9º Festival Internacional Sesc de Música tem matrículas abertas para alunos selecionados na 1ª chamada

Foto: Flavio Neves

Músicos selecionados na 1ª lista de chamada para os cursos do 9º Festival Internacional Sesc de Música devem realizar suas matrículas até 17 de setembro para garantir a vaga. As matrículas devem ser feitas pelo site www.sesc-rs.com.br/festival. Na primeira listagem foram selecionados 330 alunos e, no total, 1.075 pessoas se inscreveram para a edição. O evento é considerado um dos maiores Festivais de Música de Concerto da área na América Latina e a 9ª edição acontece nos dias 14 e 25 de janeiro, em Pelotas.

Em 2019, contará com um corpo docente de 47 professores, oriundos de 13 países. Reconhecido pela qualidade do seu eixo pedagógico, o Festival reúne profissionais de renomadas academias, conservatórios de música e orquestras das Américas, Europa e Ásia. Serão disponibilizadas vagas para alunos bolsistas integrais e bolsistas parciais, além de espaço para alunos das instituições parceiras – UFPEL, Ospa, Unisinos e projetos sociais.

Cursos do Festival 2019 – A edição conta com os cursos tradicionais de 19 instrumentos de Música de Concerto: Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo, Flauta, Oboé (Corne-inglês), Clarinete, Fagote, Trompa, Trompete, Trombone, Trombone Baixo, Tuba, Saxofone, Eufônio, Harpa, Percussão para Música de Concerto, Violão Clássico, Piano, além de Canto Lírico e Composição. Devido à alta procura no ano anterior, em 2019 será retomada a Oficina de Choro, se estabelecendo como um novo curso do Festival, que engloba aulas de Violão, Sopros, Acordeon, Bandolim, Percussão e Cavaquinho. Além dos cursos oferecidos, durante o Festival, os alunos têm a oportunidade de participar de Recitais de Música de Câmara, Prática de Orquestra e Prática de Banda Sinfônica.

Festival Internacional Sesc de Música tem como objetivo incentivar o desenvolvimento da produção musical, fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais. Tendo como coordenador artístico o maestro Evandro Matté, o evento atua em dois eixos principais: Pedagógico e Sociocultural. No plano Pedagógico, o Festival oferece cursos de instrumentos, composição, canto lírico e choro, prática de música de câmara, prática de orquestra e prática de banda sinfônica para estudantes e profissionais da música. No sociocultural são realizados recitais de professores, de alunos, de música de câmara e ampla atividade de espetáculos gratuitos, abertos a toda comunidade. O evento tem o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Pelotas/RS e apoio cultural da Universidade Federal de Pelotas, Universidade Católica de Pelotas, Faculdade Senac, Bibliotheca Pública Pelotense, Unisinos, OSPA e Expresso Embaixador.

Cronograma de divulgações e matrículas:

Matrícula dos selecionados 1ª Chamada: até 17/09/2018

Divulgação dos selecionados 2ª Chamada: 26/09/2018

Matrícula dos selecionados 2ª Chamada: 26/09 a 18/10/2018

Consulta dos cursos disponíveis e mais informações sobre inscrições em www.sesc-rs.com.br/festival