Angela Maria, uma das melhores vozes da MPB, morre aos 89 anos

A cantora expoente da Era do Radio, Angela Maria, morreu na noite deste sábado (29) aos 89 anos. A informação foi confirmada pelo marido da cantora, o empresário Daniel D’Angelo, em vídeo postado na página oficial da cantora no Facebook.

É com o coração partido que eu comunico a vocês que a minha Abelim Maria da Cunha e a nossa Angela Maria partiu. Foi morar com Jesus”, disse D’Angelo. “Ela teve uma trajetória de 34 dias no hospital. Estava sofrendo muito e hoje nos deixou.

De acordo com a família, o velório ocorrerá a partir das 10h deste domingo no Cemitério Congonhas, também na zona sul de São Paulo, onde o sepultamento será realizado às 16h.

CARREIRA

Em 1947, aos dezenove anos, trabalhava de dia, e à noite, tentando por todos os meios conseguir vaga em algum programa de música, indo de rádio em rádio fazer inscrições para sorteios, até que conseguiu ser premiada e se apresentou aos jurados em uma rádio, e passou no teste. Com isso, começou a apresentar-se como cantora no Pescando Estrelas, um programa de calouros. Adotou o nome de Angela Maria para não ser identificada pela família, que se soubesse, não a deixaria mais sair de casa. Sua interpretação era considerada belíssima, sempre tirava nota máxima e ganhava todos os concursos. Todos a queriam para cantora e assim, foi cantar no famoso Dancing Avenida e depois na rádio Mayrink Veiga. Em 1951, com a família já sabendo de tudo e mesmo a contragosto, após muitas brigas, acabaram aceitando a vontade da filha, Angela gravou o primeiro disco. Veio assim os sucessos que a consagraram.

Com grande sucesso no Brasil, passou a viajar o mundo com canções belíssimas em sua voz considerada muito harmônica. Além de cantora, fez cursos de teatro, e atuou em cinema, no longa-metragem Portugal, Minha Saudade em 1973.

Angela Maria consagrou-se como uma das grandes intérpretes do gênero samba-canção(surgido na década de 1930), ao lado de Maysa, Nora Ney e Dolores Duran.

Gravou dezenas de sucessos como Não Tenho VocêBabaluCinderelaMoça BonitaVá, mas VolteGarota SolitáriaFalhaste coraçãoCanto paraguaioA noite e a despedidaGente humildeLábios de mel, e outros.