Chapeuzinho Vermelho é a próxima atração no Teatro Glênio Peres

Foto: Adriana Marchiori

A IV Mostra de Artes Cênicas e Música do Teatro Glênio Peres, da Câmara Municipal de Porto Alegre, apresentará, nesta sexta-feira e neste sábado (31/8 e 1/9), às 15 horas, o espetáculo Chapeuzinho Vermelho, com texto do francês Joël Pommerat e direção de Camila Bauer. Os ingressos, que são gratuitos, estarão disponíveis a partir desta terça-feira (28/8). A montagem inaugura uma parceria entre o Projeto Gompa e a Rococó Produções Artísticas e Culturais. Classificação: Livre

Estreada no Brasil em 2017, na Capital, a montagem venceu o Prêmio Tibicuera de Teatro 2017 nas categorias Melhor Espetáculo, Direção, Ator, Trilha Sonora e Figurino, tendo sido indicado em todas as categorias, além de receber o Prêmio RBS TV de Melhor Espetáculo Infantil e o Prêmio Açorianos de Teatro nas categorias melhor Ator Coadjuvante e Figurino, tendo sido indicado em 10 categorias. Já foi apresentada no Filo-Festival Internacional de Londrina (PR); em Florianópolis, Itajaí e no Brusque em Cena, em Santa Catarina; nos Sesc de Gravataí, Canoas, Passo Fundo, Rondonópolis (MT) e Cuiabá e nos Teatros Renascença e São Pedro, de Porto Alegre.

Releitura

Chapeuzinho Vermelho traz ao público uma releitura do conto clássico, criada a partir de um texto de um dos mais relevantes dramaturgos franceses da atualidade: Joël Pommerat. Propõe mostrar a percepção da criança frente ao seu cotidiano na contemporaneidade: uma mãe sem tempo, um pai ausente, uma avó doente e solitária, os perigos de sair na rua, o tédio dentro de casa e a vontade de brincar.

A peça trata de temas como a solidão, o medo e o fascínio da passagem do mundo infantil ao adulto, atualizando a história para crianças e adultos, brincando com a fábula conhecida por todos, enquanto permite distintas interpretações a partir das diferentes percepções de mundo. Em um jogo de linguagens, a peça mescla teatro, dança, música e contação de história. Enquanto um personagem conta a história, composições visuais e sonoras vão sendo produzidas diante do espectador por meio de imagens, efeitos cenográficos e musicais, uso de microfones, criações corpóreas e vocais que transitam entre o cotidiano e o fantástico.

Elenco

Laura Hickmann – Chapeuzinho
Henrique Gonçalves – Lobo
Guilherme Ferrera – Narrador
Fabiane Severo – Mãe e Vó da Chapeuzinho

Retirada de ingressos

Os ingressos devem ser retirados na Seção de Memorial da Câmara (Avenida Loureiro da Silva, 255, térreo), das 9 às 17 horas, ou meia hora antes do início das apresentações no saguão do Teatro Glênio Peres, que fica no 2º piso do Legislativo da Capital. A entrada na Câmara é pelo pórtico da rua lateral. Assim como os ingressos, o estacionamento é gratuito. Informações: (51) 3220-4318.

Próximas atrações da IV Mostra

Agosto

Dia 31 – 15 horas – Chapeuzinho Vermelho (teatro infantil) – Livre

Setembro

Dia 1º – 15 horas – Chapeuzinho Vermelho (teatro infantil) – Livre
Dias 14 e 15 – 15 horas – O Hipnotizador de Jacarés (circo) – Livre
Dias 28 e 29 – 19 horas – Às Vezes, Eu Kahlo (dança) – 12 anos

Outubro

Dias 5 e 6 – 19 horas – Pequeno Trabalho para Velhos Palhaços (teatro adulto) – 12 anos
Dias 19 e 20 – 19 horas – Espaço Arcabouço (circo) – Livre
Dias 26 e 27 – 19 horas – Alexandre Vieira e Banda (música) – Livre

Novembro

Dias 9 e 10 – 19 horas – Qual a Diferença entre o Charme e o Funk (teatro adulto) – 14 anos
Dias 23 e 24 – 19 horas – Velha Guarda da Praiana (música) – Livre
Dia 30 – 19 horas – Poéticas sobre Morte/Tempo/Vida (dança) – 12 anos

Dezembro

Dia 1º – 19 horas – Poéticas sobre Morte/Tempo/Vida (dança) – 12 anos
Dias 14 e 15 – 19 horas – Luminoso: Elias Barboza Quinteto (música) – Livre