Luau comemora 25 Anos do Fumproarte

Foto: Alexandre Eckert/SMC PMPA

O Fundo de Apoio a Produção Artística e Cultural de Porto Alegre, Fumproarte, comemora 25 anos de existência, com um luau na casa do Fumproarte (avenida Venâncio Aires, número 67) na quinta-feira, 8 de novembro,  a partir das 19h.  A festa, promovida no quintal da sede, reúne o músico Paulinho Rícoli e o Grupo Atimonautas de Teatro de Bonecos.

Também integra a homenagem, a inauguração de um novo espaço de exposições com a mostra fotográfica  do Foto Clube Porto-Alegrense que reuniu seus associados para expor fotografias que retratam Porto Alegre. A iniciativa  colabora diretamente com a promoção da arte fotográfica na cidade.

Luau – O músico Paulinho Rícoli, que também comemora 25 anos  de carreira, apresenta composições de sua autoria e que são relacionadas à capital. O show musical é rico em referências da cidade e proporciona a experiência de luau ao público. O Grupo Atimonautas de Teatro de Bonecos complementa as participações artísticas com uma performance que interage com o público e com a casa sede do Fumproarte.

A ocasião também é marcada pela divulgação da continuidade do bem sucedido plano de recuperação financeira do Fundo Municipal e da retomada dos editais do Fumproarte. Embora a prioridade seja o pagamento, que está em pleno andamento de dívidas antigas, serão anunciados dois editais que contribuem com associações sem fins lucrativos e com objetivos artísticos. Os editais somam o valor de R$ 20 mil reais e terão uma aplicação estratégica para necessidades de organizações da sociedade civil, voltadas para iniciativas artísticas, que procuram o Fumproarte para solicitar apoios.

Paulinho Rícoli
Músico compositor, intérprete, letrista, violonista, arranjador e produtor musical. Profissional desde 93. Tem passagem por festivais e atuou em centenas de bares e casas de shows do estado. Em Porto Alegre, durante os 10 anos em que residiu, permeou a cena cultural com projetos no Teatro de Arena, Fnac BarraShoppingSul, , Casa de Cultura Mário Quintana e  no primeiro Festival de Esquetes de Humor. Na Casa de Teatro apresentou o projeto Soulrocksambareggaeblues, com Bettina Müller e outros artistas idealizou o Luzes da Ribalta no Teatro Renascença. Gravou o clipe No Divina na cidade Baixa. No Filme sobre um Bom Fim de Boca Migotto apresenta a canção Bom Fim. Integrou a Farra de Teatro e foi o primeiro vocalista da banda Moog durante seis anos tocando durante anos no Bar Opinião e outras casas. Sua música A senda integra o CD Coletânea Rock Bandas Gaúchas. Sua canção Nós foi 2° colocada no primeiro Festival Chance dentre 3500 bandas. Tem o projeto de educação musical Geleia Real com Tiago Rosa. É idealizador do Projeto Toca o Teu Som que  revela novos talentos musicais.

Atimonautas 
O nome Atimonautas é sugestivo: átimo (fração de tempo) + Nauta (viajante). Estimulados pelas experiências pessoais do 5º Fórum Social Mundial realizado em Porto Alegre, uma equipe composta de artistas, educadores e técnicos criou o grupo de bonequeiros que tem como característica básica a linguagem teatral, mais especificamente a do Teatro de Animação Contemporâneo. Em 2016 o grupo se destacou com a peça O Urso com Música na Barriga, baseada na obra de Érico Veríssimo e dirigida por Arlete Cunha. A montagem foi financiada pelo Fumproarte. Em 2018 o grupo integrou o projeto (DE)COLAGEM patrocinado pela Oi Futuro através da Lei de Incentivo à Cultura do Rio Grande do Sul.

Foto Clube Porto-alegrense
O Foto Clube Porto-alegrense foi fundado em abril de 2018 com o objetivo de reunir fotógrafos que possuem o propósito de promover a arte da fotografia em Porto Alegre. Em fase de expansão o Foto Clube Porto-alegrense conta com 20 sócios e pretende ampliar o seu quadro em 2019. Como associação de artistas a entidade não possui fins lucrativos e já está realizando suas primeiras ações como um Curso de Fotodocumental e uma exposição fotográfica na Casa de Cultura Mário Quintana.

25 anos do Fumproarte
Luau na quinta-feira, 8 de novembro,  a partir das 19h
Sede do Fumproarte (av. Venâncio Aires,  67)
Mostra Foto Clube Porto-alegrense
Paulinho Rícoli
Atimonautas