Orquestra da Ulbra apresenta Suítes de Bach no Domingo Clássico

Foto: Ricardo Ara

No próximo Domingo Clássico Juvenil, a Orquestra de Câmara da Ulbra apresenta um concerto dedicado a dois grandes mestres do Barroco Europeu: J.S.Bach (1685 – 1750) e G. P. Handel (1685 – 1759). O destaque do programa fica por conta da execução das Suítes Orquestrais de Bach, nºs 2 e 3A de nº 2 terá solo da flautista gaúcha Cláudia Schreiner. O espetáculo ocorre no dia 5 de agosto, às 19h, na Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280), com entrada franca. A regência é de Tiago Flores.

 Ao longo de sua carreira, Bach compôs quatro suítes orquestrais, criadas para diferentes formações instrumentais. Compostas em diferentes épocas, quase certamente baseadas em músicas escritas anteriormente, as suítes ficaram muito populares. O gênero musical da suíte surgiu na segunda metade do Barroco como uma maneira de fazer música variada para entreter cortes e cidadãos ávidos por novidades – estabelecendo-se como uma coleção de danças de diversas origens.

Além destas obras, a Orquestra ainda executa duas peças de HandelConcerto Grosso Op. 3 nº 3 abertura da ópera Orlando, grande sucesso artístico do compositor.

ORQUESTRA DE CÂMARA DA ULBRA |DOMINGO CLÁSSICO | AGOSTO 2018

Data: Domingo (5/8) | Horário: 19h

Local: Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280)

Entrada Franca*

*Em parceria com o Projeto Juvenil Solidário que beneficia o Projeto Social das Crianças e Adolescentes do Bairro Lami (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV), sugere-se a doação alimentos não perecíveis. 

PROGRAMA

  1. P. HANDEL: Concerto Grosso Op. 3 nº 3

J.S.BACH (1685 – 1750): Suite Orquestral nº 2, em Sim

  1. P. HANDEL: Abertura da Ópera Orlando

J.S.BACH: Suíte Orquestral nº 3

Patrocínio: VIVO

Financiamento:Pró-Cultura RS, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul.

PRÓXIMO CONCERTOS DA ORQUESTRA DA ULBRA:

AGOSTO /2018

13/8: Concerto no interior: Cachoeira do Sul. Entrada franca.

 

Por: Raphaela Donaduce Flores