Fabio Luz é a próxima atração na Série Pianíssimo

No domingo, 14 de outubro, às 18h, o pianista Fabio Luz (Itália/Brasil) apresenta um recital com obras de Joseph Haydn (1732-1809), Claude Debussy (1862-1918) e Maurice Ravel (1875-1937). A apresentação faz parte da Série Pianíssimo Casa da Música Poa. O ingresso é uma doação para o artista, valor livre.

Na segunda-feira, dia 15 de outubro, entre 9h-12h e 14h-17h, Fabio Luz também ministra masterclasses de piano para estudantes. Ativos pagam R$100 e ouvintes, R$30. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail: casadamusicapoa@hotmail.com. Ambos os eventos ocorrem na Casa da Música, localizada na Rua Gonçalo de Carvalho, 22, próximo ao Shopping Total.

Série Pianíssimo Casa da Música Poa

Recital de piano com Fabio Luz (Itália/Brasil)

Dia 14 de outubro, domingo, às 18h

Ingresso: doação para o artista, valor livre

Obras de Haydn, Debussy e Ravel

Local: Rua Gonçalo de Carvalho, 22

 

Biografia

Considerado pela crítica internacional como um dos melhores intérpretes de sua geração, Fabio Luz foi membro do júri de importantes concursos internacionais, dentre os quais os de Hamburgo (2013), Genebra, Casale Monferrato “Soliva”, Lagonegro, o de Composição ICOMS de Turim, entre outros. Fabio Luz atuou sob a regência de Ligia Amadio (com a Orquestra Sinfônica Nacional, no 3º Concerto de Villani-Côrtes), Guilherme Bernstein (no Concerto em sol de Ravel e no 2º Concerto para piano de Rachmaninoff com a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa – Rio de Janeiro; Mozart com a Orquestra Sinfônica da Unirio – Sala Cecília Meirelles, em abril de 2017), além dos maestros Baciu, Conta, Oschanitzky, Celibidache, von Abel, Peyretti, Farias, Real, Ostergren, Andreescu, Nanut, João Maurício Galindo (Ravel – Concerto em sol; Mozart – Concerto K466, em Tatuí, em 2014, 2017), Mathauser, Noheil, Semolini e Dênis Vieira. Apresentou-se em recitais e concertos no Teatro Regio, no Auditorium RAI, no Circolo degli Artisti e no Conservatorio Verdi de Turim, nos Festivais “Piemonte in Musica”,  “Torino Settembre Musica”, junto à Società del Quartetto di Bergamo, na Bienal de Veneza, na Villa Medici “Il Vascello” em Roma, no Conservatório de Bern, no Festival de Konstanz, no Gasteig de Munique (Sala Carl Orff), no Teatro São Carlos de Lisboa, no Lisinsky de Zagreb, entre outros, além de grande parte das mais importantes salas de concerto brasileiras, contando cerca de mil concertos realizados. Recentemente, apresentou-se na Musikschule Konstanz, no Pianofest de Hamburgo, na série Fazioli – La Gioiosa Musa em Treviso, na Sala Jardel Filho – Centro Cultural São Paulo, no Auditorio Orpheus de Turim, na Sociedade de Eubiose em São Paulo e no Conservatório de Tatuí – Teatro Procópio Ferreira.

Seu extenso repertório compreende as obras integrais de Debussy e Ravel. Fabio Luz é Mestre em Música Francesa pela Université Musicale Internationale de Paris. No Brasil, sua discografia é produzida pela L’Art – Rio de Janeiro, e seu último CD é dedicado aos 4  Scherzos e 4 Improvisos de Chopin, e foi reeditado na Itália em 2009. Vittorio Viggiano Editore publicou o Álbum para a juventude “Il Giardino degli Angeli” de Fábio Luz e, ainda em 2010, uma coletânea de Doze Peças Célebres transcritas por ele para piano solo.

Desde o Primeiro Prêmio do Concurso Nacional da Bahia em 1977, seguido do Prix International Debussy na França em 1978, até o mais recente Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte – “Melhor Recital do Ano”, grande parte de sua atividade tem sido dedicada à divulgação de obras de autores contemporâneos (Almeida Prado, Dusan Bogdanovic, Claudio Gregorat, Osvaldo Lacerda, Nílson Lombardi, Willy Merz, Michel Philippot, Marcus Siqueira, Edmundo Villani-Côrtes, entre outros), muitas das quais são escritas para ele e cuja análise tem sido tema de conferências, seminários e masterclasses na Europa, nos Estados Unidos e no Brasil. Fabio Luz é professor regularmente convidado pelas universidades de São Paulo (USP, UNESP, UNICAMP), Curitiba (Universidade Positivo), Rio de Janeiro (Escola de Música da UFRJ), Kansas, Iowa, Freiburg, Turim, etc. De 2003 a 2011, suas masterclasses tiveram lugar  no Castello di Cortanze, na Itália. Desde agosto de 2013, seu curso de aperfeiçoamento e excelência em piano tem tido lugar no âmbito do Festival del Golfo de San Marco di Castellabate (Salerno). A partir de 2006, foi coordenador do departamento de piano da Escola Superior “Città della Musica e del Teatro” em Penne (Pescara). Desde 2010, é presidente da Fundação Franz Liszt, com sede na França.

 

Por: Guilherme Bartz