Arena Selvagem chega em Canela para apresentação gratuita

Depois de uma temporada com teatro lotado em todas as 12 sessões em Porto Alegre, o elogiadíssimo espetáculo Arena Selvagem, do Grupo Cerco, chega a Canela para apresentação única dia 26 de agosto, domingo, às 19h na D’arte Espaço Multicultural com entrada franca (retirada de senhas uma hora antes da sessão).

Dirigido por Inês Marocco, Arena Selvagem foi construído através de pesquisa do grupo Cerco no Centro de Documentação e Pesquisa em Artes Cênicas do Teatro de Arena, que conta com textos dramáticos, muitos oriundos do antigo Departamento de Censura da Polícia Federal, livros de artes cênicas e videoteca. Além dos textos teatrais, o espetáculo reúne conteúdos científicos, fragmentos de contos e cenas criadas pelo elenco. Oito atrizes e atores revezam-se em cena entre diversas personagens, executando, também, a trilha sonora autoral.

Oficina gratuita

Após a sessão, acontece um bate-papo com o elenco e produção sobre o processo de criação da peça. E no sábado, um dia antes da sessão, o grupo realiza a oficina “A dinâmica dos animais na linguagem cênica” das 14h às 18h, também na D’arte Espaço Multicultural. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail dlnunes.lopes@gmail.com ou contato@dartemultiarte.com.br.

Celebrando os dez anos do Grupo Cerco e o cinquentenário do Teatro de Arena, o projeto Arena Selvagem foi contemplado no Edital SEDAC Teatro de Arena 50 Anos – Pró-cultura RS FAC e depois de se apresentar em Canela, segue para sessão em Montenegro no dia 28 de agosto.

SINOPSE:
O que é ser selvagem? O Grupo Cerco te convida a entrar em uma arena onde seres humanos encontram-se com sua animalidade. A cidade e a selva. A opressão e a liberdade. O instinto e a sobrevivência. Em meio à artificialidade que criamos para nos diferenciar entre nós e dos outros animais, nossos corpos revelam que essas mudanças são superficiais diante da força da nossa natureza.

ARENA SELVAGEM EM CANELA

Dia 26 de agosto, (domingo) às 19h

Local: D’arte Espaço Multicultural (Rua Fernando Ferrari, 127 – Centro de Canela)
Criação coletiva do Grupo Cerco

Direção: Inês Marocco
Classificação etária: 16 anos
Duração: 80 minutos

Ingressos: são gratuitos mediante retirada no local uma hora antes da sessão

PROGRAMAÇÃO EXTRA
OFICINA TEATRAL “A dinâmica dos animais na linguagem cênica”
Com Inês Marocco e Manoela Wunderlich
25 de agosto (sábado), das 14h às 18h
Local: D’arte Espaço Multicultural – Sala 02 (Rua Fernando Ferrari, 127 – Centro, Canela – Fone 54 3282-6562)
Gratuito
Vagas: 20
Inscrições através do email: dlnunes.lopes@gmail.com

Mais informações:
facebook.com/GrupoCerco/
https://grupocerco.wordpress.com/

Ficha Técnica:
Criação coletiva do Grupo Cerco
Livremente inspirado em textos de Carlos Carvalho, Franz Kafka, Carlos Drummond de Andrade e do grupo.
Direção: Inês Marocco
Assistência de Direção: Kalisy Cabeda e Manoela Wunderlich
Dramaturgia: Celso Zanini, Elisa Heidrich e Marina Kerber
Elenco: Anildo Böes, Celso Zanini, Elisa Heidrich, Kalisy Cabeda, Manoela Wunderlich, Martina Fröhlich, Marina Kerber, Philipe Philippsen
Trilha sonora original: Celso Zanini, Martina Fröhlich, Philipe Philippsen
Iluminação: Carolina Zimmer
Figurino: Daniel Lion
Confecção de máscaras: Diego Steffani
Cenografia: Rodrigo Shalako
Programação Visual: Marina Kerber
Produção e Gestão: Daniela Lopes / Cardápio Cultural e Kreativ Produções Culturais
Produção executiva: Daniela Lopes
Realização: Grupo Cerco – 10 Anos
Apoio: Fecomércio SESC RS, D’Arte Espaço Multicultural e UERGS
Financiamento: FAC Pró-cultura e Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Sobre o Grupo Cerco
Fundado em 2008, o Grupo Cerco é um dos principais grupos da cena teatral gaúcha. Em sua trajetória, conquistou importantes prêmios, além de inúmeras indicações e participações em diversos projetos e festivais. Atualmente formado por 15 profissionais, o Grupo tem à sua frente a Profa. Dra. Inês Marocco, premiada diretora e pesquisadora. O processo colaborativo e a pesquisa de linguagem são as principais marcas do grupo. Desde sua estreia, já realizou diversas temporadas e turnês nacionais e internacionais com seus espetáculos “O Sobrado” (2008), “Incidente em Antares” (2012) e “Puli-Pulá” (2015). Atualmente empenha-se, também, na construção de sua nova sede, o Espaço Cerco Cultural, com inauguração prevista para o segundo semestre.

Sobre D’arte Espaço Multicultural
A D’arte Espaço Multicultural disponibiliza aluguel de salas para aulas, ensaios, workshops e treinamentos. Com uma estrutura completa para alunos e professores, o espaço oferece atualmente onze diferentes modalidades artísticas nas áreas de circo, dança, fitness, e artes marciais. A D’arte Espaço Multicultural também dispõe de uma Sala de Espetáculos com palco adaptável para diferentes formatos.

 

Por:  Bianca Carneiro