História de Festivais da Canção Nativa é tema de exposição no Memorial do RS

No mês comemorativo à Revolução Farroupilha o Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul (AHRS) – instituição da Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sedactel) – apresenta exposição que resgata parte da história dos festivais da Canção Nativa no estado. Memorial dos Festivais: A música contando a História do Rio Grande pode ser conferida até dia 30, no segundo andar do Memorial do RS (Sala do Tesouro). A entrada é franca.

A ideia é relembrar alguns dos principais festivais que marcaram a produção artística musical do estado. O material exibido integra o acervo do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF), transferido parcialmente ao Arquivo Histórico no ano passado. A mostra traz materiais gráficos, fotografias, documentos e objetos. Também serão expostos troféus e revistas sobre os festivais, do acervo do Museu Antropológico do RS, também oriundos do IGTF.

Histórico

Com a criação da Califórnia da Canção Nativa, em 1971, no município de Uruguaiana, por Colmar Duarte e parceiros, foi iniciada a divulgação da música regional gaúcha. A partir disso, surgiram muitos outros festivais, expandidos por todo o Rio Grande, bem como Santa Catarina e Paraná. No decorrer das décadas de 1970, 1980, 1990 até os dias atuais, são contabilizados cerca de 200 festivais.

Equipe técnica:

Vanessa Becker Souza e Vivian Eiko Nunes Fujisawa (Arquivistas do AHRS), além do acadêmico do curso de História, Carlos Eduardo Pereira. 

Direção: Dilmar Bosco Portela

Participação especial: Rico Bertoletti (Memorial do RS)

Apoio: Memorial do Rio Grande do Sul e Museu Antropológico do RS

Memorial dos Festivais: a música contando a História do Rio Grande 

Abertura: quarta-feira (5), às 18 horas.

Visitação: de 06 a dia 30, de terça a sábado, das 10 h às 18 h; domingos e feriados, das 13 h às 17 h.

Memorial do Rio Grande do Sul (Sala do Tesouro)

Praça da Alfândega / Centro Histórico de Porto Alegre

Entrada franca