Grupo Skatá estréia novo espetáculo no 8° Festia

O Grupo Skatá estará participando do 8° Festia, Festival Internacional de Teatro em Canoas com um novo espetáculo. A estréia  será no dia 3 de setembro às 15:00 na Praça CEU, que está localizada na Rua Montenegro, 1057, Rio Branco-Canoas. O espetáculo é infantil e a entrada é gratuita. 
MAIS RESPEITO, EU SOU CRIANÇA!
Todo mundo diz que as crianças devem respeitar os adultos. E os adultos? Não têm de respeitar as crianças? Este é um assunto sério, mesmo! E, toda vez que um assunto é sério, mesmo, o jeito é pensar nele através da poesia. Por meio dela, a gente consegue dizer melhor o que sente, o que sonha e o que nos incomoda. A poesia é uma maneira gostosa de tirar o retrato dos nossos sentimentos. E o espetáculo é uma maneira muito gostosa de responder aos adultos quando eles vêm com abusos, como “Cala a boca, menino!”, “Pare quieto, menino!”, “Vá pro seu quarto, menina, que isso não é conversa pra criança!”. E coisas do tipo…
O espetáculo “MAIS RESPEITO, EU SOU CRIANÇA!” é uma tentativa de dialogar com as crianças da atualidade através do resgate do jogo e da poesia teatral, pois se utiliza de um texto dramatúrgico criado a partir dos poemas de Pedro Bandeira, que tem uma estrutura simples, pretendendo evidenciar o caráter teatral e espetacular da criação.
A palavra e a razão reinam em nosso mundo ocidental adulto. Explicamos fatos pelas vias limitadas, e usamos palavras para ‘traduzir’ quase tudo. Distanciamo-nos das práticas poéticas ou sensoriais, do jogo e da brincadeira, como formas de expressão ou comunicação. Essa distância da poesia, no entanto, não vale para crianças. A poesia, a capacidade de representar, de simbolizar as coisas, de agir e pensar subjetivamente, de ler a realidade através da fantasia, são matérias primas para o principal instrumento de ação na vida das crianças: o ‘brincar’, com o que elas processam o entendimento da vida, de si mesmas e do mundo à sua volta.
A narrativa do espetáculo traz a tona temas como o respeito às crianças mudando a ótica que impera na sociedade: de que sempre são as crianças que tem que respeitar os adultos, partindo da recriação dos poemas do livro homônimo do Pedro Bandeira e a ressignificação de jogos e brincadeiras como motes da criação teatral.

FICHA TÉCNICA:

DRAMATURGIA: Diego Ferreira

DIREÇÃO: Diego Ferreira

ASSISTENTE DE DIREÇÃO: Joana Caspar

ELENCO: Gabriel Gonçalves e Anne Prado

CONTRARREGRA: Joana Caspar

ADEREÇOS: Grupo Skatá

CONCEPÇÃO DA CENOGRAFIA: Diego Ferreira e Gabriel Gonçalves

EXECUÇÃO DA CENOGRAFIA: Diego Ferreira, Evanir Gonçalves, Gabriel Gonçalves e Joana Caspar

EXECUÇÃO DO ESTANDARTE: Braian Alfonsin

EXECUÇÃO DE SILHUETAS: Multiartes MDF

FIGURINO: Diego Ferreira

CRIAÇÃO DE MAQUIAGEM: Nicole Leifheit

EXECUÇÃO DE MAQUIAGEM: Grupo Skatá

TRILHA SONORA: Sergio Bai

OPERAÇÃO DE SOM: Sergio Bai

ILUMINAÇÃO: Diego Ferreira

FOTOGRAFIA DE ENSAIO: Anne Prado e Joana Caspar

FOTOGRAFIA DE CENA: Larroque Photo

IDENTIDADE VISUAL: Pedro Caspar

ARTE: Gabriel Gonçalves

DIVULGAÇÃO: Joana Caspar

PRODUÇÃO: Grupo Skatá