Entrevista com Raffa Moreira, a nova sensação do rap brasileiro, que se apresenta em Porto Alegre neste sábado

Raffa Moreira, conhecido pelo nome artístico Lil Raff e considerado um dos pioneiros do trap no Brasil, irá fazer o seu primeiro show no Opinião, no próximo sábado, dia 1º de setembro.

O rapper, que se tornou famoso no país inteiro depois que o hit “Bro” estourou na Internet chegou perto da marca de dez milhões de visualizações no Youtube, vai estar em Porto Alegre para apresentar as principais canções de todas as suas mixtapes, que chegaram aos ouvidos do público ao longo dos últimos dois anos, e todos os seus singles mais recentes, que sempre debutam com números impressionantes nas plataformas digitais.

De personalidade controversa e marcante, Raffa é polêmico nas redes e trata de diversos temas em suas composições, indo da desigualdade social ao racismo, também abordando de forma extremamente objetiva a realidade de quem vive na periferia de São Paulo, local onde mora. “10k”, “FVCK”, “Sério”, “Como eu Te Conheci” e “Print na Briga”, por exemplo, são faixas que caíram rapidamente no gosto do público e estarão no repertório do seu show, prometendo não deixar ninguém parado na pista.

 

Confira a entrevista na íntegra: 

No Palco – No começo você foi músico de apoio d’Os Travessos, certo? Quando você decidiu virar rapper?

Raffa Moreira – Na época que eu tocava nos Travessos mesmo. Eu toquei na banda de apoio de vários grupos e artistas e quando eu toquei com os Travessos foi quando eu comecei a ter dinheiro pra comprar beats, pagar studio time, ja podia pensar em gravar clipes e fazer algo que fosse “eu” e não apenas um músico da banda de apoio.

2) Quando você lançou ‘Bro’, imaginava que faria tanto sucesso ou estava com pé atrás?

Eu dropo as faixas sempre com a mesma energia, areditando que vai ser foda. Eu dou o melhor de mim em todas, corro com a produção do clipe e a gente aguarda os resultados, mas essa faixa superou minhas expectativas hoje que ela ja tem 10 milhões de reproduções.

3) Você é um cara que possui muitos ‘haters’ na Internet. Como você lida com isso, já pensou em desistir das redes?

Não, de forma nenhuma… Até pq eu ja me vi no lugar das pessoas, xingando alguem que eu nem conheço… Isso é natural num país assolado pela corrupção e pelo desemprego. As pessoas tem poucos caminhos para a felicidade e a internet é um meio de descontar suas frustrações em algo. Eu vejo como normal porque minha personalidade é realmente excêntrica, eu sou um verdadeiro Rockstar, então entendo que muitas pessoas podem me amar e outras me odiar.

4) Como estão os trabalhos do seu primeiro álbum? Já gravou? Quando lança?

Esse ano eu dropei 30 faixas até agora, todas com videoclipe. Isso é muito mais profundo do que um Album. Eu to interessado em inventar um novo formato de lançamento, algo que me eternize como alguem realmente inovador, entende? Eu não posso lançar um álbum… Eu não lanço nem mixtapes mais. Eu quero ter uma videografia fudida e ser equiparado ao cinema… Talvez um dia eu lance um filme! Mas um álbum… Acho muito clichê pra mim…

5) Qual é a sua maior influência no mundo da música?

Lil Wayne.

6) Você se apresentará pela primeira vez no Opinião, uma casa eternizada no Brasil por receber grandes nomes do música nacional e internacional. Já sentiu tamanha ‘responsa’? 

Esse ano eu toquei no aniversário do KL Jay (DJ dos Racionais MC’s) em São Paulo, também toquei na “Classics Hip Hop” a maior festa de hip hop de Minas Gerais em Belo Horizonte. Então eu acho que eu vim me preparando pra esse show do Bar Opinião rsrsrs… Eu realmente vou fazer de tudo pros meus fãs se divertirem e terem uma grande noite.

RAFFA MOREIRA – LIL RAF EM PORTO ALEGRE

Onde: Opinião (Rua José do Patrocínio, 834)

Quando: 1º de setembro, sábado, às 20h

Abertura da casa: 18h30

Classificação: 14 anos

Ingressos: R$ 35 a R$ 60

Vendas: Blueticket