Museu de Arte Contemporânea inaugura duas exposições no próximo dia 23

Foto: Helena dAvila

O Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MAC) inaugura no dia 23 de outubro, às 19h, duas exposições: “Territórios Adulterados”, da artista visual Helena d’Avila, e “Mukabata”, do fotógrafo catarinense Eneleo Alcides. As mostras podem ser visitadas até o dia 21 de novembro, na Sotero Cosme Gallery e Sala Xico Stockinger, ambas no 6º andar da Casa de Cultura Mario Quintana.

Com curadoria de Ana Zavadil, “Territórios Adulterados” apresenta um recorte com 21 trabalhos da artista, onde são usadas a apropriação e a colagem. “A colagem apresenta-se hoje como uma ferramenta atemporal, pois amarra o presente e o passado em um novo registro visual. Usando tapetes comprados em lojas para transformar sua pintura, Helena d’Avila fez um inventário deles com flores para expressar códigos relacionados com a vida e a morte. O espectador é puxado para decifrar o mundo de possibilidades de significados que não se completam por inteiro porque as metáforas criadas são sutis. Ela foi incansável na produção de enigmas e na criação de diálogos entre as obras”, explica a curadora.

Já “Mukabata”, que tem curadoria de Rosângela Miranda Cherem e Fabrício Tomazi Peixoto, traz um conjunto de fotografias e vídeos capturados nos altos dos rios Tarauacá e Jordão, fronteira do Brasil com o Peru, na Amazônia Ocidental. “Trata-se de um olhar estrangeiro lançado sobre um grupo nativo de origem pré-colombiana, expondo suas familiaridades e também o estranhamento provocado pelo encontro interétnico e da improbabilidade dessa comunicação”, destaca Eneleo.

Foto: Helena dAvila

SERVIÇO
Exposições “Territórios Adulterados”, da artista visual Helena d’Avila, e “Mukabata”, do fotógrafo Eneleo.
Abertura: 23 de outubro | Terça-feira | 19h.
Visitação: 24 de outubro a 21 de novembro | Terça a sexta das 9h às 18h30, e sábados, domingos e feriados das 12h às 18h30.
Local: “Territórios Adulterados” na Sala Xico Stockinger e “Mukabata” na Sotero Cosme Gallery – 6º andar da Casa de Cultura Mário Quintana (Rua dos Andradas, 736).
Entrada gratuita.

Por: Roberta  Amaral