31ª Oktoberfest de Igrejinha anuncia programação diária

Outubro é o mês da alegria, da cultura, da tradição, do voluntariado e da diversão em Igrejinha! Entre os dias 12 e 21, o Parque de Eventos Almiro Grings vai receber milhares de visitantes para a 31ª Oktoberfest de Igrejinha – a maior festa comunitária do País.

E a extensa programação da festa alemã mais alegre do Brasil começa antes mesmo da abertura dos portões. No dia 11 de outubro, a Carreata do Choppparte de Novo Hamburgo e percorre as cidades do Vale do Sinos e Paranhana, levando a alegria do evento às ruas e anunciando a chegada de bebida que abastece as mais de 150 chopeiras dos bares da Oktoberfest. A saída da carreata acontece às 12h30 e todo o trajeto é acompanhado da Corte Oficial e dos voluntários, além do Bierwagen (Carro do Chopp), que, com música e muita animação, distribuirá chopp Schin para degustação em pontos de maior movimentação de pessoas.

A primeira novidade de 2018 é que o início da festa será marcado pela realização do Desfile Oficial na sexta-feira, feriado de 12 de outubro. A partir das 14h30, escolas e entidades levam ‘Uma História de Amor’ para a Avenida Presidente Castelo Branco. Participantes com trajes típicos, carros decorados e alegorias vão relembrar a imigração alemã e a colonização da região, além da trajetória de três décadas de Oktober em Igrejinha. Quem for direto para o Parque de Eventos poderá assistir, até às 17h, a brincadeira dos Jogos Germânicos.

A solenidade de abertura está programada para 17h, com participação da Orquestra de Sopros de Picada Café. À meia noite, a banda mineira Jota Questsobe ao palco principal para um show repleto de hits conhecidos por várias gerações.

O sábado, dia 13, tem destaques em cultura. Das 13h30 às 17h, acontece o encontro de grupos de danças folclóricas infantis e juvenis no Igrejinha im Tanz 2018, no Pavilhão 1. No mesmo horário, na Lona próxima ao Pórtico Principal, acontece o Igrejinha Vivendo a Culturacom apresentações artísticas, culturais e folclóricas, e, novamente, a brincadeira dos Jogos Germânicos. Além dos portões do Parque, uma das programações mais tradicionais durante a festa é a esportiva. A primeira a ser realizada é a 20ª Oktober Fliegen (Festival de voo livre).

Ainda no sábado, durante a tarde, mais uma grande novidade que promete aumentar a animação: é o Agita Schin, uma carreta personalizada que oferece toda a estrutura para uma superfesta – bar exclusivo e sistema de som de altíssima potência –, e levará ao público, em sua primeira edição, a melhor playlist da DJ Adélia. Além disso, exclusivamente no horário da atração, a marca traz mais uma ação promocional: Schin em dobro. Das 15h às 19h, cada ticket vendido poderá ser trocado por dois copos em todas as chopeiras do Parque. A música continua com a Trevoáh, banda que se apresenta um formato inovador, unindo elementos da dance music a sons que vão do jazz ao funk. Já às 23h, no Pavilhão 1, começa o E-Oktober, que garante festa eletrônica até o amanhecer, com os DJs Jaggo, Limitless, Muah, Red Lips, LokoFish e Innerversion.

A programação do domingo, dia 14, é retomada com a abertura do Parque às 10h, com entrada franca até o meio-dia, possibilitando o encontro de muitas famílias e amigos pelos ambientes da festa. Apresentações artísticas e folclóricas acontecem das 11h30 às 17h na Lona. No início da tarde, todos os visitantes também estão convidados a participarem de mais uma novidade de 2018: buscando superar o recorde próprio, a Oktober de Igrejinha vai promover uma “super Polonaise”. O encontro para a realização desta grande dança de integração está marcado para 14h, no Pavilhão 2. Já os esportes programados para a data são a 13ª Oktober Moto Trilha, além de nova etapa da 20ª Oktober Fliegen.

E a música não para enquanto as atividades culturais acontecem. Bandinhas típicas circulam pelo Parque e shows simultâneos acontecem no Pavilhão 2, na Lona e no Pavilhão do Kerb. O grande momento do dia é aguardado para às 20h, quando as irmãs Maiara & Maraísa estarão no palco principal. Na sequência, a festa ocorrerá até 1h manhã da segunda-feira, garantindo uma hora a mais de evento – outro destaque entre as inovações desta edição.

As atividades promovidas durante a semana são voltadas para públicos específicos. Alunos das APAEs da região podem aproveitar a Oktoberfest de Igrejinha em um dia exclusivo, o Besonderertag, que acontece dia 16. Crianças e alunos da rede de ensino municipal, e de cidades próximas, têm atividades especiais no dia 17, na Kindertag. Na terça e na quarta, não há cobrança de ingresso. E a terceira idade tem um dia repleto com danças típicas e integração dos grupos vindos todo o Estado no Seniorentag, que se realiza quinta-feira, 18. Neste dia, a entrada é 1 kg de alimento não perecível ou um produto de limpeza. Tudo o que for arrecado será doado ao Hospital Bom Pastor, de Igrejinha.

O último final de semana de festa inicia na sexta-feira, dia 19, com a abertura dos portões às 20h. A partir das 23h, a batida da música eletrônica do E-Oktobervolta a tomar o Pavilhão 1, com os DJs Rushö, Ritmika, Absolem e The Vingance. A ousadia e a alegria do cantor Thiaguinho estarão no palco principal a partir da meia-noite.

O penúltimo dia da 31ª Oktoberfest de Igrejinha, dia 20, tem mais programação com os Jogos Germânicos, apresentações artísticas, culturais e folclóricas. A alegria da Parada Festiva percorre, a partir das 14h, as ruas centrais da cidade em direção ao Parque. O Agita Schin, carreta de som que é atração especial da cervejaria oficial da festa, retorna das 15h às 19h, desta vez sob o comando do DJ Fuzil. Novamente, haverá chopp em dobro durante o horário do Agita Schin. Cris Fagundes canta hits do sertanejo e do pop às 19h no Pavilhão 2. A partir das 23h, o Pavilhão 1 recebe o E-Oktober, com os DJs Michal Maus, Vyolo, Massive Project, Dual Play, Sonic Massala e Rooster. As aventuras esportivas do sábado serão com a 15ª Oktober Jipe e, novamente, a 20ª Oktober Fliegen.

O dia 21 tem atividades das 10h até 1h da manhã da segunda-feira. A programação esportiva terá a 14ª Oktober Bike e o encerramento da 20ª Oktober Fliegen. E dois grandes momentos marcam o último domingo. O primeiro acontece às 17h, que é a apresentação do Presidente e Vice-Presidente da 32ª Oktoberfest de Igrejinha, em cerimônia que acontece na Lona. O segundo é o show de encerramento, com Henrique & Juliano. Os irmãos, uma das duplas de maior sucesso da atualidade, sobem ao palco principal às 20h e devem ter o coro do público participante da primeira à última música do show.

Diariamente na programação: bandinhas típicas, bandas de baile, Bier Platz, Essen Platz. Chopps especiais em áreas diferenciadas, gastronomia típica e opções variadas de lanches, Vila Germânica, competição de chopp em metro, artesanato, parque de diversões e muitas outras atividades.

 

31ª Oktoberfest de Igrejinha

12 a 21 de outubro de 2018

Parque de Eventos Almiro Grings (Rua Arlindo Geis, 255) – Igrejinha / RS

Ingressos: R$ 19,00 (antecipado até 11 de outubro)

R$ 25,00 (a partir de 12 de outubro)

Informações e ingressos: www.oktoberfest.org.br

 

– PROGRAMAÇÃO DIÁRIA –

11/10 – QUINTA-FEIRA

12h30 – Carreata do Chopp – Saída de Novo Hamburgo, percorrendo as cidades da região até Igrejinha.

19h – Chegada da Carreata do Chopp, na Rua Coberta, em Igrejinha

 

12/10 – SEXTA-FEIRA

6h – Alvorada festiva

14h – Abertura do Parque da Oktoberfest (entrada franca até às 17h)

14h30 – Desfile oficial da 31ª Oktoberfest (Local: Av. Presidente Castelo Branco, em direção ao Parque da Oktoberfest – em caso de chuva, fica transferido para o dia 14/10, às 10h)

Das 14h às 17h – Igrejinha Vivendo a Cultura 2018 – Jogos Germânicos (Local: Lona)

17h – Solenidade de abertura – participação da Orquestra de Sopros de Picada Café (Local: Pavilhão 2)

19h15 – Início dos bailes típicos

00h – Show Jota Quest (Local: Palco principal)

– Programação musical:

Bandinhas típicas itinerantes: Canecão do Vale, Macega Show e Tannenwald

Pavilhão 2: Banda Eccos (14h às 17h), Os Atuais (19h15 às 22h15), Banda Eccos (22h30 às 00h), Rogério Magrão e Banda (01h30 às 05h)

Lona: Banda 10 (17h30 às 22h30), Banda Blue Star (23h às 04h)

Pavilhão do Kerb: Banda Típica Real Madrid (14h às 18h), Banda Típica Imigrante (18h às 22h30), Musical Encanto de Feliz (22h30 às 03h30)

05h – Encerramento das festividades

 

13/10 – SÁBADO

12h – Abertura do Parque da Oktoberfest (entrada franca até às 16h)

Das 13h30min às 17h – Igrejinha im Tanz 2018 – Encontro de Grupos de Danças Folclóricas Infantis e Juvenis (Local: Pavilhão 1)

Das 13h30min às 17h – Igrejinha Vivendo a Cultura 2018 – Jogos Germânicos e apresentações artísticas, culturais e folclóricas (Local: Lona)

Das 15h às 19h – Agita Schin – Carreta de som DJ Adelia (Local: ao lado do Pavilhão 2)

Das 19h às 20h – Trevoáh (Local: Pavilhão 2)

23h – E-Oktober – DJs Jaggo, Limitless, Muah, Red Lips, LokoFish, Innerversion (Local: Pavilhão 1)

– Programação musical:

Bandinhas típicas itinerantes: Real Madrid, Canecão do Vale e Imigrante

Pavilhão 2: Banda Eccos (12h às 15h e das 20h30 às 22h), Banda Passarela (22h30 às 00h30), Banda Porto do Som (01h às 05h)
Lona: Musical Encanto de Feliz (17h30 às 22h30), Banda Harmonia (23h às 04h)

Pavilhão do Kerb: Banda 10 (12h às 17h), Banda Emoção (17h30 às 22h), Banda Aquarela (22h30 às 03h30)

05h – Encerramento das festividades

Programação esportiva:
20ª Oktober Fliegen (Festival de voo livre – asa delta)

 

 14/10 – DOMINGO

10h – Abertura do Parque da Oktoberfest (entrada franca até às 12h)

Das 11h30min às 17h – Igrejinha Vivendo a Cultura 2018 – Apresentações artísticas, culturais e folclóricas (Local: Lona)

14h – Polonaise – A grande dança de integração da Oktoberfest (Local: Pavilhão 2)

20h – Show Maiara & Maraísa (Local: Palco principal)

– Programação musical:

Bandinhas típicas itinerantes: Alte Kameraden, Mache Musik, Verno & Cia, Real Madrid

Pavilhão 2: Banda Harmonia (10h às 14h), Orquestra La Montanara (14h às 18h), Banda Porto do Som (18h30 às 20h e das 21h30 às 00h30)

Lona: Banda Eccos (17h30 às 22h30)

Pavilhão do Kerb: Banda Típica Só Se For Agora (10h às 14h), Bandinha Típica Macega Show (14h às 18h30), Super Banda Real de Nova Petrópolis (18h30 às 23h)

01h – Encerramento das festividades

Programação esportiva:
13ª Oktober Moto Trilha

20ª Oktober Fliegen (Festival de voo livre – asa delta)

15/10 – SEGUNDA-FEIRA

19h – Culto IELB (Local: Igreja da Vila Germânica)

 

16/10 – TERÇA-FEIRA

BESONDERERTAG – Dia especial da APAE (entrada franca)
Das 10h às 16h – Igrejinha Vivendo a Cultura 2018 – Apresentações artísticas, culturais e folclóricas  e outras atividades específicas para alunos das APAE’s da região

– Programação musical:

Bandinha Típica Macega Show

19h – Santa Missa da Comunidade Católica (Local: Igreja da Vila Germânica)

 

17/10 – QUARTA-FEIRA

KINDERTAG – Oktoberfest Infantil (entrada franca)

Das 8h30 às 17h – Igrejinha Vivendo a Cultura 2018 – Apresentações artísticas, culturais e folclóricas

– Programação musical:

Bandinha Típica Macega Show

19h – Culto IECLB (Local: Igreja da Vila Germânica)

 

18/10 – QUINTA-FEIRA

SENIORENTAG – Oktoberfest da Terceira idade (entrada franca durante todo o dia, com doação de 1 kg de alimento não perecível ou produto de limpeza)

9h – Abertura do Parque da Oktoberfest
9h – Igrejinha Vivendo a Cultura 2018 – Apresentações artísticas, culturais e folclóricas, Encontro de Grupos de Danças da Terceira Idade, Caminhada Festiva, Polonaise (Dança de Integração), Desfile de Reis e Rainhas da Terceira Idade e Exposição de Orquídeas

– Programação musical:

Bandinhas típicas itinerantes: Imigrante, Real Madrid, Macega Show

Pavilhão 2: Banda Munique (9h30 às 14h30), Orquestra Continental (15h às 20h)

Lona: Super Banda Berlin (15h às 20h)

Pavilhão do Kerb: Banda Típica Canecão do Vale (10h às 14h30), Super Banda Hopus (14h30 às 19h30), Super Banda Choppão (20h às 00h)

00h – Encerramento das festividades

 

19/10 – SEXTA-FEIRA

20h – Abertura do Parque da Oktoberfest e início dos bailes típicos

23h – E-Oktober – DJs Rushö, Ritmika, Absolem, The Vingance (Local: Pavilhão 1)

00h – Show Thiaguinho (Local: Palco principal)

– Programação musical:

Bandinhas típicas itinerantes: Imigrante, Real Madrid

Pavilhão 2: Orquestra Continental (20h às 00h), Banda Brilha Som (01h30h às 05h)

Lona: Banda Munique (22h30 às 03h30)

Pavilhão do Kerb: Verno & Cia (20h às 22h30), Super Banda Hopus (22h30 às 03h30)

05h – Encerramento das festividades

 

20/10 – SÁBADO

12h – Abertura do Parque da Oktoberfest e início dos bailes típicos (entrada franca até às 16h)

Das 13h30min às 17h – Igrejinha Vivendo a Cultura 2018 – Jogos Germânicos e apresentações artísticas, culturais e folclóricas (Local: Lona)

14h – Parada Festiva (Local: Avenida Presidente Castelo Branco, em direção ao Parque da Oktoberfest)

Das 15h às 19h – Agita Schin – Carreta de som DJ Fuzil (Local: ao lado do Pavilhão 2)

Premiação do concurso “Camiseta Criativa”

19h – Show Cris Fagundes (Local: Pavilhão 2)

23h – E-Oktober – DJs Michal Maus, Vyolo, Massive Project, Dual Play, Sonic Massala, Rooster (Local: Pavilhão 1)

– Programação musical:

Bandinhas típicas itinerantes: Tannenwald, Real Madrid, Mache Musik, Verno & Cia

Pavilhão 2: Super Banda Berlin (12h às 15h), Orquestra Continental (20h30 às 00h30), Os Montanari (01h às 05h)

Lona: Banda Aquarela (17h30 às 22h30), Blue Star (23h às 04h)

Pavilhão do Kerb: Banda Alegria (12h às 17h), Super Banda Saxônia (17h30 às 22h30), Super Banda Hopus (23h às 03h30)

05h – Encerramento das festividades

Programação esportiva:
15ª Oktober Jipe

20ª Oktober Fliegen (festival de voo livre – parapente)

 

21/10 – DOMINGO

10h – Abertura do Parque da Oktoberfest e início dos bailes típicos (entrada franca até às 12h)

Das 11h30min às 17h – Igrejinha Vivendo a Cultura 2018 – Apresentações artísticas, culturais e folclóricas (Local: Lona)

17h – Apresentação do Presidente e Vice-Presidente da 32ª Oktoberfest de Igrejinha (Local: Lona)

20h – Show Henrique & Juliano (Local: Palco principal)

– Programação musical:

Bandinhas típicas itinerantes: Alte Kameraden, Banda Típica Só Se For Agora, Mache Musik, Verno & Cia

Pavilhão 2: Musical Encanto de Feliz (10h às 14h), Orquestra Continental (14h30 às 18h), Banda Brilha Som (18h30 às 20h e das 21h30 às 00h30)

Lona: Super Banda Choppão (19h30 às 00h30)

Pavilhão do Kerb: Banda Canecão do Vale (10h às 14h), Banda Típica Real Madrid (14h às 18h), Super Banda Hopus (18h às 23h)

01h – Encerramento das festividades da 31ª Oktoberfest

Programação esportiva:
20ª Oktober Fliegen (Festival de voo livre – parapente)

14ª Oktober Bike

 

Sobre a Oktoberfest de Igrejinha

Desde 1988 a comunidade de Igrejinha, cidade localizada a 90 quilômetros da capital Porto Alegre, realiza sua Oktoberfest. Três mil voluntários, da cidade e região, trabalham para celebrar a cultura germânica através de shows musicais, gastronomia tradicional, produtos coloniais, chope, jogos germânicos, mostras culturais, desfiles e bandinhas típicas. Em 2018, a festa chega à sua 31ª edição e será realizada de 12 a 21 de outubro no Parque de Eventos Almiro Grings. Informações em www.oktoberfest.org.br.