Grupo TIA anuncia a programação o 8° Festival Internacional de Teatro em Canoas

Foto: Ricardo Pereira

Artistas do Brasil e do mundo estarão no município de Canoas, de 31 de agosto a 09 de setembro próximo, para celebrar a arte da cena. Pelo oitavo ano consecutivo, o Grupo TIA irá realizar o Festival Internacional de Teatro em Canoas – FESTIA, com mais de 25 atividades em todos os quadrantes do município, incluindo locais descentralizados. Participam grupos vindos da Espanha, Uruguai, Rio Grande do Norte e Pernambuco, além dos grupos regionais e locais. A programação inclui apresentações de teatro, oficinas, debates, além de atividades de integração. Todas as ações são oferecidas de forma aberta e gratuita à população. Como nas edições anteriores estimam-se atingir 10 mil espectadores ao longo dos 10 dias de festival.

Canoas é o município com o segundo maior PIB e a quarta maior população do estado do Rio Grande do Sul, com mais de 340.000 habitantes. O FESTIA é o único festival de teatro realizado na cidade. Com a realização do Festival, o grupo TIA reforça o seu compromisso de fomentar a economia, contribuir para a formação de plateia, a inclusão e a acessibilidade e o fortalecimento de grupos e coletivos culturais.

Responsável pelo projeto, o Grupo TIA (Teatro-Ideia-Ação) atua há 14 anos na comunidade canoense. Tem como proposta um teatro popular e de intervenção social. Uma de suas características mais marcantes é a viabilidade para a itinerância, levando a sua arte aonde público e artista, numa comunhão, virem um só.

Atualmente, desenvolve um trabalho comunitário e pesquisa na sede pública intitulada “Casa da Tia”, na Praça da Juventude Nelson Mandela, periferia de Canoas. E realiza continuadamente o FESTIA desde a sua primeira edição. No total, o grupo TIA já conquistou mais de 10 prêmios e já circulou por mais de 100 cidades e 10 estados brasileiros para um público superior a 500 mil pessoas.

 A Programação

Um dos destaques do FESTIA é a companhia S.O.S. Titelles, da Espanha, que abre a programação com o espetáculo de marionetes, “True Romance”, no dia 31 de agosto, às 15h, no Auditório da Secretaria de Cultura e Turismo – SMCT, em Canoas. Uma das particularidades desta montagem é que seus personagens são todos femininos.

A S.O.S Titteles é uma associação de proteção às marionetes, procedente de Sabadell, Barcelona, fundada em 2006 por Carlos López e Cristina Robledillo. É orientada para o campo do teatro e da arte de fantoches, especificamente. Desde a sua criação, os membros desenvolvem projetos individuais e coletivos, sempre com uma abordagem social e usando os fantoches como uma ferramenta de expressão ou transformação.

A programação tem sequência às 21h, no Estúdio Black Bird, onde ocorre a Festa de Lançamento do 8º FESTIA. Diversas atrações se revezam, começando com o show “Doze Doses”, de Porto Alegre, que faz fusão de ritmos e estilos musicais, seguido pelo Imaginautas, que traz a performance de GHuga Távora, de Pernambuco, envolvendo artes visuais, educação e mediação cultural. A festa ainda tem “Interação Poética” com o ator Arthur Côrtes, com a performance Os Bafolões, de Canoas, e “Hum Assovio – Fragmentos”, com Ubando Grupo, de Porto Alegre, encenando uma performance poética sobre a vida e a obra do dramaturgo Qorpo-Santo.

No sábado, dia 01 de setembro, a magia e o encantamento das pequenas caixas de teatro lambe-lambe invadem o Calçadão de Canoas, onde se realiza o Encontro de Teatro de Caixas do Coletivo Pandora, de Porto Alegre. Para quem busca entender melhor este universo, a alternativa é se dirigir para o Sesc Canoas, das 14h às 19h, onde ocorre o seminário Gestão na Arte – Economia da Cultura EM CENA, tendo como convidados o antropólogo Marcio Pizarro Noronha, as produtoras culturais Cida Herok e Silvia Abreu e o ator/bonequeiro e diretor Mário de Ballentti, além de representante do Sated-RS.

Encerrando a noite de sábado, no Sesc-Canoas, às 20h, tem apresentação da peça Meu Nome é Zé, da Cia Arte e Riso do Rio Grande do Norte. A narrativa se passa durante o pleito eleitoral em que políticos lutam para chegar ao poder utilizando-se das mais diversas artimanhas. De forma cômica, satírica e escrachada, a Cia. Arte e Riso faz das histórias de “politicagem” de nossas cidades do interior um recorte do mundo.

No domingo, dia 02 de setembro, às 15h, Parque Getúlio Vargas, tem Colcha de Palhaços, com a Cia Arte e Riso/RN. A peça tem sua construção dramatúrgica baseada em quadros clássicos do universo da palhaçaria popular brasileira e, principalmente, nordestina.

No mesmo dia e local, às 16h, tem TEC Q Títeres, do Uruguai. TEC é um espetáculo composto por diversos números, com diferentes histórias e técnicas de animação de aproximadamente 5 minutos, cada. Na apresentação, algumas técnicas e curiosidades do universo dos títeres são comentadas, estimulando-se a criatividade e a participação do espectador, demonstrando, assim, o poder que os títeres têm para comunicação com crianças e adultos.

 Debates e workshops na segunda semana

A programação do 8º FESTIA prossegue no dia 03 de setembro, segunda-feira, às 15h, com a apresentação do espetáculo infanto-juvenil, Mais Respeito, Eu Sou Criança!, no Complexo Cultural e EsportivoCEU, no bairro, Rio Branco. A narrativa do grupo Skatá, de Canoas, enfoca temas como o respeito às crianças, mudando a ótica, que impera na sociedade, de que sempre são as crianças que tem que respeitar os adultos, partindo da recriação dos poemas do livro homônimo do escritor Pedro Bandeira e a ressignificação de jogos e brincadeiras como motes da criação teatral.

Ainda no dia 03, das 19h às 22h, realiza-se o Workshop: Uma palhaçada nordestina, com a Cia Arte e Riso/RN, no Sesc Canoas. A vivência tem por objetivo trabalhar elementos visíveis que fazem parte da estética de composição dos espetáculos da companhia oriunda do Rio Grande do Norte. A Cia Arte e Riso tem sua comicidade pautada no estudo sobre o palhaço brasileiro e nordestino e o utiliza como esses elemento potencializador de gargalhadas.

Na terça-feira, dia 04 de setembro, a atração é El Grand Scaramouche, da Cia Khaos Cênica, de Canoas. A apresentação ocorre na Praça Dona Mocinha, no bairro Niterói, às 15h. Na trama, os dois últimos descendentes da família Scaramouche viajam com o circo em busca do público interessado em assistir seu espetáculo. Ao encontrá-lo, contudo, o que deveria ser motivo de alegria passa a ser seu maior desafio, pois os artistas foram embora, só lhes restando realizar todos os números.

O aperfeiçoamento profissional tem lugar ainda na terça-feira, com a realização do Workshop: Evolução Histórica da Manipulação dos Títeres de Fios, pela SOS Titelles, da Espanha. A atividade ocorre no Sesc Canoas, das 19h às 22h. Na oficina será abordado desde as formas mais antigas e primitivas dos controles de manipulação que ainda estão em uso no momento e sua evolução, até os dias de hoje.

No dia 05 de setembro, quarta-feira, é a vez de Cunhãs, com o Coletivo de Teatro Panapaná, de Canoas. A apresentação é na Praça da Juventude Nelson Mandela/Guajuviras (15h). O espetáculo traz as vozes das mulheres em histórias que inspiram e fortalecem. Como uma colcha de retalhos, essas diferentes histórias se unem em uma única história para continuarem vivas. Cunhãs tem vários significados em diferentes culturas. Para o grupo, dá sentido às histórias que querem contar. Mulheres como Malala, Frida Kahlo, Domitila de Chungara, Maria da Penha, entre outras, são evocadas.

Na noite deste mesmo dia, das 19h às 22h, ocorre o Workshop: Técnicas, Lixo e o Luxo, com o grupo Q Títeres, do Uruguai. A atividade terá lugar no Sesc Canoas. A oficina aborda a trajetória de Jândi Caetano no Grupo Q Títeres e a importância do lixo na construção e investigação de movimentos para os bonecos. Os participantes poderão pesquisar as técnicas e participar da construção de um boneco de luvas com uso do lixo.

O grupo Galegos & Frangalhos, de Canoas, também está na programação do 8° FESTIA com o espetáculo Zuleka e o Tesouro do Pirata Careca. Será encenado no dia 06 de setembro, quinta-feira, às 15h, na ONG Chimarrão da Amizade no bairro Mathias Velho. A peça fala de uma menina que gosta de livros e do mar e uma terra mágica e encantada, onde os sonhos viram realidade. A montagem é inspirada em clássicos de aventura marinha, como Robinson Crusoé, de Daniel Defoe; Viagem ao Centro da Terra e 20.000 Léguas Submarinas, de Júlio Verne; A Ilha do Tesouro, de Robert Stevenson, e Moby Dick, de Herman Melvile.

Ainda no dia 06, às 19h, tem Caracol de Saberes Feministas, com as participações de Karen Gonçalves, Kaká Pinheiro, Ana de Tandera, Ágata Mostardeiro e Núbia Quintana, na Antiga Estação de Trem. Neste encontro, cinco mulheres farão circular a palavra sobre suas práticas feministas em diferentes contextos a partir de suas vivências. A proposta é compartilhar experiências e encontrar pontos de convergência que possam uni-las em suas lutas cotidianas, alimentando uma rede de resistências pela vida das mulheres.

 Homenagem Especial

A cada edição, o FESTIA homenageia grupos, pessoas ou entidades que atuem na comunidade em prol do desenvolvimento da cultura. Neste ano, o destaque é para a Casa do Poeta de Canoas, coletivo de poetas criado em 2002, que tem por objetivo fomentar a cultura em todos os segmentos. A homenagem será na forma de um Sarau Artístico, com música, canto vocal, coral e dança cigana, no dia 07 de setembro, sexta-feira, às 15h. A atividade ocorre em frente à casa do líder comunitário, Baiano, localizado na periferia de Canoas, na Rua B, 440, Loteamento das Torres, no bairro Fátima.

No dia 07, às 19h, na Antiga Estação de Trem, o cientista político e professor de Relações Internacionais e Jornalismo na Unisinos, Bruno Lima Rocha, conduz o Estudo Sociológico “Arte e Cultura no momento político atual”. Pós-doutorando em economia política e editor do Estratégia e Análise, Lima Rocha analisa o comportamento das elites brasileiras, caracterizado, segundo ele, por um padrão colonialista, que exerce internamente um racismo de classe e nas relações exteriores uma posição subordinada e entreguista.

Uma das mais importantes companhias brasileiras, a Cia Gente Falante, de Porto Alegre, leva ao Calçadão de Canoas, no dia 08 de setembro, às 12h, o espetáculo Circo Minimal. O ator/bonequeiro Paulo Martins Fontes define a montagem como “uma pequena ilha de sonhos”, uma sala itinerante e com recursos técnicos independentes e miniaturizados com espetáculos curtos, enfocando a situação do artista face à realidade do mundo, artistas mínimos, pequenos animais amestrados retratados em tirinhas teatrais de quatro minutos com humor e poesia. A companhia completa, neste ano, 27 anos de atividades ininterruptas em teatro de animação, com reconhecimento do público e importantes premiações no cenário do teatro brasileiro e internacional.

No mesmo dia, às 20h, no Teatro Sesc Canoas, o Grupo Ahow, de Porto Alegre apresenta a peça Os Excessivos na Terra da Abundância. Em uma atmosfera circense, os atores farão uma breve retrospectiva sobre a evolução da humanidade chegando aos dias atuais, a partir da história do inusitado encontro entre Maçaroca e Soninho.

 Festa de encerramento

O 8° FESTIA se encerra no dia 09 de setembro, domingo, com um grande Piquenique Cultural e Confraternização de Fechamento, a ter lugar no Parque Eduardo Gomes, a partir das 15h. Participam os Imaginautas, com GHuga Távora, de Pernambuco, e o Grupo Toque de Comadre, de Viamão. Como terá feito durante todo o festival, GHuga Távora e a rede Imaginautas, uma rede social que envolve artes visuais educação e mediação cultural, estará realizando ações de artes urbanas com o objetivo de promover atividades de interação com o público.

O espetáculo Brinquedo, do Grupo Toque de Comadre é uma proposta interativa para adultos e crianças, uma oportunidade para brincarem juntos e conhecerem um pouco mais da cultura popular brasileira. Chama-se “Brinquedo” como uma referência à forma popular de vivenciar a arte, que substitui a distância entre o artista e o espectador pela proximidade e integração dos brincantes.

 Histórico do FESTIA

O FESTIA, realizado continuadamente pelo Grupo TIA, nasce em 2011, na cidade de Canoas, com esforço e comprometimento de diversos coletivos, artistas e parceiros engajados, consolidando a proposta de oportunizar ações culturais conjuntas com o efeito multiplicador e alcance a toda comunidade. Mais do que uma mostra de trabalhos o maior objetivo do festival é o intercâmbio entre artistas e comunidade para dialogar, resistir e construir um panorama melhor para a arte e a cultura.

A programação ainda oferece uma mostra com os artistas locais e atividades de inclusão e acessibilidade, sendo realizada por diversas localidades da cidade, no centro, parques, equipamentos culturais e principalmente, em locais descentralizados, colaborando, assim, com o desenvolvimento sociocultural da cidade e possibilitando que todos possam usufruir de forma aberta, gratuita e inclusiva dos espetáculos, das atividades formativas e reflexivas com caráter de qualidade.

Redes Sociais e Canais do Grupo TIA:

O FESTIVAL

https://www.facebook.com/festivalfestia/

Agenda

https://www.facebook.com/tia.teatro/

https://www.youtube.com/channel/UCy4EyM4LmG5x6xVSzvfCK6g

 

Teaser:

https://www.facebook.com/festivalfestia/videos/2139906949620482/

 

SERVIÇO:

O Quê: Festival Internacional de Teatro em Canoas. Acompanhe a programação pelos https://festivalfestia.wordpress.com/ ou https://www.facebook.com/festivalfestia/

Quando: De 31 de agosto a 09 de setembro de 2018

Onde: Canoas-RS

Quanto: Entrada franca

 Classificação etária:

Atividades artísticas “livre” para todos os públicos

Atividades formativas: a partir de 14 anos

 

EQUIPE 8º FESTIA

 Coordenação Geral e Curadoria: Marcelo Militão

Coordenação Geral de Produção: Mariana Abreu

Apoio Coordenação de Produção: Mário Ferrolho

Assistente de Produção: Gabriel Gonçalves e Tony Capellão

Design Gráfico: Priscila Maciel

Assessoria de Imprensa: Silvia Abreu Consultoria Integrada de Marketing

Social Media: Wender Zanon

Performance e Divulgação: Ghuga Távora

Teaser: Renato Souza

Registro Audiovisual: Chama Vídeo Independente

Fotografia: No Palco

Responsável Técnico: Vicente Goulart

Consultoria Jurídica e Mediação dos Bate-Papos: Karen Gonçalves

Apoio: TVE, Rádio FM Cultura, Sesc Canoas, SMCT/Prefeitura de Canoas-RS

Promoção: Grupo RBS

Realização: Grupo TIA

 

ENDEREÇOS:

Antiga Estação de Trem – Avenida Vítor Barreto, 2301 – Centro

Auditório da SMCT – Rua Ipiranga, 105 – Centro

Calçadão de Canoas – Rua Tiradentes s/nº – Centro

Baiano – Rua B, 440, Loteamento das Torres – Fátima

Complexo Cultural e Esportivo (CEU) – Rua Montenegro, 1057 – Rio Branco

Estúdio Black Bird – Rua Saldanha da Gama, 661 – Harmonia

ONG Chimarrão da Amizade – Rua Caçapava, 180 – Mathias Velho

Parque Eduardo Gomes – Avenida Guilherme Schell, 4400 – Centro

Parque Getúlio Vargas – Rua Dona Rafaela, 700 – Mal. Rondon

Praça Dona Mocinha – Rua Júlio de Castilhos, 300-412 – Niterói

Praça da Juventude Nelson Mandela – Rua Irmão Thiago, 651, MQ 6 – Guajuviras

Sesc Canoas – Av. Guilherme Schell, 5340 – Centro

 

Por: Silvia Abreu