Canoas recebe a primeira edição do Dia Internacional da Animação

Canoas entra no mapa das cidades que participam do Dia Internacional da Animação, mostra de curta-metragens de desenhos animados nacionais e internacionais, oficialmente prestigiado no dia 28 de outubro em centenas de cidades do Brasil e em mais dezenas de países ao redor do mundo.

Nesta primeira edição, em virtude das eleições nacionais na mesma data, a realização da mostra oficial será realizada em Canoas no dia 27 de outubro, e já na sua estreia no município, o evento ainda promove Mostras paralelas de cinema em espaços culturais, para escolas e comunidade.

Na sexta-feira, 26, o evento será realizado na Praça CEU, no bairro Rio Branco, e terá foco nas crianças. A organizadora da mostra na cidade, a Produtora Monique Leotte Mendes, explica o porquê da escolha: ” Muitas destas crianças não tiveram a oportunidade de viver a experiência com o cinema e fomentar a prática desde cedo garante a formação de um público que vai valorizar mais a cultura como um todo. O cinema independente de idade é uma importante ferramenta para debates e para reflexão social, histórica e política. Ele contribui para a mudança social”.

No sábado, 27, mais uma mostra paralela será realizada, desta vez na ONG “Transformando Dor em Amor”, no bairro Rio Branco. E, mais tarde, a Mostra Oficial ocorrerá também no sábado, na Casa das Artes Villa Mimosa, das 19h às 21h, com exibição dos curtas-metragens selecionados para Mostra Nacional e Internacional. Após exibição dos curtas, ainda teremos um painel de discussão sobre animação.

O projeto é viabilizado através de leis de incentivo por meio de editais do Ministério da Cultura e Secretaria do Audiovisual, via Fundo Nacional da Cultura. Em Canoas, conta com o apoio da ONG Transformando Dor em Amor, da Secretaria de Cultura de Canoas e do Colegiado de Cinema de Canoas.

 

Confira a programação completa:

Mostras Paralelas:

Dia: 26 de outubro

Público: Escolas Municipais de Canoas

Local: Praça CEU – Complexo cultural e esportivo Mahatma Gandhi

Rua Montenegro, 1058, bairro Rio Branco

Horário manhã/tarde

8h às 9h30 – Sessão 01 -Mostra infantil

10h às 11h30 – Sessão 2- Mostra Infantil

14h às 15h30 – Mostra Infantil

 

Dia: 27 de outubro

Público: Comunidade em geral

Local: Espaço da ONG “Transformando Dor em Amor ”

Rua 13 de maio 227, bairro Rio Branco

Horário: 10h às 11h30 – Mostra Infantil

 

Mostra Oficial

Público:  comunidade em geral

Horário: 19h às 21h – Mostra Nacional e Internacional

21h às 22h – Painel sobre “Animação para todas as idades” que contará com a presença de profissionais da área.

Local: Casa das Artes Villa Mimosa

Av. Guilherme Schell, 6270- Centro

 

Sobre o evento

Desde 2004, a Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), realiza o Dia Internacional da Animação (DIA), que é o maior evento de exibição simultânea do país. A comemoração também acontece em dezenas de países, tais como, EUA, França, Portugal Coreia do Sul, Egito, Austrália, Japão, entre outros, celebrando a data em que ocorreu a primeira exibição de imagens animadas no mundo.

O evento gera a integração cultural em todas as regiões do país, mobilizando diversas comunidades e facilitando a inclusão e o acesso da população à cultura. Uma das grandes características do Dia Internacional da Animação é a exibição de filmes não só nos grandes centros, como também em muitas cidades do interior do Brasil que não tem salas de cinema.

Nos últimos anos, houve algo próximo de 100 mil espectadores, porém, essa é uma conta que não tem como ser exata, uma vez que acontece de forma absolutamente gratuita e em lugares alternativos e acessíveis, como escolas e praças públicas.

Neste ano, um dos destaques é o curta Torre, dirigido por Nádia Mangolini e premiado no Festival de Cinema de Gramado com os Kikitos de “Melhor filme do público”, “Melhor filme pela crítica” e “Melhor direção de arte pelo júri oficial”. O evento também disponibiliza para as cidades participantes versões da Mostra Nacional com os recursos de Audiodescrição, LIBRAS e legendagem, possibilitando o acesso de deficientes auditivos, visuais, além de pessoas com síndrome de down e autismo.

Classificação Indicativa: Mostra Infantil: livre. Mostra Nacional e Mostra Internacional: Não recomendado para menores de 12 anos.