25º Porto Alegre em Cena divulga programação com novidades e foco no Brasil

Fotos: Nana Moraes e Roberto Pontes

A 25ª edição do Porto Alegre em Cena já tem sua programação definida. Entre os dias 11 e 23 de setembro, o festival internacional de artes cênicas apresentará 49 espetáculos de dança, teatro e música, além de uma série de atividades paralelas e formativas. Neste ano, o evento abordará o Brasil, com suas questões históricas, étnicas e culturais.

Com a escritora Anna Mariano como madrinha, o 25º Porto Alegre Em Cena terá início com uma apresentação inédita do grupo Höröyá (SP), com afrobeat, samba, jazz e funk e integrantes do Brasil e de países africanos como Guiné-Bissau, Somália e Senegal. Em seguida, atrações nacionais e internacionais começam a desembarcar na cidade e ocupar 15 diferentes espaços culturais.

Entre os espetáculos internacionais, destaque para 40 mil kms e Home Visit. O primeiro será a estreia no festival do chamado teatro documental. O segundo aposta em um formato fora do convencional: a ação não é realizada em teatros, mas em casas previamente definidas, com a plateia (limitada a 15 pessoas por sessão) envolvida em um jogo interativo com os atores.

Dentre as importantes artistas brasileiras que marcarão presença no festival, terá Caio Blat, com Grande Sertão: Veredas, Julia Lemmertz e Caco Ciocler, com A Tragédia e a Comédia Latino-Americana. O elogiado espetáculo PRETO, com Renata Sorrah, também estará na programação. Do cenário local, a programação inclui os 10 espetáculos selecionados para concorrer ao Prêmio Braskem em Cena – A Mulher Arrastada, Chapeuzinho Vermelho, Dilúvio MA, Espalhem Minhas Cinzas na EuroDisney, Hiato, Imobilhados, Pequeno Trabalho para Velhos Palhaços, Qual a diferença entre o charme e o funk?, Teatro dos Seres Imaginários e Vincent.

Uma das grandes novidades desta edição é a reformulação do projeto Música em Cena, que agora passa a ser produzido em parceria com a casa de shows Agulha. Os shows principais ficarão por conta de Filipe Catto, a cantora e compositora Maria Beraldo e o espetáculo Sambas do Absurdo com Rodrigo Campos, Juçara Marçal e Gui Amabis.

Pela primeira vez, o festival terá um ‘epílogo’, fora da programação, com o espetáculo O Rei da Vela, de Zé Celso Martinez Corrêa e Oswald de Andrade. As apresentação terá duas datas, dia 20 e 21 de outubro no Teatro do SESI.

A programação completa está disponível pelo site. A pré-venda de ingressos inicia dia 15 de agosto para seis atrações: Höröyá (SP) (11/09 – Theatro São Pedro), Grande Sertão: Veredas (15  16/09 – Teatro do SESI), espetáculo do Prêmio Braskem e shows musicais no Agulha (Filipe Catto, Maria Beraldo e Sambas do Absurdo). A bilheteria oficial será no BarraShoppingSul e no site uhuu.com.