Felipe Karam realiza show de lançamento de seu primeiro CD solo no dia 7/11 no Teatro do Sesc

Foto: Gabriel Souza

Depois de promover uma movimentada campanha de financiamento coletivo nas plataformas digitais para finalização de seu primeiro álbum solo, Felipe Karam (violino de 5 cordas ) realiza o show de lançamento do CD “De Sol a Sol“, no próximo dia 7 de novembro, quarta-feira, às 20h, no Teatro do Sesc, em Porto Alegre, com entrada franca. Karam estará acompanhado de Max Garcia ao violão, Everson Vargas no contrabaixo acústico e Sandro Bonato na bateria. Contará com as participações especiais de Samuca do Acordeon, Flávia Domingues no alaúde e Bruno Coelho na percussão.

O repertório do show consiste na execução das 11 faixas do novo disco, que abrange vários gêneros musicais, como choro, samba, jazz, ritmos regionais e composições autorais. Por sua extensa atividade internacional, o violino de Felipe combina as raízes da música latino-americana com a sonoridade do jazz, resultando no que pode ser chamado de World Music, aliado a um toque de virtuosismo, solos improvisados e ousadia.

O disco

No seu primeiro álbum solo, Felipe Karam homenageia o mestre Dominguinhos, relê “Ingênuo”, de Pixinguinha, numa versão exclusiva de violino solo, contempla composições de amigos como “O Forró do Zeu”, de Zeu Azevedo, “Brisa do Mar” de Luiz Morais (violão 7), divulga composições em parceria como “Bom Pra Karam”, com Samuca do Acordeon, e apresenta sua interpretação inédita de compositores consagrados, como Hermeto Pascoal.

Felipe Karam transita por vários gêneros musicais, como frevo, choro, baião, jazz, música árabe, danças irlandesas, entre outros ritmos, que representam a síntese de uma trajetória musical nacional e internacional com mais de 20 anos de busca incessante por uma sonoridade própria. Ao todo, foram quatro anos de envolvimento com a finalização do álbum.

“De Sol a Sol” foi gravado no Estúdio Móvel Felipe Karam pelo próprio artista e por Neemias Santos e no Chalk Farm Studios, London- UK, por Peter Michaels. A direção musical é de Felipe Karam e Neemias Santos e a produção executiva é de Juliette Sabrina Bavaresco. O CD está disponível nas seguintes plataformas: Spotify, Itunes,Soundcloud e Deezer.

Sobre Felipe Karam

Violinista, compositor e improvisador, Felipe Karam é referência na música instrumental, além de transitar entre vários gêneros musicais. É considerado um artista de World Music, pois domina gêneros como jazz, música árabe, irish music, e, ainda, choro, samba e diversos ritmos regionais solados ao violino de 5 cordas, fato que o coloca entre os violinistas mais autênticos da cena musical brasileira. As suas composições também são influenciadas pela música tradicional do Leste Europeu, gypsy jazz e klezmer.

Natural de Porto Alegre, Felipe Karam é bacharel em violino pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e mestre em “Music Performance” pela City University of London, sob orientação do violinista cubano Omar Puentes. Tem se dedicado a adaptar o violino para a música popular brasileira, com base em ritmos tradicionais, como choro, samba, chacarera, milonga e baião. Sua trajetória inicia em 1998, com o Café Acústico, grupo agraciado pelo Prêmio Açorianos (Melhor Grupo de MPB – 1999 e 2000) e vencedor do Festival de Música de Porto Alegre.

A partir de 2004, dá início à sua carreira internacional, dividindo-se entre Brasil, Inglaterra e Estados Unidos. As formações de maior relevância artística, com discos, turnês e premiação, foram Pocket Caravan, Grupo Caratinga de Choro e Samba e Brazilian Ensenble (Prêmio Funarte Concertos Didáticos 2012), contratado pela Live Music Now, por seis anos, para realizar mais de 60 concertos e oficinas ao ano, passando por Reino Unido, Oriente Médio e Amazônia brasileira.

Entre os projetos de importância internacional, também se destacam Capital do Samba e Forró Daki Band. Em Porto Alegre, Trio Surdina Pampeano, Choro do Pampa, Camerata Pampeana, de Tasso Bangel (integração e gravação do DVD “Alma Farroupilha”), e Musical Estação Brasil.

Nos últimos anos, foi aceito pelo programa de intercâmbio de professores, recebendo a bolsa Fulbright Scholar in Residence Award, para ministrar a disciplina “História e Apreciação da Música Latino-Americana” no Departamento de Música do Naugatuck Valley Community College, em Waterbury, Connecticut, EUA, entre 2016 e 2017.

Atualmente, reside em Porto Alegre-RS e dedica-se ao seu trabalho solo, violino de cinco cordas, influenciado pela música tradicional do Leste Europeu, gypsy jazz e klesmer, e explora em suas composições a fusão destes ritmos com as raízes brasileiras.

Em sua discografia, Felipe tem três discos lançados de músicas autorais com o grupo Pocket Caravan, formado por Peter Michaels, Anselmo Netto e Matheus Nova, e um disco de choro e samba com o grupo Caratinga, em que executa, na maior parte das vezes, violino de quatro e cinco cordas, rabeca e, no último, também o cavaquinho, ambos gravados e lançados em Londres. O primeiro demo de sua carreira foi aos 18 anos de idade, em Porto Alegre, ainda com o grupo Café Acústico.

 

Canais virtuais do artista:

www.felipekaram.com

https://www.facebook.com/felipekaramviolinopopular/

 

Vídeoclip:

https://www.youtube.com/watch?v=-0j_bp35fdM

 

SERVIÇO:

O QuêShow de lançamento CD “De Sol a Sol”, de Felipe Karam

Onde: Teatro do Sesc | Avenida Alberto Bins, 665, Bairro Centro, Porto Alegre-RS

Quando: 7 de novembro de 2018, quarta-feira, às 20h. Recepção dos convidados e apoiadores no hall superior, a partir das 19h

Quanto: Entrada franca

Duração: 1h30min

Classificação: livre

 

Apoio: Vila Flores | Sesc POA | Escola de Música Tio Zequinha | Beer Box

 

Por: Silvia Abreu