade, como valores humanos, sentimentos das crianças, consumismo, bullying, intolerância, relações entre pais e filhos, relação da criança com o mundo, com os outros, com os objetos e consigo, psicologia infantil e adulta, mitologias e psicologia, filosofia oriental, comportamentos, brincadeiras, entre outros.

  Serviço:

O que: Grupo Mú lança seu primeiro álbum “Nesse Mundo Maluco” neste domingo com shows na Feira do Livro de Porto Alegre e na Feira Multipalco

Quando: 11 de novembro (domingo), às 14h e às 17h

Onde: Na Feira do Livro de Porto Alegre (Praça da Alfândega – Centro) e na Feira Multipalco (Praça da Matriz – anexo ao Teatro São Pedro).

Ingressos: Entrada Gratuita

 

Por: Camila Sequeira