O jazz da francesa Mina Agossi chega a Porto Alegre

No dia 16 de novembro, às 18h30, a Aliança Francesa de Porto Alegre promove um show de jazz com da cantora francesa Mina Agossi. O espetáculo acontece no Auditório Barbosa Lessa do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223). A entrada é franca.

Francesa de origem do Benim, Mina Agossi traz ao Brasil seu estilo único de jazz contemporâneo. Com sua extensa bagagem cultural, une o jazz à riqueza dos ritmos africanos, caribenhos e europeus. Iniciou sua carreira como cantora no início dos anos 1990, tendo acompanhado por 10 anos o famoso saxofonista norte-americano Archie Shepp, além de colecionar colaborações com o pianista Ahmed Jamal.

Com 14 álbuns lançados, a música de Agossi é marcada pela falta de instrumentos harmônicos e a cantora se apresenta em trio, com apenas percussão e baixo como acompanhamento para sua voz. Em seu último álbum, UrbAfrika, Agossi busca retornar às “energias orgânicas” do Benim,  explorando a tradição musical do país e os ritmos africanos atuais, urbanos e conectados com o mundo.

O show de Mina Agossi é realizado pela Aliança Francesa de Porto Alegre e pelo Ministério da Cultura (MinC) por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Rouanet), com patrocínio da Timac Agro e apoio da Delegação Geral da Aliança Francesa no Brasil e da Câmara Rio Grandense do Livro.

O jazz de Mina Agossi

Sexta, 16 de novembro de 2018, às 18h30

Auditório Barbosa Lessa – Centro Cultural CEEE Erico Verissimo

Rua dos Andradas, 1223

ENTRADA FRANCA

 

Por: Julia Assef