Arthur de Faria e Áurea Baptista se apresentam no Mistura Fina

Foto: Luan Cardoso

A próxima edição do projeto Mistura Fina – Música para Fugir do Trânsitodestaca o trabalho de um dos casais mais ativos da cena musical e teatral de Porto Alegre. Arthur de Faria & Áurea Baptista interpretam um repertório que mescla canções de Arthur – muitas delas escritas para teatro, algumas delas para peças feitas por ambos – com pérolas que já apresentaram juntos em outros shows. Do sublime a mais sagrada bobagem. Áurea na voz, Arthur no piano e voz, em clima íntimo e descontraído. E mais a participação especial de Maria Antônia de Faria, cantando as suas preferidas do repertório do pai, como “Nesta Rua”, parceria de Arthur com Marcelo Delacroix. A apresentação ocorre nesta quinta-feira (23),às 18h30min, no Foyer Nobre do Theatro São Pedro. A iniciativa tem financiamento do Governo do Estado do RS, através da Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, via Lei de Incentivo/Pró-Cultura RS, realização da Associação Amigos do Theatro São Pedro e patrocínio da Sulgás. A entrada éfranca.

Sobre o projeto

O projeto Mistura Fina define um novo momento na trajetória do Theatro São Pedro, que, agora, passa a propor projetos, ao mesmo tempo em que marca as comemorações dos seus 160 anos. Reunindo diversas linguagens, a proposta é uma agradável parada na hora do rush, para quem trabalha ou está no Centro Histórico, esperando que o trânsito acalme. Mistura Fina traz ao palco do Foyer Nobre grandes expressões da música e seus convidados para um saborosohappy  hour, temperado com arte, entretenimento  e bom gosto. As apresentações ocorrem sempre às quintas feiras, às 18h30h, com entrada franca. A iniciativa tem financiamento do Pró-Cultura RS e o patrocínio da Sulgás.

Desde que iniciou, em abril, apresentaram-se artistas do cenário local, estadual e internacional, com ênfase aos vizinhos latino-americanos. Atualmente, o Rio Grande do Sul possui uma produção musical intensa e qualificada, marcada pela pluralidade, com músicos e compositores de altíssimo nível em todos os estilos musicais. Com curadoria afiada de Arthur de Faria e Bruno Melo, Mistura Fina – Música para Fugir do Trânsito traz ao palco do Foyer Nobre do Theatro São Pedro trabalhos bem elaborados, assegurando ao público a certeza de bons espetáculos.

Mais informações:

http://www.teatrosaopedro.com.br/

https://www.facebook.com/misturafinamusica

 

Sobre os convidados

Áurea Baptista possui extensa e destacada carreira como atriz no teatro, cinema e televisão no Rio Grande do Sul. Em 2003, recebeu o Prêmio Tibicuera como melhor atriz de espetáculos infantis do teatro gaúcho, por seu desempenho em “A história do príncipe que nasceu azul”. Em 2009, foi premiada como melhor atriz coadjuvante no Prêmio Histórias Curtas, pelo curta “Sem sinal”. No cinema, sua atuação mais destacada foi como a mãe do protagonista de “Os famosos e os duendes da morte”, longa-metragem de Esmir Filho premiado em vários festivais internacionais, pelo qual recebeu o Prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante no Festival de Cinema de Goiânia. Nos últimos anos, participou de mais de 20 curtas produzidos no Rio Grande do Sul, tornando-se uma das atrizes favoritas da nova geração de cineastas gaúchos. Também cantora, participou de gravações do grupo de seu marido, o músico Arthur de Faria. Entre 2009 e 2010 fez produção teatral e musical na Casa Elétrica Espaço de Cultura. Em 2012, participou do especial da TV Globo “Doce de Mãe”, no papel de Florinha, a estressada esposa de Sílvio (Marco Ricca). Fez parte do elenco da grande produção “O tempo e o vento”, de Jayme Monjardim, além do longa-metragem “Mar inquieto” (2016), de Fernando Mantelli.

Arthur de Faria é músico, arranjador, compositor, produtor de discos, pesquisador, jornalista, radialista e mestre em literatura brasileira pela UFRGS. Começou sua carreira com o premiadíssimo Bando Barato pra Cachorro, na virada dos anos 1980 pros 90. De 1995 a 2015 liderou o Arthur de Faria & Seu Conjunto, septeto/octeto com cinco discos lançados e centenas de shows em seis países. Integrou o Duo Deno, dupla com o baterista e pianista Fernando Pezão. Em 2010 fundou a Surdomundo Imposible Orchestra, reunindo artistas do Brasil, Argentina e Uruguai. Em 2013, criou com Áurea Baptista o espetáculo músico-teatral Música de Cena, com sua música para teatro cantada e tocada por 11 atores músicos. Do mesmo ano é Música Menor, duo com o argentino Omar Giammarco, que lançou disco em 2015 e deu ambos o Prêmio Açorianos de melhores arranjadores. Em 2016 estreou sua nova banda, Arthur de Faria & Orkestra do Kaos, com quatro músicos da nova cena porto-alegrense.

Escreveu a música de 25 filmes – como “Insolação”, de Daniela Thomas e Felipe Hirsch, estreado no Festival de Venza a “A Mulher do Pai”, de Cristiane Oliveira, três vezes premiado no Festival do Rio. No teatro, desde 2013 integra a paulista Cia Ultralíricos, de Felipe Hirsch, para a qual já compôs e executou ao vivo seis trilhas. Em Porto Alegre, desde os anos 90 tem trabalhado com alguns dos seus melhores diretores e companhias, como Dilmar Messias, Luciano Alabarse, Roberto Oliveira, Patrícia Fagundes e para a Cia de Teatro Sarcáustico. Vários prêmios na área.

Produziu 29 discos, de Nico Nicolaiewski a Helio Flanders e Wander Windner,  ou El Justiciero Cha-Cha-Cha, compilado de artistas de língua hispânica versionando Mutantes, lançado em  5 países. Também dirigiu mais de uma dezena de shows e a lista de músicos para quem escreveu e arranjou para discos e shows é extensa, assim como a lista de artistas que tem acompanhado. Publicou nove trabalhos, como o livro-com-CDs “Um Século de Música no RS”, livros-CDs sobre Lupicínio Rodrigues e Carlos Gardel e, em 2015, “Elis – Uma Biografia Musical”. Lançou 7 CDs e 3 EPS, e prepara outros mais.

 

SERVIÇO:

O Quê: Mistura Fina – Música para Fugir do Trânsito

QuemArthur de Faria & Áurea Baptista

Quando: Dia 23 de agosto de 2018, quinta-feira, às 18h30min

Onde: Foyer Nobre do Theatro São Pedro | Praça Mal. Deodoro, s/n – Centro Histórico, Porto Alegre/RS

Quanto: Entrada franca

Duração: 60 minutos | Recomendação etária: Livre

 

Por: Silvia  Abreu