Espetáculo circense e música eletrônica na Casa de Cultura Mario Quintana

Foto: Anderson Astor

“Kairós” é uma viagem no tempo e uma reflexão sobre as nossas essências, que de espectadores nos tornamos artistas. O espetáculo “Kairós” traz o ego à cena, onde é posto em prova e disputado entre os artistas Dominique Martins e Zeca Padilha. Através das incríveis habilidades circenses de acrobacia, malabares e equilibrismo o público de todas as idades se diverte durante 30 minutos de apresentação. O espetáculo circense será apresentado no dia 18 de outubro (quinta-feira), às 12h30, no Palco Elis Regina da Travessa dos Cataventos.

O Jardim Lutzemberger será o palco para o show do duo eletrônico CCOMA, às 18h30. O grupo gaúcho explora as possibilidades musicais das fronteiras do sul do Brasil com sonoridades inspiradas pelos sons da natureza. No novo show, o percussionista e produtor Luciano Balen e o trompetista e também produtor Roberto Scopel remixam músicas de seus cinco álbuns e incorporam músicas de raiz de diferentes regiões da América do Sul ao som de sintetizadores. Neste novo espetáculo, pequenos filmes produzidos pelo próprio duo ganham sincronia com as músicas que juntam tambores, e sons captados nas indústrias de Caxias do Sul, cidade natal do grupo.

O Plano Anual de Atividades 2018-2019 da CCMQ tem incentivo da Lei Rouanet, patrocínio do Banrisul, gestão e planejamento da Cida Cultural e realização da Casa de Cultura Mario Quintana, Associação dos Amigos da Casa de Cultura Mario Quintana e do Ministério da Cultura/Governo Federal.

 

Sobre os artistas:

Foto: Samira Lemes

Dominique Martins é artista circense há mais de dez anos, se dedica às técnicas de contorcionismo, de parada de mãos, malabares, acrobacias, palhaço e produção cultural. Inicia sua trajetória artística circense em 1999 na cidade de Porto Alegre. Logo após passa um período de quatro anos estudando circo na cidade do Rio de Janeiro onde se profissionaliza. Já foi contemplada com projetos em editais como Carequinha e Artes nas Ruas da FUNARTE e Fumproarte na cidade de Porto Alegre. Atualmente é estudante de Educação Física na UFRGS em Porto Alegre. Tem experiência como professora de arte circense com crianças e adultos de diversas modalidades como acrobacia aérea, acrobacia de solo e malabares, sendo sua especialidade as aulas de contorção e ginástica acrobática. Já apresentou variados campos de atuação das artes circenses como circos de lona, teatros, emissoras de televisão, festivais e espaços públicos. Realizou turnês pelas principais cidades do Brasil e outros países como Argentina, Paraguai, Guiana Francesa, Croácia, Bulgária e Portugal.

Zeca Padilha é ginasta e artista de circo, que durante anos integrou o Cirque du Soleil. Padilha conta com duas décadas de experiência como atleta, tanto que treinou na seleção brasileira de ginástica e competiu na ginástica artística. Posteriormente migrou para a modalidade de trampolim, participando também de competições em alto nível. Desses 20 anos, quatro anos foram dedicados como integrante do Cirque du Soleil, tendo viajado para apresentações no Canadá, Estados Unidos e México”. Atualmente, ele é acrobata da Cia Rudá, de São Paulo, que no ano passado viajou pelo Brasil apresentando o espetáculo – Rudá, Um Sonho Real.

Ficha técnica espetáculo “Kairós”:

 

Diretora: Claudia Severo

Elenco: Dominique Martins e Zeca Padilha.

Figurino: Concepção Coletiva

Foto: Samira Lemes

 

Sobre o CCOMA:

O duo eletrônico CCOMA (antigamente conhecido como Projeto CCOMA) é formado pelo trompetista e produtor Roberto Scopel e pelo percussionista e também produtor Luciano Balen. A dupla tem como matéria-prima a música produzida eletronicamente, utilizando-se de elementos orgânicos como percussão, trompete, flugel horn e acordeom.

Em sua trajetória, o CCOMA já realizou três turnês pela Europa, apresentou-se em importantes festivais pelo Brasil como MIMO, RecBeat, Satélite 061, Cena Contemporânea, El Mapa de Todos e Festival Bras. de Música de Rua. Além disso, nos três álbuns mais recentes, foi finalista do Prêmio da Música Brasileira, vencendo em 2013 com o álbum Peregrino, na categoria Álbum Eletrônico.

 

Serviço – Programação 18 de outubro na Casa de Cultura Mario Quintana:

“Kairó” – CIRQUINTANA

Hora: 12h30

Local: Palco Elis Regina (Travessa dos Cataventos)

Entrada gratuita

CCOMA – MÚSICA NO JARDIM

Hora: 18h30

Local: Jardim Lutzemberger (quinto andar)

Entrada gratuita

Todas as atividades são gratuitas e tem a realização do Ministério da Cultura e Governo Federal.

 

Por: Otto Herok Netto