Abertas inscrições para Açorianos de Literatura 2018

Porto Alegre, RS - 15/08/2017 Prêmio Açorianbos de Literatura abre inscrições Foto: Maicol Morales/Divulgação PMPA

As inscrições para a 25 ª edição do Prêmio Açorianos de Literatura estão abertas até o dia 23 de novembro.  Podem participar livros literários, de ensaios ou em categoria especial, editados por autor nascido ou residente em Porto Alegre e/ou editora porto-alegrense. Concorrem as obras com primeira edição desde janeiro de 2017 ou até o final do período de inscrições conforme a data constante na ficha catalográfica impressa na obra.

A Coordenação do Livro e Literatura (CLL) da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) recebe as inscrições até o dia 23 de novembro, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 9h às 12h e das 14h às 18h, na avenida Erico Veríssimo, nº. 307 – Menino Deus,  mediante preenchimento da ficha de inscrição em anexo no edital e entrega de sete exemplares do livro. Para as inscrições enviadas pelo correio vale a data do carimbo da postagem na agência. O edital completo estará à disposição dos participantes junto à Coordenação do Livro e Literatura, na página da Secretaria da Cultura, Editais e na página de Facebook Coordenação do Livro

O troféu Açorianos de Literatura, criado pelo artista plástico Xico Stockinger, será concedido a critério dos Júris Específicos e do Júri Final, às melhores obras entre as inscritas, exceção feita à categoria de Destaques Literários, para a qual não há inscrição prévia, nas categorias: infantil, infantojunvenil, poema, conto, crônica, narrativa longa (ficção: romance ou novela), ensaio de literatura/humanidades e especial. Entre os vencedores das categorias, será indicado o Livro do Ano, e ainda poderão ser premiados os Destaques Literários.

Os Destaques poderão ser conferidos à Livrarias, Editoras, Projetos de incentivo e divulgação do livro e da leitura, veículos de comunicação (jornais, revistas, TV’s, rádios, sites, blogs, páginas de Facebook, etc.), conforme indicação espontânea dos júris. A divulgação dos vencedores será realizada no evento “Noite do Livro”, em data a ser marcada para o 1º semestre de 2019.

Cronograma

Inscrições: de 1º de outubro a 23 de novembro de 2018.

Avaliação e seleção das obras finalistas: de 3 de dezembro de 3018 a 25 de fevereiro de 2019.

Divulgação das obras finalistas: a partir de 28 de fevereiro de 2019.

Seleção das obras vencedoras: primeira semana de março

Cerimônia de entrega dos Prêmios: a partir da 2ª quinzena do mês de março de 2019, em data a ser definida pela SMC.

Edital completo no link: http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/smc/usu_doc/2018editalliteratura.doc