16ª edição do Sul em Dança ocorre novamente em Porto Alegre

Foto: Claudio Etges

Considerado um dos maiores eventos de dança do país, o Sul em Dança chega a 16ª edição. Realizado pelo segundo ano consecutivo em Porto Alegre, o festival acontece de 19 a 27 de setembro, no Teatro do Sesi (Av. Assis Brasil, 8787) – com apresentações abertas ao público a partir do dia 20 -, e contará com aproximadamente 5.300 bailarinos e estudantes que sobem ao palco para encantar e levar a cultura da dança para o público.  Entre as modalidades apresentadas estão Ballet Clássico, Jazz, Dança Contemporânea, Danças Urbanas, Danças Folclóricas e Estilo Livre.

O corpo de jurados e professores do Festival conta com nomes de peso no cenário da dança nacional. Entre eles, Janice BotelhoMariza Estrella,Cristina CaráFran Manson, André Rockmaster, Filipi Ursão e Anette Lubisco. E pela primeira vez, o Sul em Dança terá a participação da profissional Katia Barros, que atualmente dirige a remontagem do musical “Chaplin” e assina a coreografia do musical “Annie”.

A Melhor Bailarina e Melhor Bailarino do Sul em Dança receberão como prêmio um pacote de workshops em New York (EUA), que inclui aulas no New York City Ballet, na Joffrey Ballet, na Broadway Dance Center, na Steps on Broadway, na Alvin Ailey e no American Ballet Theatre.

A coreografia do Espetáculo de Abertura, no dia 20 de setembro, tem assinatura da coreógrafa carioca Janice Botelho – com trabalhos para Rede Globo, Inauguração da Arena do Grêmio e do Estádio Beira-Rio e Natal Luz de Gramado – e do coreógrafo gaúcho Eduardo Menezes – professor e coreógrafo de dança contemporânea, vencedor dos prêmios Coreógrafo Revelação do XV Festival de Dança de Joinville, Coreógrafo em Córdoba (ARG) e ganhador de duas medalhas de ouro no Festival Valentina Koslova, em Nova York (EUA). Com direção artística de Margit Kolling, a apresentação reunirá cerca de 50 participantes do Sul em Dança. O Espetáculo também contará com apresentação da Cia de Dança Le Cousa Contemporânea e dos Grupos e Bailarinos Premiados Especiais e Destaques da edição de 2017.

Além das apresentações, cursos e palestras, o Festival integra a realização da maior Mostra de Dança Estudantil e de Projetos Sociais do Brasil – que viabiliza a produção artística de projetos sociais e escolas e oportuniza a inclusão da comunidade e o acesso de crianças e adolescentes a uma das melhores estruturas e palco do país. No dia 26/09, a palestra “Transformado Realidades” abordará o tema e sua importância como elemento motivador e sua interferência no meio social onde estão inseridos. “Acreditamos que a arte é essencial e transformadora, e o propósito do Sul em Dança é valorizar a dança, realizar sonhos e ser palco de oportunidades”, conta Margit Kolling, diretora do Sul em Dança.   

Ao longo dos anos, a história do Festival conseguiu oportunizar muitas experiências e momentos únicos para a dança no Brasil. Em 16 edições, o festival alcançou um total de 51.635 bailarinos, 7.846 obras coreográficas, em 2.257 horas de dança, entre ensaios, cursos e apresentações.

Foto: Claudio Etges

 Sul em Dança Kids – Em 2018, o Festival apresentou uma novidade: uma mostra com apresentações infantis. Em agosto, o Sul em Dança Kidsreuniu bailarinos mirins no Teatro CIEE. O Destaque Coreográfico foi convidado a participar do Espetáculo de Abertura do Sul em Dança. Já oCoreógrafo Destaque recebeu como premiação um pacote de workshops em Nova Iorque.

O projeto Sul em Dança é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, tendo como patrocínio master a empresa Sthil, patrocínio da Unique e Superlegal, e apoio cultural do Centro de Eventos FIERGS,  Água da Lomba, NOVOTEL, IBIS, PLUS e produção de ARTE&IDEAIS.

PROGRAMAÇÃO:

19/09 (quarta-feira): Montagem e ensaios Espetáculo de Abertura
20/09 (quinta-feira)19h: Espetáculo de Abertura e Concurso Danças Urbanas

21/09 (sexta-feira)17h: Danças Urbanas e Estilo Livre
22/09 (sábado) 17h: Ballet Clássico, Jazz e Dança Contemporânea
23/09 (domingo) 17h: Ballet Clássico de Repertório, Ballet Clássico, Jazz e Dança Contemporânea
24/09 (segunda-feira) 18h: Ballet Clássico e Jazz
25/09 (terça-feira) 18h: Ballet Clássico de Repertório, Ballet Clássico e Dança Contemporânea
26/09 (quarta-feira) 17h: Palestra ” TRANSFORMANDO REALIDADES” | 18h: Dança Estudantil e Projetos Sociais, Danças Folclóricas
27/09 (quinta-feira) 18h: Estilo Livre. Espetáculo de Encerramento e Premiações  

16ª edição do Sul em Dança

Data: De 19 a 27 de setembro de 2018

Local: Teatro do Sesi (Av. Assis Brasil, 8787 – Sarandi – Porto Alegre)

Ingressos no local: Inteiro R$ 35,00 – Meia entrada R$ 17,50

 

Por: Carol Moura