Invernada Farroupilha reúne grupos de dança no Araújo Vianna

Foto: Matheus Aguilar

Neste domingo, 23, às 17h, será realizada, no Auditório Araújo Vianna (avenida Osvaldo Aranha, 685), a 1ª Invernada Farroupilha Paixão Cortes 2018 Mostra de Dança. O espetáculo reúne grupos de danças tradicionais para comemorar o mês dedicado à tradição da cultura sul-riograndense. 45O evento é apresentado pela empresa e aplicativo de transporte individual 99 com apoio da Secretaria Municipal da Cultura e conta com uma programação que reúne dez grupos de Centros de Tradições Gaúchas (CTGs), que vêm se destacando pela pesquisa e produção de dança em atividades de Arte e Tradição Gaúcha nos palcos do Rio Grande do Sul, do Brasil e do mundo.

Já estão confirmadas as presenças dos grupos mirins: CTG M’Bororé (Campo Bom); CTG Rancho de Gaudérios (Farroupilha); CTG Aldeia dos Anjos (Gravataí). Grupos juvenis do CTG Gildo de Freitas (Porto Alegre). Grupos adultos: CTG Mata Nativa (Canoas); CTG Vaqueanos da Tradição (Porto Alegre); CTG Aldeia dos Anjos (Gravataí) e grupos veteranos do CTG Estância da Serra (Osório) e GAN Ivi Maraé (São Leopoldo). Ao longo da Semana Farroupilha acontecerão intervenções artísticas de dança em espaços públicos (Parque Farroupilha e Centro Histórico) e shoppings (Shopping Total e BarraShoppingSul) com o CTG Vaqueanos da Tradição.

Em cena a qualidade técnica de alguns dos melhores intérpretes, a diversidade de estilos contanto com danças como a chimarrita, pezinho, cana-verde, xote, rancheira, balaio e chula, além de composições sobre temas da cultura gaúcha. A apresentação é gratuita e os ingressos poderão ser retirados antecipadamente no Centro Municipal de Dança (avenida Erico Verissimo, 307, Menino Deus), das 9h às 12h e das 14h às 18h. No feriado, dia 20, e no sábado, 22, os ingressos estarão disponíveis na recepção do Centro Municipal de Cultura (avenida Erico Verissimo, 307, Menino Deus), das 14h às 18h. Os ingressos restantes serão distribuídos na bilheteria do Auditório Araújo Vianna no dia da apresentação, a partir das 15h.

Nesta primeira edição será realizado um tributo e homenagem ao folclorista Paixão Cortes, que faleceu recentemente e é responsável pela pesquisa das danças tradicionais gaúchas, tendo publicado obras como Manual de Danças Gaúchas (em parceria com Barbosa Lessa).

A curadoria de Lúcia Brunelli buscou integrar grupos mirins, juvenis, adultos e veteranos de Porto Alegre e de outras regiões do Estado. “Buscamos com esse evento ampliar a difusão dos trabalhos artísticos realizados no âmbito tradicionalista alargando suas fronteiras para o grande público porto-alegrense”, afirma Lúcia. “Teremos um show fascinante que promete encantar e emocionar a plateia, e celebrar com muita dança nesse tributo ao grande Paixão Cortes”, ressaltou o coordenador do Centro Municipal de Dança da Secretaria Municipal da Cultura, Airton Tomazzoni.

99 Apresenta: 1ª Invernada Farroupilha – Paixão Cortes 2018 – Mostra de Dança
Domingo, 23, às 17h
Local: Auditório Araújo Vianna (avenida Osvaldo Aranha, 685)
Classificação: Livre
Duração: 90 min
Entrada Franca
Ingressos poderão ser retirados antecipadamente no Centro Municipal de Dança (avenida Erico Verissimo, 307, Menino Deus), das 9 às 12h e das 14h às 18h. Nos dias 20 e 22 de setembro na recepção do Centro Municipal de Cultura (avenida Erico Verissimo, 307, Menino Deus), das 14h às 18h ou na bilheteria do Auditório Araújo Vianna (avenida Osvaldo Aranha, 685) no dia da apresentação, a partir das 15h. Grupos e escolas podem entrar em contato com o Centro Municipal de Dança para reserva de convites, por meio do telefone 51 3289 8065.
Realização: 99
Apoio: Secretaria Municipal da Cultura/ Prefeitura de Porto Alegre
Realização/Produção: Lucida Desenvolvimento Cultural e Lifeooh

Intervenções Artísticas na Semana Farroupilha:
21 de setembro – 18h – Largo Glênio Peres próximo ao Chalé da Praça XV
22 de setembro – 14h – Shopping Total
22 de setembro – 16h – BarraShoppingSul
23 de setembro – 13h30 – Parque Farroupilha (Redenção)